Armazém miniload de grande capacidade para um atacadista líder em produtos de limpeza e perfumaria

Unidroco instala um miniload para agilizar a armazenagem e reposição de mais de 10.000 referências

A Unidroco, atacadista líder em produtos de limpeza e perfumaria especializada em distribuição, dispõe de um armazém automático miniload com capacidade para mais de 14.200 caixas de 800 x 600 mm em seu centro logístico de Barcelona. As instalações, capacitadas para efetuar a reposição dos produtos de forma automática e sem interromper a preparação dos pedidos, são controladas pelo sistema de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux.
A Unidroco dispõe de um armazém automático miniload com capacidade para mais de 14.200 caixas

Acerca da Unidroco

A Unidroco foi constituída em 1958 em um pequeno armazém situado em Barcelona. Em 1978 mudou-se da capital para a localidade de Barberà del Vallès, onde atualmente possui um armazém de 11.000 m2.

A empresa espanhola dispõe de 200 estabelecimentos associados à cadeia de vendas de produtos de limpeza e perfumaria Dispunt, além de mais trinta estabelecimentos sob a denominação Unidecor, especialistas em pintura e decoração.

No total, a empresa trabalha com mais de 10.000 referências que são distribuídas através de lojas, pequenas cadeias de supermercados, ferragens e farmácias.

Ponto de partida: necessidades da Unidroco

A Unidroco possuía um armazém com sistemas de armazenamento e de preparação de pedidos tradicionais. A solução mais avançada que a empresa tinha era um carrossel horizontal, um sistema de preparação de pedidos compostos por módulos de estantes que se deslocam horizontalmente até o posto de trabalho. É preciso considerar que, apesar de agilizar as funções de picking, esse sistema elimina os movimentos dos operadores, apresentando a grande desvantagem de não repor os artigos ao mesmo tempo que os pedidos são preparados, fato que contrariava as necessidades da empresa.

A Unidroco trabalha com uma grande quantidade de ciclos, por isso necessitava de um sistema onde a reposição dos produtos não interferisse no trabalho diário do armazém. Em função desses fatores, optou-se por uma solução automatizada baseada também no sistema produto ao homem, mas que permite repor e preparar os pedidos simultaneamente.

Além disso, era preciso melhorar o aproveitamento do espaço visando aumentar a capacidade do armazém e otimizar tanto os processos de armazenamento quanto a preparação dos pedidos. De acordo com as necessidades da Unidroco, a construção do armazém ocorreu levando em consideração o futuro crescimento da empresa.

A montagem das instalações foi realizada em três fases:

  • Em 2008 foram fornecidos quatro corredores de armazenamento com estantes de profundidade simples com transelevadores. Na parte frontal do armazém foi colocada a cabeceira, onde também foram disponibilizados os postos de picking e um circuito de transportadores que faz a ligação com a área de reposição.
  • Em 2014 começou a segunda fase com a incorporação de um quinto corredor localizado exatamente ao lado dos quatro já existentes.
  • Na terceira e última fase foram adicionados mais dois transelevadores com suas correspondentes estantes, mas em outro armazém geminado às fases anteriores. Esses dois corredores possuem as mesmas características que os restantes, com a única diferença que medem 1 m a mais de altura.

Um armazém interligado à área de reposição
O armazém automático miniload é formado por catorze lineares de estantes com sete transelevadores, com uma capacidade de armazenamento para mais de 14.200 caixas. Na parte frontal foi disponibilizada a cabeceira composta por dois níveis de transportadores independentes que trabalham ininterruptamente, garantindo um excelente desempenho e evitando interferências.

No nível inferior, que coincide com o nível do chão, realiza-se a preparação dos pedidos, enquanto o circuito duplo de transportadores da parte superior, com uma altura de 5 m, está interligado à área de reposição.

Seu funcionamento é muito simples: as caixas vazias circulam pelo transportador mais elevado, enquanto as caixas cheias de produtos circulam pelo transportador situado abaixo. Por conseguinte, consegue-se liberar espaço no chão do armazém e os produtos do miniload são repostos sem atrapalhar o trabalho de armazenamento e de picking.

Além disso, e devido ao seu destacado comprimento, o transportador de reposição oferece uma grande capacidade de acúmulo tanto de caixas vazias quanto de reposição. Dessa forma, é possível priorizar as operações de picking e aproveitar as horas vazias para repor os produtos do armazém miniload.

O armazém miniload: características
O armazém da Unidroco, com uma capacidade total de 14.219 caixas, mede 62,5 m de comprimento, 20,5 m de largura e 6,7 e 7,9 m de altura.

Os quatro primeiros corredores instalados são compostos por estantes com 13 níveis de carga e localizações para 6.920 caixas de 800 x 600 x 420 mm e um peso máximo de 100 kg.

O quinto corredor – com as mesmas características técnicas que os quatro anteriores – tem estantes formadas por 72 módulos e uma capacidade total para receber 2.095 caixas.

Os últimos dois corredores instalados, com capacidade para 5.204 caixas, possuem mais três níveis de armazenamento.

Por cada corredor circula um transelevador bicoluna com pá dupla no berço – para caixas de 800 x 600 mm – capaz de fazer mais de 40 ciclos combinados por hora, cada um deles, perfazendo um total de 280 entre todos os transelevadores, o que significa mover 560 caixas de entrada e 560 de saída por hora.

Área de picking
Na parte inferior da cabeceira do armazém automático foram disponibilizados quatro postos para fazer as operações de picking, capacitados para a preparação de pedidos por ondas.

Cada posto de picking está dotado de um equipamento de informática ligado ao sistema de gestão Easy WMS da Mecalux, além de outros equipamentos de ajuda para a preparação dos pedidos, como por exemplo, os dispositivos put-to-light colocados sobre os contêineres de cada pedido e destino diferenciados por cores. Dessa forma, facilita-se o trabalho dos operadores, ao mesmo tempo que a preparação dos pedidos é dinamizada reduzindo-se ao mínimo os erros.

O operador extrai as referências que necessita das caixas provenientes do armazém miniload e confirma clicando na tela ou, caso tenha as mãos ocupadas, através do pedal. Uma vez validado o pedido deposita os produtos nas caixas que estão exatamente detrás.

Easy WMS e Galileo
O sistema de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux é o encarregado de decidir para onde deve ir cada produto, mantendo-os controlados o tempo todo e aplicando a lógica dos parâmetros exigidos por cada um deles, desde o momento de sua entrada ao armazém até sua saída.

O software foi otimizado para crescer e evoluir com a empresa, uma vez que incorpora ferramentas e aplicativos opcionais para que o próprio usuário possa adaptar a configuração do programa às suas necessidades, que mudam constantemente, com a máxima flexibilidade e autonomia.

Galileo é o software de controle da Mecalux. Encarrega-se da lógica de execução dos movimentos de cada máquina para levar a mercadoria de um ponto a outro do armazém..

Benefícios para a Unidroco

  • Grande capacidade: o armazém da Unidroco tem uma capacidade total de armazenamento de 14.219 caixas de 800 x 600 x 420 mm e um peso máximo de 100 kg.
  • Maior produtividade: a solução instalada garante um fluxo elevado de entradas e saídas, permitindo preparar um grande número de pedidos.
  • Incremento da segurança no trabalho: os sistemas robotizados exigem uma baixa intervenção humana, diminuindo notavelmente os acidentes de trabalho.
  • Gestão eficiente: graças ao SGA Easy WMS da Mecalux e ao sistema de controle Galileo, a Unidroco pode gerenciar todos os movimentos, processos e operações desenvolvidos dentro de seu armazém.
  • A Unidroco dispõe de um armazém automático miniload com capacidade para mais de 14.200 caixas
  • O armazém automático miniload é formado por catorze lineares de estantes com sete transelevadores

Ficha técnica

Armazém automático miniload de Barcelona
Capacidade de armazenamento: 14.219 caixas
Dimensões das caixas: 800 x 600 x 420 mm
Peso máximo por caixa: 100 kg
Comprimento do miniload: 62,5 m
Altura do miniload: 6,7 m / 7,9 m
Tipo de transelevador: bicoluna
N.º de transelevadores: 7
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870

-