Duplicar a capacidade de armazenagem e reduzir os custos com estantes sobre bases móveis

A Havi Logistics recorre às bases móveis para continuar a crescer

Desde a sua criação em 1981, na Alemanha, como um pequeno negócio familiar, a Havi Logistics tem alargado o seu mercado até tornar-se num dos fornecedores líderes em serviços logísticos integrados, contando com 48 centros de distribuição na Europa e mais de 5.000 trabalhadores. Os seus clientes abrangem desde cadeias de restaurantes, como a McDonald's, até lojas de estações de serviço, como a BP. O seu ritmo de crescimento obrigou a empresa a ampliar as suas instalações de Lodi (Itália), processo que foi confiado à Mecalux.
O sistema Movirack permite ter acesso direto a cada palete e facilita a compactação do espaço

Necessidades do cliente

O centro de logística da Havi Logistics, em Lodi (Itália), foi inaugurado em 2009 com uma capacidade para 4.566 paletes. Devido ao contínuo crescimento da empresa e ao alargamento da carteira de clientes e, por conseguinte, do número de referências que tinham de armazenar e distribuir, rapidamente as instalações tornaram-se pequenas. A necessidade era, portanto, óbvia: multiplicar o espaço útil de armazenagem através da ampliação da superfície disponível de 4.870 m2 do armazém original.

Por outro lado, deveriam ser tidas em consideração as características da atividade da Havi Logistics, que gere a cadeia de fornecimento de produtos perecíveis e duradouros de uma variada gama de clientes: produtos congelados, frutas e verduras, carne, laticínios, produtos de limpeza, etc. Este fator obrigava a manter, nas zonas de armazenagem e manipulação, quatro intervalos de temperatura diferentes, exigindo especial atenção à manutenção da cadeia de frio em todas as etapas do processo, a fim de garantir a segurança e a conservação adequada dos alimentos que a Havi armazena e distribui diariamente.

Conforme afirma Massimo d’Alessandro (diretor de operações da Havi Logistics Italia), "este projeto começou com uma necessidade muito clara: a redução do custo de armazenagem, especialmente para alojar novos clientes. Trata-se de uma combinação de tecnologia: paletização convencional combinada com paletização sobre bases móveis. A combinação destes dois tipos de estantes permite reduzir as dimensões do edifício necessárias para que se possa trabalhar com um certo volume de paletes".

Solução proposta pela Mecalux

Para atender às necessidades da empresa, a equipa técnica da Mecalux calculou ao milímetro a ampliação e remodelação das instalações. Tendo em conta que a prioridade do cliente consistia em multiplicar a sua capacidade de armazenagem, as bases móveis Movirack foram o pilar do projeto concebido pela Mecalux, com um funcionamento adequado para qualquer tipo de temperaturas. O resultado imediato consistiu no aumento da capacidade de armazenagem inicial de 4.566 paletes para as 12.500 atuais, ampliando a superfície de 4.870 m2 para 10.000 m2.

Tal como solicitado pelo cliente, foram respeitadas as quatro zonas diferenciadas com temperaturas distintas que a Havi Logistics tinha no seu centro de Lodi, mas a distribuição de cada uma delas foi alterada, implementando diversas soluções de armazenagem adaptadas às especificações dos diversos produtos:

  • Zona à temperatura ambiente:
    nesta zona foram instalados 370 metros lineares de estantes móveis Movirack com uma altura de 9 metros. Este sistema permite eliminar os corredores de armazenagem desnecessários, dado que o operário seleciona o corredor que deverá utilizar, de forma manual ou através de controlo remoto, e as bases móveis deslocam-se lateralmente sobre carris embutidos no solo, deixando apenas acessível o espaço necessário nas estantes selecionadas para a operação de carga ou descarga ou para tarefas de picking. Foram igualmente instaladas estantes Push-back de armazenagem por acumulação e estantes de paletização convencional. Desta forma, consegue-se uma elevada ocupação do espaço e reduz-se o tempo de manipulação da mercadoria.
  • Zona de refrigeração:
    aqui foram igualmente instaladas estantes móveis Movirack combinadas com estantes Push-back. Este sistema permite armazenar até quatro paletes em profundidade por cada nível e segue o método LIFO de gestão da carga (a última palete a entrar é a primeira a sair). A combinação de ambos os sistemas resulta numa poupança de espaço e numa elevada densidade de armazenagem, bem como na agilização de processos de picking e de reposição de mercadorias, fundamental no fornecimento de alimentos frescos.
  • Zona de congelação:
    na zona destinada à câmara frigorífica, as estantes Movirack permitem diminuir o volume que é necessário manter a baixas temperaturas e poupar energia. Esta área completa-se com estantes Push-back de rolos e de veículos, bem como com estantes compactas.
  • Zona cool dock:
    trata-se de uma extensa zona longitudinal de carga e descarga que interliga as três zonas de armazenagem descritas. A sua função consiste em permitir a manipulação da mercadoria sem interromper a cadeia de frio, pelo que se deve manter uma temperatura de 1 ºC a 4 ºC. Deste modo, garante-se que todos os produtos cheguem ao seu destino em perfeitas condições.

Vantagens para o cliente

Com a remodelação e ampliação destas instalações, a Mecalux correspondeu a todas as expectativas da Havi Logistics: poupança de custos, duplicação da capacidade de armazenagem e um elevado nível de produtividade. Deste modo, os seus novos clientes e as diferentes tipologias de produtos a serem geridos não comprometem a qualidade do serviço da empresa.

A chave deste sucesso baseia-se na filosofia de trabalho da Mecalux, que acompanha os seus clientes em todas as fases do projeto. Conforme afirma Massimo d’Alessandro (diretor de operações da Havi Logistics Italia): “A Mecalux é a nossa escolha por vários motivos. Há anos que trabalhamos com a Mecalux e o resultado de todos os trabalhos tem sido sempre muito satisfatório. É uma empresa que está sempre ao lado do cliente durante toda a duração do projeto, desde a ideia inicial até à sua conclusão. A Mecalux disponibiliza sempre produtos e serviços de qualidade.

Os resultados obtidos com a remodelação do centro de Havi em Lodi são impressionantes, conforme resume o próprio Massimo d’Alessandro: “Para se poder compreender o quão eficiente são as instalações, é importante conhecer alguns valores. Em primeiro lugar, o custo de armazenagem foi reduzido em 64%. Em segundo lugar, a capacidade de armazenagem aumentou 55%. Em terceiro lugar, o retorno do investimento é de 1,2 anos. E por último, mas não menos importante, mantendo um elevado nível de produtividade."

Portanto, na sequência do projeto de ampliação implementado pela Mecalux, o centro de distribuição da Havi Logistics em Lodi transformou-se num modelo de rentabilidade e eficácia que permitirá à empresa gerir de forma flexível o seu crescimento contínuo.

  • O sistema Movirack permite ter acesso direto a cada palete e facilita a compactação do espaço
  • O operador seleciona o corredor de que necessita utilizar, de forma manual ou através de controle remoto

Ficha técnica

Centro de logística em Lodi, Itália
Comprimento: 152 m
Largura: 62,5 m
Altura: 12 m
N.º de estantes: 60
N.º de corredores: 33
Largura do corredor: 1.612, 3.200 e 3.600 mm
N.º de estantes móveis Movirack: 10
N.º de estantes Push-back: 16
N.º de níveis de carga: 3, 4 e 5
Altura dos níveis de carga: 1.900, 2.550 e 2.650 mm
Capacidade por espaço: 1 e 3
Unidade de carga: palets de 800x1.200 con alturas de 1.650 y 2.300 mm
Carga máxima por palete: 1.000 kg
Capacidade total: 12.500 paletes
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870

-