Uma solução especial de estantes convencionais resolve a armazenagem e manipulação de rolos de tecido

Um projeto à medida de estantes para paletes para o distribuidor de tecidos Trivantage

A Trivantage possuía 50.000 rolos de tecido em seu centro de distribuição na Carolina do Norte e não sabia como armazená-los. Foi quando a Interlake Mecalux (IKMX) sugeriu-lhe uma solução tão inovadora quanto simples para gerenciar estes milhares de rolos de tecido, alojados em compartimentos de estantes de mais de 9 m de altura.
Interlake Mecalux sugeriu-lhe uma solução para gerenciar 50.000 rolos de tecido, alojados em estantes de mais de 9 m de altura

A bandeira que os astronautas americanos fincaram na lua em 1969 foi tecida em uma empresa da Carolina do Norte chamada Glen Raven, mais conhecida por fabricar paraquedas durante a II Guerra Mundial ou comercializar as primeiras meias-calças para mulheres. A partir de 1998, Glen Raven se uniu a várias empresas nacionais e estrangeiras. O resultado dessa união foi a criação de três unidades de negócios, dentre as quais a Trivantage, com foco na distribuição de tecidos. Desde então, a Trivantage é a única distribuidora nacional dos tecidos fabricados pela Glen Raven, e seu centro de distribuição de Mebane foi a primeira instalação da Carolina do Norte com o certificado LEED (Leadership in Energy & Environmental Design). A cada ano, a empresa se abastece desses tecidos por atacado, divide em milhares de referências individuais e reparte em sua ramificada cadeia de distribuição pelos Estados Unidos para que cheguem ao cliente final.

Necessidades da empresa

O centro de distribuição de Mebane tem diferentes, mas convergentes propósitos: repor os produtos das onze filiais espalhadas pelos Estados Unidos e processar e enviar pedidos diretamente, desde o armazém.

Para responder a uma tão variada gama de pedidos, o armazém da Trivantage não só acomoda dezenas de milhares de tecidos, como também deve ser capaz de localizar com rapidez um rolo específico. Geralmente, quando um cliente faz um pedido quer recebê-lo de um dia para o outro, o que significa que seus operadores não podem perder tempo dando voltas, com a esperança de encontrar o produto solicitado.

Antes de reorganizar a instalação, era comum encontrar rolos de tecido empilhados e compactados em uma área do armazém, prontos para ser expedidos quando fosse necessário. Esta prática deixava muitos rolos desgastados, danificados, com vincos, ou seja, rolos que não podem ser aproveitados.Com isso, a empresa se viu obrigada a considerar métodos alternativos para melhorar a armazenagem e a localização dos produtos nas estantes.

Descartando opções
Muitas das empresas que não usam carrosséis verticais específicos para armazenar rolos tendem a empilhar o produto em forma de pirâmide, o que obriga a mover o de cima até chegar ao produto que se encontra mais embaixo.

Este processo de manuseio desgasta os tubos que contêm cada rolo de tecido - até o ponto de ter que inutilizá-los e comprar outros novos - e aumenta o risco de causar um incêndio por armazenar tecidos inflamáveis em papelão.Com todos estes inconvenientes, a opção do tubo estava totalmente descartada.

Como alternativa, pediram a várias oficinas de fabricação de peças de metal que lhes dessem ideias e a melhor que receberam foi a de utilizar um palete metálico tipo berço meia lua, que podia ser fabricado em aço ou alumínio. A ideia era boa, mas o preço de fabricação e envio a tornavam inviável.

Depois de muito pensar, a Trivantage pediu à IKMX que tentasse encontrar uma solução para armazenar, individualmente, 50.000 rolos de tecido sem ter que recorrer ao obsoleto e pouco útil método de empilhamento e extração. O resultado não foi um desenho complexo, mas provou ser o mais eficiente. Amplas estantes de madeira, apoiadas sobre as vigas das armações, onde foram colocadas longas peças retangulares de madeira para evitar que o rolo role pela estante.

Cada estante é suficientemente larga para acomodar dez rolos de tecido. A solução não é a mais brilhante, mas serve para armazenar uma grande quantidade de rolos de tecido e poder localizá-los rapidamente.

Um desenho sob medida
A Interlake Mecalux devia instalar 5.000 estantes de grandes dimensões capazes de evitar a flexão produzida pelo peso da carga e que, ao mesmo tempo, fossem lisos e polidos, a fim de que o tecido deslizasse sobre elas com a máxima facilidade e sem desfiar.

Considerando estas premissas, foram fornecidos painéis de fibra de densidade média, onde foram fixadas ripas retangulares de madeira na parte superior. Desse modo, os rolos de tecido ficaram separados entre si e as estantes foram reforçadas para uma maior resistência à flexão.

Já que os rolos de tecido não são fabricados com um comprimento padrão - alguns chegam a medir até 1,5 m, enquanto outros menos de 1,2 m - foi essencial agrupar os artigos por comprimento e pesos similares para criar um sistema de armazenagem mais eficiente e garantir a qualidade dos tecidos armazenados.

O sistema foi desenhado e construído visando alcançar a máxima densidade de armazenagem e, ao mesmo tempo, manter o método efetivo para localizar os rolos de tecido.

Automatização da gestão
A operação da instalação da Trivantage é automática, sem necessidade de suporte no papel, de modo que todos os tecidos estão codificados no sistema de gestão de armazéns.

Quando se necessita de um tipo de rolo em particular, basta introduzir seu código no sistema de informações e, imediatamente, se obtém a localização do rolo.

É um processo muito rápido: o artigo é escaneado em sua localização, é extraído e o operador já pode ir para a sua próxima localização.

Se não fosse implementada a automatização, encontrar os rolos de tecido em outro sistema de estantes seria mais complicado e implicaria muito mais tempo.

A Interlake Mecalux estendeu desde o princípio a importância do acesso ao produto no armazém, especialmente considerando a grande rotatividade da mercadoria.

A facilidade com que se acessa a cada rolo após localizá-lo é um dos principais valores agregados do armazém Trivantage.

Benefícios para a Trivantage

  • Ótima gestão logística: o centro se destaca por uma eficiente organização da operação, com os rolos de tecido armazenados em função do seu volume e características.
  • Um armazém modelo: a solução de armazenagem aplicada se tornou um exemplo para o resto das instalações que a Trivantage possui.
  • Sustentabilidade ambiental: o novo centro de distribuição permitiu reduzir o consumo energético e melhorar a qualidade do ar.
  • Interlake Mecalux sugeriu-lhe uma solução para gerenciar 50.000 rolos de tecido, alojados em estantes de mais de 9 m de altura
  • O armazém não só acomoda dezenas de milhares de tecidos, como também deve ser capaz de localizar com rapidez um rolo específico

Ficha técnica

Centro de distribuição de Trivantage, Estados Unidos
Superfície da instalação: 9.290 m²
Estantes especiais para rolos de tecido: +5.000
Altura das estantes: 9,1 m
Folga entre fileiras: 45 cm
Largura da estante: 1,5 m
Largura dos vãos: 30 cm
Peso médio do rolo de tecido: 9-14 kg
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870

-