Como colocar 11.000 paletes de dimensões especiais em 4.400 m2 graças às estantes móveis Movirack

A empresa Nufri equipa seu novo galpão para armazenagem com o sistema Movirack

Há mais de 40 anos, a Nufri opera no setor hortifrutícola oferecendo produtos de qualidade e uma grande variedade de serviços. Manuseia anualmente mais de 400 mil toneladas de matéria-prima fresca e transformada, que comercializa em mais de 40 países. Como trabalha com produtos frescos, para a Nufri é fundamental dispor de instalações com tecnologia de última geração, que garantam o rastreamento, conservação e qualidade da fruta fresca e processada.
Instalação de estantes sobre bases móveis Movirack na Nufri

Necessidades do cliente

O Grupo Nufri é um grupo hortifrutícola criado em 1973, com a finalidade de prestar serviços aos agricultores da zona do Pla de Urgell, Lleida. Desde então, foi ampliando suas áreas de negócio, dedicando-se atualmente à produção, armazenagem, conservação e comercialização de frutas frescas e sucos, concentrados e purês derivados de frutas, assim como à conservação de produtos alimentares em câmaras frigoríficas.

A divisão de produção e elaboração de sucos, concentrados e purês é uma das que proporcionam um maior volume de negócios ao grupo, que conta entre seus clientes com as principais marcas de sucos e refrigerantes. Devido ao aumento da produção deste tipo de produto, a Nufri decidiu colocar em andamento, no início de 2014, a construção de um novo galpão em sua sede central de Mollerussa, Lleida.

Para equipar este novo galpão com as soluções de armazenagem que melhor se adaptassem às suas necessidades, a Nufri confiou na Mecalux, com a qual já tinha contado para projetar um dos três centros de refrigeração que a empresa tem em seu complexo industrial de Mollerussa, com capacidade para 9.000 paletes.

O principal objetivo proposto pela Nufri à Mecalux em relação ao projeto de seu novo galpão, foi de alcançar a máxima capacidade de armazenagem sem perder o acesso direto à mercadoria armazenada, para que pudessem reduzir custos em superfície construída, além de diminuir o máximo possível o volume das câmaras frias e, por consequência, reduzir a energia consumida e seu impacto no meio ambiente.

A nova instalação também devia adaptar-se a uma medida de palete especial e, evidentemente, garantir o respeito pela rede de frio e pela qualidade de sua produção, com técnicas de refrigeração, conservação e armazenagem avançadas.

Solução proposta pela Mecalux

O ponto de partida da Mecalux foi o seguinte:

  • Construção de um novo Galpão de 4.411 m2, com 93,3 m de comprimento, 47,3 m de largura e 13 m de altura.
  • Unidade de carga: Bombonas entregues em paletes com 4 unidades e com medidas especiais de 1140 x 1140 mm e de 1200 x 1200 mm.
  • Necessidade de duas categorias de temperaturas diferentes: zona de temperatura ambiente e zona de refrigeração.

Tendo em consideração estes dados e as necessidades do cliente, a Mecalux apostou na instalação de estantes sobre bases móveis Movirack, com dimensões imponentes: um total de 38 bases móveis, com uma altura de 10,5 m, e com dois comprimentos diferentes: 22,77 m e 19,95 m.

A estrutura das estantes foi adaptada às medidas dos paletes utilizados pela Nufri e sua distribuição foi organizada em três blocos diferentes, com o objetivo de otimizar ao máximo a capacidade e a funcionalidade das estantes Movirack: a solução aplicada à zona de refrigeração consistiu em 31 bases móveis, dispostas em um bloco de 16 bases de 22,77 m de comprimento, e outro bloco de 15 bases de 19,95 m de comprimento disposto paralelamente. Dessa forma, é possível aproveitar ao máximo a largura do galpão.

O terceiro bloco foi instalado na zona de temperatura ambiente, com 7 bases de 22,77 m, que foram completadas com estantes convencionais de paletização. Prevendo o crescimento futuro da empresa, este terceiro bloco pode ser facilmente ampliado com 5 novas bases móveis.

Considerando que cada um destes blocos de estantes Movirack só precisa de um corredor para se ter acesso à mercadoria, uma vez que as estantes se mantêm compactadas e são deslocadas em cascata para que o corredor de trabalho selecionado pelo operário permaneça acessível, esta solução oferece uma importantíssima economia de espaço e um aumento da capacidade de armazenagem de mais de 50% em relação a uma instalação com estantes convencionais.

Benefícios para o cliente

Desde a inauguração desta nova instalação de armazenagem em novembro de 2014, estes foram alguns dos benefícios imediatos para a Nufri:

  • Alta capacidade de armazenagem: a instalação com estantes Movirack permite alocar 11.002 paletes de 1140 x 1140 x 1114 mm e 1200 x 1200 x 1114 mm em 4.411 m2.
  • Redução de custos: A Nufri economizou no custo do terreno necessário para alocar sua produção, assim como em consumo energético, pois o uso de estantes Movirack permitiu a redução do volume que é necessário manter sob baixas temperaturas na zona de refrigeração.
  • Manutenção do produto em condições ideais: as bases móveis Movirack já vêm equipadas com a função de estacionamento que distribui de forma equidistante, entre todas as bases, o espaço do corredor de acesso e, portanto, favorece a circulação do ar.
  • Reforço da imagem de marca: a nova instalação da Nufri está em sintonia com os valores da empresa, pois transmite sua aposta na inovação, qualidade e sustentabilidade.

Portanto, nesse sentido, o projeto de armazenagem desenvolvido e implementado pela Mecalux à Nufri conseguiu cumprir amplamente os objetivos iniciais impostos pela empresa. As bases móveis Movirack, adaptadas às necessidades de temperatura e às medidas específicas da instalação e da carga, proporcionaram à Nufri o aumento de capacidade necessária, além de valor agregado que repercutirá em uma maior satisfação de seus clientes.

Produtos neste projeto

  • Instalação de estantes sobre bases móveis Movirack na Nufri
  • Com as bases móveis é possível manter o acesso direto a cada palete

Ficha técnica

Instalação de bases móveis Movirack
Comprimento das estantes: Blocos 1 e 3: 22,77 m / Bloco 2: 19,95 m
Altura das estantes: Último nível a 10,50 m
Nº de estantes Movirack: Bloco 1: 16 bases / Bloco 2: 15 bases / Bloco 3: 7 bases
Nº de corredores: 1 por bloco
Largura do corredor: 4.700 mm
Nº níveis de carga: 5 (base + 4)
Altura dos níveis de carga: 2.550 mm
Nº de módulos por estante: 8 nos blocos 1 e 3; 7 no bloco 2
Temperatura do armazém: Refrigeração nos blocos 1 e 2; Ambiente no bloco 3
Outros produtos instalados: Estantes convencionais fixas
Unidade de carga: Paletes de 1140 x 1140 x 1114 mm e de 1200 x 1200 x 1114 mm, com 4 Bombonas
Capacidade total da instalação: 11.002 paletes
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870

-