Uma grande área de preparação de pedidos: característica chave do projeto Mecalux para Ypê em São Paulo

Armazém automático e autoportante para o novo centro logístico em São Paulo

YPE, empresa dedicada à fabricação de produtos de limpeza para o lar e de higiene pessoal, confiou na Mecalux para a instalação de um armazém automático e autoportante de 29,5 m de altura com capacidade para armazenar 24.168 paletes em seu centro logístico em Amparo (SP).
O armazém automático e autoportante da YPE com uma capacidade total de 24.168 paletes

Primeira abordagem: análise das necessidades

O principal centro de produção da YPE esta situado em Amparo, uma cidade perto da cidade de São Paulo. As necessidades de crescimento da empresa exigiram a construção de um grande centro logístico próximo às unidades de produção, o qual oferecerá um serviço global e reduzirá simultaneamente os custos.

A colaboração da Mecalux com a YPE foi muito próxima desde o início do desenvolvimento do projeto até a sua finalização. O fornecimento realizado pela Mecalux incluía estante e estruturas para armazenagem, equipamentos automáticos de movimentação interna, a construção de área de picking e da implementação de software Easy WMS (Warehouse Management System Mecalux), sendo este o cérebro que governa e controle as operações do centro logístico.

Solução adotada: armazém autoportante

O projeto se destaca por ser uma instalação de um armazém de construção autoportante, com uma capacidade total de 24.168 paletes de 1.000 x 1.200 mm, com um peso de 1.300 kg. 

Em uma estrutura autoportante, as estantes são uma parte fundamental da estrutura do edifício e sobre elas são feitas as paredes de fechamento. Além de seu próprio peso, devem suportar os paletes armazenados, a força do vento com base nas características locais, a movimentação dos equipamentos e o risco sísmico por zona correspondente à área e em relação aos regulamentos do país.

Os edifícios anexos são de construção tradicional e, mesmo ao lado do armazém automático, previu-se um espaço livre para expansão futura.

Atualmente, este armazém de 29,5 m. de altura, 107,5 m. de comprimento e 49,5 m. de largura, tem um total de oito corredores de armazenagem com prateleiras em ambos os lados, dos quais cinco são de profundidade dupla e três profundidade simples.

Em cada corredor foi disponibilizado um transelevador bi coluna que realiza automaticamente os movimentos entre as posições e os equipamentos de movimentação, colocado na cabeceira do armazém.

O armazém está dividido nas seguintes áreas:

  • Armazém
  • Postos de entradas
  • Circuito de transportadores de cabeceira
  • Postos de saídas diretas
  • Canais de picking

As entradas de paletes que vão para o armazém são realizadas através de três postos equipados com manômetro de controle e equipamento de inspeção de entradas. Este espaço está localizado na área da doca de recepção de mercadoria, ocupando um dos lados do armazém. Um transportador com capacidade de acumulação os transporta para a cabeceira da frente, onde foram dispostos os transportadores do circuito principal.

A instalação está prevista para obter um fluxo total de 200 paletes por hora de entradas e saídas.

Uma grande porcentagem dos páletes que saem do armazém é destinada à área de picking. Hoje, temos organizados cinco grupos de canais dinâmicos e um de paletes colocados no próprio solo do armazém.

Cada agrupação contém 66 canais com capacidade para três paletes. A alimentação é realizada por lançadeiras que transportam automaticamente posições específicas da cabeceira para os canais dinâmicos. A ligeira inclinação, com o qual são montados canais, permite que o palete se mova por gravidade para a posição livre mais próxima dos corredores de trabalho.

Os cinco agrupamentos somam um total de 330 canais com capacidade para 990 paletes: cada canal destina-se uma única referência. Além disso, existem 138 posições de paletes no chão que são alimentados diretamente por empilhadeiras convencionais.

Uma vez que os paletes já passaram pelas máquinas de empacotamento, a consolidação de pedidos se realiza na área para as pré-cargas, perto das docas de carregamento.

O centro de logística da YPE também dispõe de estantes dinâmicas para armazenar produtos de grande consumo que não são cobertos pelo armazém automático. Nesta área, perto das docas, funcionam como um cross docking, desta forma as estantes dinâmicas agem como buffer.

Easy WMS: o cérebro do centro logístico

Easy WMS é um poderoso sistema de gerenciamento de armazém desenvolvido pela Mecalux com o qual podemos gerenciar todas as necessidades próprias do armazém, atuando desde o recebimento de mercadorias até a expedição de pedidos.

Entre todas as funções que o Easy WMS é capaz de realizar, destacamos a recepção e registo dos paletes que entram no depósito, a gestão das posições com base em algoritmos ou regras parametrizadas, o controle das saídas com base nos critérios do FIFO e rastreabilidade, a preparação de encomendas, a consolidação, no que se refere à emissão de etiquetas, a documentação antes da expedição, etc. Tudo isso, com a grande vantagem de minimizar os erros decorrentes do gerenciamento manual.

Além disso, o sistema de gestão de armazém Easy WMS da Mecalux é conectado em todos os momentos e de forma direta com o ERP do YPE, da qual recebe as informações previamente e relata as saídas executadas.

Benefícios para YPE

  • Alta capacidade de armazenamento: armazém autoportante YPE permite armazenar 24.168 paletes 1000 x 1200 mm com um peso de 1.300 kg cada, em uma área de 5.200 m2.
  • Economia de custos: a automação de diferentes processos de armazenamento faz que a YPE ganhe em eficiência, reduzindo os custos operacionais simultaneamente.
  • Flexibilidade para o crescimento futuro: está habilitada uma área ao lado do armazém automático para expandir sua capacidade de armazenamento em base nas necessidades futuras da empresa.
  • Controle total: graças ao SGA da Mecalux Easy WMS, a YPE controla todos os processos e operações que ocorrem dentro do armazém.
  • O armazém automático e autoportante da YPE com uma capacidade total de 24.168 paletes
  • Hoje, temos organizados cinco grupos de canais dinâmicos e um de paletes colocados no próprio solo do armazém

Ficha técnica

Armazém automático autoportante, Amparo - São Paulo
Capacidade total: 24.168 paletes
Unidade de carga: Paletes de 1.000 x 1.200 mm
Carga máxima por palete: 1.300 kg
N.º de transelevadores: 8 transelevadores bi coluna
Canais de picking dinâmico: 330
Páletes destinada à área de picking: 1.128 paletes
Lançadeiras: 5
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870

-