A Mecalux constrói um dos maiores armazéns automáticos autoportantes da Europa

Hayat Kimya, uma referência mundial em armazéns automáticos autoportantes

A Hayat Kimya é um dos principais fabricantes de bens de grande consumo, especificamente no setor de produtos de higiene e de limpeza, no mercado euro-asiático. Fundada em 1937 e com sede na Turquia conta, atualmente com 5.200 trabalhadores, exportando para mais 100 países. Tendo em consideração a previsão de crescimento para os próximos anos, a empresa decidiu investir na construção de um dos maiores armazéns automáticos autoportantes da Europa, com uma capacidade para 161.000 paletes.
Vista aérea do espetacular armazém autoportante de Hayat Kimya

Necessidades do cliente

A Hayat Kimya contava na sua sede de produção de Izmit (Turquia), com uma instalação industrial de grandes dimensões que abrangia uma superfície de 357.000 m² compreendida por um armazém e três fábricas: fábrica de detergentes, fábrica de produtos de higiene e fábrica de papel higiénico e lenços de papel.

Devido ao enorme crescimento da produção da Hayat nos últimos anos, a empresa viu-se confrontada com a necessidade de construir um novo centro logístico que fosse capaz de atender o aumento da produção e reduzir o tempo de entrada e de saída de mercadorias a fim de responder à crescente demanda no menor período de tempo possível e com a maior eficiência.

Uma das prioridades estabelecidas pela empresa consistia em eliminar o transporte entre os diferentes pontos da instalação no intuito de conseguir um movimento fluido e contínuo entre as fábricas e o armazém ganhando, consequentemente, economia de tempo e custos. Também era fundamental que o novo centro logístico fosse suficiente em capacidade e eficiência eliminando a necessidade de armazéns externos.

Definidos os objetivos prioritários, a Hayat Kimya confiou à Mecalux a construção de um armazém capaz de assumir toda a gestão logística de uma forma integrada e automatizada sendo que a entrada de mercadoria, armazenagem, preparação de pedidos e expedição formariam um conjunto capaz de gerir um grande volume de produção.

Solução proposta pela Mecalux

As dimensões do projeto foram, indiscutivelmente, um desafio para a Mecalux. O primeiro passo foi a construção de um armazém autoportante capaz de satisfazer as necessidades do cliente, com dimensões impressionantes que superam amplamente um armazém convencional: 120 m de comprimento, 105 m de largura e 46 m de altura. Sobre a estrutura, devido ao elevado risco sísmico na região, foram utilizadas 10.000 toneladas de aço (incluindo 2.000 toneladas adicionais de materiais de reforço antissísmicos) e componentes de fixação de reforço. O resultado foi uma área de 12.600 m² com capacidade para armazenar 161.000 paletes. Para se ter ideia o número de paletes colocados em fila é equivalente a uma distância de 193,2 km.

O passo seguinte foi o planejamento cuidadoso da distribuição do novo centro de armazenagem, resolvido com diferentes níveis e áreas interligadas entre si através de equipamentos automáticos de manutenção:

Armazém:
Atendido por 15 transelevadores que alocam as mercadorias nas estantes de profundidade simples e dupla, com 24 níveis de armazenamento em altura. Os transelevadores têm uma capacidade conjunta de 480 ciclos de movimentação combinados.

Edifício de operação com 4 pisos:

  • Piso 0: Entrada de mercadorias da fábrica de detergentes (localizada há 2 km), através de um sistema de descarga automática de caminhões e 450 metros de eletrovias que deslocam essas mercadorias a uma velocidade de 100 m/minuto e que também são utilizadas para a expedição de paletes. A zona de expedição do Piso 0 dispõe igualmente de 17 canais dinâmicos com capacidade para 33 paletes/cada.
  • Piso 1: Escritórios.
  • Piso 2: Destinado às operações de picking; esta dividido em duas zonas, sendo uma para picking manual com estantes de paletização convencional e outra para picking automático com canais dinâmicos atendidos por 4 lançadeiras destinadas a produtos de maior rotatividade. A mercadoria chega a esta zona através de 4 elevadores que fazem o transporte a partir do Piso 3.  Quando o palete está completo ele é embalado, etiquetado e enviado através de dois elevadores para a zona de expedição do Piso 0, atendida por eletrovias.
  • Piso 3: Entrada de produtos no armazém provenientes das fábricas de produtos de higiene e de papel transportados por eletrovias a uma distância de 450 metros.

A interligação entre os centros de produção e o armazém, bem como a preparação dos paletes é realizada através de 4 túneis elevados equipados com transportadores de acumulação e elevadores de carga dupla.

Por último, para que todo o sistema funcione como uma engrenagem perfeita, a Mecalux incorporou sua mais avançada tecnologia de controle e monitoramento. O software de gestão Easy WMS controla, coordena e otimiza todos os processos logísticos da Hayat Kimya, realizando também uma excelente gestão do estoque e elaborando um inventário permanente.

Segundo afirma o Diretor da Instalação, Umit Ügur, da Hayat Kimya: “O mais importante na construção de um armazém automático é identificar e especificar corretamente, quais as necessidades e expetativas. Assim, todos os processos serão projetados da maneira mais adequada. Quanto mais correto for o projeto inicial, maior será a eficiência e o benefício obtido do armazém automático."

Benefícios para o cliente

A construção de um centro logístico adaptado minuciosamente às necessidades, a utilização da tecnologia mais avançada nos sistemas de armazenagem, a automatização de todos os processos e a implementação do software de gestão Easy WMS permitiram à Hayat Kimya aumentar a produtividade e melhorar o serviço ao cliente com maior eficiência e menor custo possível.

O Chefe de Logística, Tarik Demiryakan, da Hayat Kimya comenta-nos: "A Hayat Kimya fez um grande investimento nesse armazém e estamos muito satisfeitos por conseguir obter benefícios de forma imediata. Economizamos muito dinheiro fechando os armazéns externos e criando um armazém central que nos permitiu eliminar o transporte entre os diferentes pontos. Atualmente, para qualquer processo as mercadorias são transportadas sem manipulação humana".

Esses são alguns dos benefícios obtidos de forma imediata:

  • Agilidade no processo de deslocamento de mercadorias;
  • Grande aumento no número de movimentação de entrada e saída;
  • Operação contínua: sistema de entrada e saída de caminhões operacionais 24 horas por dia, 7 dias por semana, com capacidade para gerenciar, nos períodos de pico, até 400 paletes/hora de entrada e até 450 paletes/hora de saída, com uma média diária de entrada de 6.500 paletes e uma média de saída de 7.000 paletes;
  • Integração dos processos de recebimento, preparação e expedição de mercadorias graças ao software de gestão Easy WMS. O Diretor de Desenvolvimento de Sistemas e Operações, Celalettin Dizman, afirma: “Com a ajuda da equipe da Mecalux aperfeiçoamos a maioria de nossos processos funcionais com o WMS. Temos um ótimo sistema que está totalmente integrado desde o início da produção até o carregamento do caminhão”.
  • Vista aérea do espetacular armazém autoportante de Hayat Kimya
  • O armazém autoportante de Hayat Kimya em construção. Para a estrutura autoportante foram utilizadas 10.000 toneladas de aço

Ficha técnica

Centro logístico de Izmit, Turquia
Comprimento: 120 m
Largura: 105 m
Altura: 46 m
Nº de corredores: 15
Largura do corredor: 1.800 mm
Nº de transelevadores: 15 transelevadores de berço duplo (45 m de altura)
Nº de elevadores: 12
Eletrovias: 1 km de trilho
Transportadores: 1 km de circuito
Lançadeiras: 4
Canais de picking dinâmico: 17
Sistema de gestão de armazéns: Easy WMS
Nº níveis de carga: 24
Altura dos níveis de carga: 1.750 mm
Capacidade por vão: 3 paletes por vão x fundo duplo
Unidade de carga: Europaletes de 800 x 1.200 mm de 700 kg para detergentes e de 450 kg para produtos de higiene e lenços de papel
Capacidade total: 161.000 paletes
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870

-