O centro logístico de 70.000 m² no Chile dos supermercados SMU reforça a ótima distribuição de produtos

Estantes de picking com transportadores para a rede de supermercados SMU

A Mecalux fornece, à cadeia de supermercados SMU, um armazém de grandes dimensões com capacidade para cerca de 47.000 paletes em Pudahuel, nos arredores da capital Santiago. O centro logístico de 70.000 m² também conta com um bloco de estantes destinado às operações de picking composto por um longo e complexo circuito de transportadores.
A Mecalux fornece, à cadeia de supermercados SMU, um armazém de grandes dimensões com capacidade para cerca de 47.000 paletes

Sobre a SMU

A SMU é uma empresa varejista criada em outubro de 2007, controlada pela CorpGroup.

Em âmbito nacional é concorrente de diferentes segmentos, tais como supermercado tradicional, supermercado econômico, atacadista, e-grocery e conveniência com um total de 508 pontos de Arica a Punta Arenas. Somando sua operação no Peru, através de seus formatos atacadista e econômico, e a Construmart (melhoramento do lar) alcança 565 pontos de venda e mais de 33.500 colaboradores.

Em termos de supermercados, a empresa conta com uma participação de mercado de 21,5% no Chile, com mais de 20 milhões de transações por mês, sendo líder em três de seus cinco formatos e primeiro em 7 das 15 regiões do país.

Graças ao trabalho realizado durante os últimos anos no âmbito comercial, operacional e financeiro, a SMU conseguiu registrar uma melhoria sustentável em termos de resultados, o que lhe permitiu posicionar-se como uma empresa cada vez mais rentável e competitiva.

Uma ampla área de paletização convencional

Na parte central do armazém da SMU se encontra o enorme bloco com 32 corredores de estantes de paletização convencional com capacidade para aproximadamente 47.000 paletes de 1.200 x 1.000 mm e de altura variável. Cada palete pode suportar uma carga máxima de 1.000 kg.

As estantes, com uma altura aproximada de 10 m, estão preparadas para armazenar 15.000 tipos de produtos da empresa. Essa grande variedade de referências obrigou a fazer um ajuste das estantes às características exigidas por cada produto, por isso, no armazém da SMU existem até quatro blocos diferentes de estantes. Uma alta porcentagem desses blocos foi disponibilizada para fazer picking na parte inferior da estante, deixando a parte superior para a reserva.

Além disso, para agilizar o processo de armazenamento e de expedição dos produtos, uma das áreas foi disponibilizada para armazenar referências de alta rotatividade através da prática do cross-docking.

Essa técnica é muito habitual nas instalações onde são armazenados alimentos ou produtos que não cheguem a ser guardados para estoque uma vez que são distribuídos imediatamente. O objetivo é que cada produto esteja depositado o menor tempo possível para que a operação de entrada e saída seja efetuada de forma simultânea.

Área destinada à consolidação dos pedidos
Entre as estantes de paletização convencional e o bloco de estantes onde se realiza o picking, está localizada a área de classificação e consolidação dos pedidos..

As caixas já completas, provenientes do bloco de picking, chegam ao classificador através de um transportador de cinta que desemboca em diferentes tobogãs de classificação.

Nesse momento o operador se encarrega de preparar o palete ao nível do chão para concluir o pedido e levá-lo à doca de expedição.

Bloco de picking com transportadores
O bloco de estantes, de 98,4 m de comprimento, 14,5 m de largura e 10,5 m de altura, permite a preparação dos produtos de média e baixa rotatividade (tipo B e C) em três pisos interligados entre si por uma esteira transportadora que faz a ligação e transfere a mercadoria até o classificador.r.

Os operadores, que trabalham por áreas, utilizam as mesas de roletes disponibilizadas em ambos os lados da esteira transportadora para preparar os pedidos com os produtos extraídos das estantes dinâmicas.

Quando o pedido estiver completo, o operador deposita a caixa na esteira transportadora central para que percorra todo o circuito até chegar ao classificador.

Risco sísmico
O armazém da SMU está localizado no setor de Lo Aguirre, distrito de Pudahuel, uma área que se caracteriza pelo seu alto grau sísmico.

Atualmente o Chile é considerado o país mais sísmico do mundo, uma vez que faz parte do “Círculo de Fogo”, uma extensa área do Oceano Pacífico onde se chocam a placa de Nazca e a placa sul-americana.

Diante desse fato, e com o propósito de minimizar ao máximo as consequências de um possível terremoto, a Mecalux reforçou as estantes do armazém da SMU instalando montantes com pilares de seção dupla que oferecem uma maior segurança.

Benefícios para a SMU

  • Grande capacidade de armazenamento: a SMU pode armazenar 47.000 paletes de 1.200 x 1.000 mm.
  • Aumento da velocidade na preparação de pedidos: o bloco de picking e o classificador permitem preparar e consolidar os pedidos em um tempo mínimo.
  • Ampla variedade de produtos: graças às diferentes soluções instaladas, a SMU pode trabalhar com 15.000 produtos de dimensões e pesos diferentes.
  • A Mecalux fornece, à cadeia de supermercados SMU, um armazém de grandes dimensões com capacidade para cerca de 47.000 paletes
  • Na parte central do armazém da SMU se encontra o enorme bloco com 32 corredores de estantes de paletização convencional

Ficha técnica

Armazém de grandes dimensões de SMU, Chile
Capacidade de armazenamento: 47.000 paletes
Dimensões do palete: 1.200 x 1.000 mm
Peso máximo do palete: 1.000 kg
Altura máxima da estante: 9,7 m
Altura máxima com carga: 10,8 m
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870

-