Grupo Ramos combina diferentes sistemas de armazenamento para melhorar a logística de seu novo armazém

Integração de múltiplas soluções de armazenagem no centro de distribuição do Grupo Ramos

O Grupo Ramos, empresa líder em vendas varejistas na República Dominicana, conta com enormes instalações fornecidas pela Mecalux que integram múltiplas soluções de armazenamento ajustando-se à sua grande variedade de produtos e potencializando o desempenho do centro de distribuição. O armazém, com capacidade para mais de 42.800 paletes, melhorou a eficiência da empresa, além de otimizar seus custos logísticos.
A Mecalux projetou um armazém com múltiplas soluções de armazenamento que permitem gerenciar uma grande variedade de produtos

A cerca do Grupo Ramos

O Grupo Ramos é a empresa líder em vendas varejistas da República Dominicana e uma das principais empregadoras privadas do país, com mais de 10.000 colaboradores que trabalham em seus estabelecimentos comerciais, escritórios corporativos, panificadora e centros de distribuição.

A história da empresa começa no ano de 1965, quando Román Ramos Uría, oriundo das Astúrias (Espanha), com apenas 24 anos de idade adquire La Sirena da Avenida Mella em Santo Domingo.O Grupo Ramos conta atualmente com mais de 50 lojas (La Sirena, Super Pola, Aprezio e Gran Aprezio), que recebem em conjunto mais de 50 milhões de visitas por ano. Também opera dois centros comerciais regionais, sob a marca Multiplaza.

Desde o início, o Grupo Ramos esmerou-se em servir com excelência seus clientes, através de seus diferentes formatos e unidades de negócio. A visão clara de seus fundadores, os princípios e valores que guiam suas ações, a dinâmica estratégia comercial e a equipe humana altamente comprometida, são algumas das chaves do sucesso e liderança da empresa.

Primeira aproximação: um armazém com múltiplas soluções

O novo centro de distribuição do Grupo Ramos é o eixo central de um ambicioso projeto de melhoria e expansão logística iniciado em 2009, com o propósito de responder de forma mais eficiente à crescente procura por parte de seus clientes.

Sobre um terreno inicial de 142.000 m2 foi construída uma enorme edificação de 38.500 m2 capaz de armazenar 42.816 paletes com mercadoria muito variada permitindo atender três formatos de lojas: La Sirena, Super Pola e Aprezio.

As instalações, que significaram um salto qualitativo em termos logísticos, integram as seguintes soluções de armazenamento e áreas operacionais:

  1. Paletização de profundidade simples
  2. Paletização convencional de profundidade dupla
  3. Picking através de passarela
  4. Estantes cantilever
  5. Acondicionamento e consolidação
  6. Armazenamento por empilhamento
  7. Cross-docking
  8. Devoluções
  9. - 10.Docas e pré-cargas

Paletização convencional de profundidade simples
Foram acondicionadas quatro áreas com estantes convencionais que ocupam mais da metade da superfície do centro de distribuição do Grupo Ramos.

A duas áreas, localizadas em frente da expedição e a disposta em uma das extremidades, são de menor tamanho comparada à montada na área central.

Os dois níveis inferiores das estantes foram disponibilizados para que os operadores possam fazer picking diretamente nos paletes, armazenando a mercadoria de reserva nos níveis superiores.

O armazém do Grupo Ramos utiliza paletes de tipo perimetral, ou seja, que possuem guias com entradas pelos quatro lados. Esse tipo de palete ajuda a melhorar a estabilidade na hora de elevá-los e são manuseados através de transpaleteiras ou empilhadeiras do tipo retrátil.

As estantes de paletização convencional possibilitam o acesso direto a cada palete, armazenando de forma segura e organizada o número máximo de unidades de carga.

Paletização convencional de profundidade dupla
Esse bloco de estantes instalado e composto por oito corredores de 77 m de comprimento, e localizado em um de seus ângulos, é utilizado para armazenar os produtos de maior consumo.

As estantes de paletização convencional de profundidade dupla caracterizam-se pela sua simplicidade e capacidade de otimizar o espaço para conseguir uma elevada capacidade de armazenamento.

Os operadores utilizam empilhadeiras retráteis específicas para manusear os paletes nesse tipo de estante.

Estantes cantilever
Foram integradas estantes cantilever dentro da área de paletização convencional, deixando espaço suficiente em ambas as extremidades a fim de facilitar o manuseio da mercadoria.

Esse sistema é a melhor opção para o armazenamento de produtos de grandes dimensões ou irregulares, uma vez que os braços suspensos que suportam a unidade de carga permitem um manuseio fácil e seguro.

As estantes cantilever, ao mesmo tempo, podem ser adaptadas facilmente às medidas, peso, rigidez, tolerâncias, etc. da mercadoria armazenada.

Área de picking com passarela
Em uma das extremidades do armazém, e coincidindo com a área de paletização convencional, foi instalado um bloco de estantes com passarelas de dois níveis de altura mais o chão.

Nessa área, que ocupa uma superfície de 1.584 m2, realiza-se manualmente as funções de picking dos produtos de pequenas dimensões e de pouca rotatividade.

O piso das passarelas é de pavimento metálico ranhurado, enquanto as prateleiras das estantes são de tela.

Esse tipo de material, além de ter uma elevada capacidade de carga, possibilita uma excelente ventilação e uma perfeita passagem da água caso seja acionado o sistema contra incêndios.

O acesso aos diferentes níveis das passarelas é realizado através de duas escadas colocadas nos ângulos, priorizando a acessibilidade e a máxima segurança tanto das instalações quanto dos operadores. As áreas abertas de passagem são protegidas com guarda-corpos.

Além disso, o bloco de picking foi dotado com duas portas de batentes de segurança, um sistema apropriado para criar uma área de carga e descarga da mercadoria manuseada através de empilhadeiras e transpaleteiras.

Área de acondicionamento e consolidação
Em frente do bloco de picking com passarelas há um espaço de 840 m2, com 24 mesas, para preparar e consolidar os pedidos com os produtos de menor tamanho.

Nessa área, os operadores confeccionam e verificam o packing list e as etiquetas de envio dos pedidos. Além disso, conta com os equipamentos de informática e impressoras necessárias para completar a operação.

Área de empilhamento e ‘cross-docking’
Há um espaço de 700 m2, no centro do armazém, para deixar os paletes empilhados no chão com a ajuda de empilhadeiras convencionais.

Exatamente ao lado foi criada uma área de cross-docking, de 600 m2 com 48 canais para armazenar um total de 192 paletes com produtos de alta rotatividade, ou seja, mercadoria que é distribuída imediatamente e não chega a ser colocada nas estantes.

Recebimento e expedição
A área de pré-cargas foi disponibilizada em frente das 56 docas de carga existentes no centro de distribuição do Grupo Ramos, destinadas ao recebimento e expedição da mercadoria. Os paletes são agrupados em função de sua condição, ou seja, se é um pedido, rota ou um transporte externo. Os pedidos são preparados antes de carregar o caminhão com a finalidade de evitar tempos de espera nas saídas da mercadoria proveniente do armazém.

Benefícios para o Grupo Ramos

  • Excelente gestão logística: o Grupo Ramos utiliza o espaço disponível de forma inteligente, aproveitando cada metro quadrado com operações eficientes que contribuem para o bom desempenho das instalações.
  • Diversificação: as diferentes soluções instaladas no armazém do Grupo Ramos permitem armazenar uma grande variedade de produtos de dimensões e pesos diferentes.
  • Desempenho: o centro de distribuição do Grupo Ramos foi considerado um modelo de desempenho e eficácia que ajudará a empresa a gerenciar de forma flexível seu contínuo crescimento, assim como melhorar suas competências logísticas.
  • A Mecalux projetou um armazém com múltiplas soluções de armazenamento que permitem gerenciar uma grande variedade de produtos
  • Foram acondicionadas quatro áreas com estantes convencionais que ocupam mais da metade da superfície do centro de distribuição
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870

-