A combinação de cinco sistemas de armazenagem impulsiona a produtividade de um fabricante de bebidas

Abafoods amplia seu armazém central na Itália com sistemas compactos

A Abafoods ampliou seu armazém central, localizado em Badia Polesine, no nordeste da Itália, destinado a abastecer o centro de produção e armazenar os produtos finalizados. A Mecalux forneceu cinco sistemas de armazenagem que convivem em 4.500 m², com o objetivo de otimizar ao máximo o espaço disponível, aumentar a capacidade em mais de 6.000 paletes e satisfazer a crescente demanda do mercado.
A Mecalux forneceu cinco sistemas de armazenagem que convivem em 4.500 m²

As necessidades da Abafoods

A Abafoods é uma empresa italiana especializada na fabricação de bebidas orgânicas com ingredientes naturais, como arroz, soja ou aveia.

Nos últimos anos, conseguiu aumentar as exportações graças à inovação constante de seus produtos.

A empresa, que sempre trabalhou lado a lado com a Mecalux para encontrar a melhor solução para suas necessidades logísticas, solicitou novamente sua colaboração para ampliar o armazém e ajustá-lo às suas exigências. A empresa requeria maior capacidade de armazenagem e agilidade em toda a operação.

Composição do armazém

A instalação da Abafoods é constituída por quatro áreas distintas: o armazém de embalagem e acondicionamento, o de fabricação, próximo ao centro de produção, e dois armazéns de produtos finalizados, que classificam a mercadoria em função da rotatividade.

A Mecalux forneceu cinco sistemas de armazenagem diferentes, quatro deles de compactação, que permitem obter uma capacidade superior a 6.000 paletes de diversos tamanhos e pesos:

  • Estantes compactas drive-in
  • Estantes compactas push-back
  • Sistema compacto semiautomático Pallet Shuttle
  • Estantes sobre bases móveis Movirack
  • Estantes de paletização convencional

Armazém de embalagem e acondicionamento
Em uma mesma área convivem dois sistemas de armazenagem diferentes, com aplicações muito diferentes.

Foram instaladas estantes push-back com 144 canais que armazenam até quatro paletes em profundidade. As manobras são muito ágeis e são feitas pelo mesmo lado da estante. Os operadores não entram no interior dos corredores de armazenagem, mas os paletes são introduzidos em cada canal e se deslocam por empurre, com a ajuda da empilhadeira.

O primeiro palete é colocado na primeira posição do nível (a mais próxima do corredor), sobre carrinhos. Ao introduzir o segundo palete, o primeiro é empurrado e assim, sucessivamente, até encher o canal. As estantes estão ligeiramente inclinadas, sendo a parte dianteira de menor altura, para facilitar que as unidades de carga avancem por gravidade até a primeira posição de saída, quando se retira o palete posicionado nessa localização.

Além disso, também foi fornecido o sistema de armazenagem Movirack. Foram montadas uma estante simples e quatro de acesso duplo (três delas são móveis).

As estantes estão colocadas sobre bases móveis que se deslocam lateralmente, de forma autônoma, quando o operador dá a ordem, através do comando de rádio controle. As estantes são gradeadas com tela eletrossoldada, o que permite depositar paletes de baixa qualidade e de medidas muito variáveis.

É um sistema por compactação que aproveita ao máximo o espaço disponível ao suprimir os corredores, facilitando o acesso direto à mercadoria ao abrir o corredor de trabalho correspondente ao produto que se quer acessar.

Por outro lado, foram incorporadas medidas de segurança que protegem os trabalhadores, tais como barreiras externas e internas com fotocélulas que detém toda a atividade quando há operadores trabalhando no corredor.

Armazém de fabricação
O armazém de fabricação se encontra ao lado do centro de produção e está equipado com dois sistemas de armazenagem diferentes, que cumprem com funções bem específicas.

Com o objetivo de fornecer os produtos indispensáveis para o processo de produção da Abafoods, nas estantes de paletização compacta drive-in, são depositados temporariamente os materiais que são utilizados nas tarefas de embalagem e acondicionamento de cada jornada.

Por outro lado, foi levantado um bloco de estantes servidas com o sistema semiautomático compacto Pallet Shuttle, reservado para a mercadoria que permanece em quarentena, ou seja, armazenada durante um tempo determinado, à espera de sua verificação e realização de controles de qualidade.

Uma vez superada esta fase, cada palete é classificado em função de sua rotatividade e lhe é atribuída uma localização.

Armazém de produto finalizado 1
Há dois armazéns para os produtos finalizados. Em um deles é armazenada a mercadoria de médio e baixo consumo (tipo B e C). A Mecalux dispôs três sistemas de armazenagem diferentes: as estantes push-back, as compactas e o sistema semiautomático Pallet Shuttle..

O sistema semiautomático Pallet Shuttle está adaptado às necessidades logísticas da Abafoods e ao tamanho de sua mercadoria.Com ele se reduz notavelmente o tempo de manobra dos operadores, ao passo que otimiza a capacidade de armazenagem com que o sistema por compactação fornece.

Armazém de produto finalizado 2
Este armazém se destina à mercadoria de maior consumo (tipo A), depositada em estantes compactas. O sistema cumpre com o requisito da Abafoods de aproveitar ao máximo a superfície e, assim, obter maior capacidade. As empilhadeiras são introduzidas em cada corredor de carga, com os garfos elevados à altura do nível que se deseja realizar a operação.

Também foram colocadas estantes de paletização convencional, que proporcionam acesso direto à mercadoria e permitem realizar picking diretamente nos níveis inferiores..

Benefícios para a Abafoods

  • Organização eficiente: cada produto é depositado no sistema de armazenagem mais apropriado para suas características e rotação nas quatro áreas que a Abafoods possui.
  • Ótima operação: a localização de cada armazém segue um circuito lógico e ágil, considerando os processos de produção.
  • Elevada capacidade de armazenagem: ao incorporar principalmente sistemas por compactação, se consegue otimizar o volume do armazém, com o objetivo de obter a capacidade de armazenagem necessária para a Abafoods.
  • A Mecalux forneceu cinco sistemas de armazenagem que convivem em 4.500 m²
  • Foram instaladas estantes push-back com 144 canais que armazenam até quatro paletes em profundidade

Ficha técnica

Armazém de fabricação
Sistemas de armazenagem: Estantes compactas
Sistemas de armazenagem: Sistema compacto semiautomático Pallet Shuttle
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870

-