Havi Logistics confiou a Mecalux a implementação do seu projeto de armazenagem

O armazém da Havi Logistics expande seu potencial com sistemas Mecalux. Um projeto de ampliação calculado minuciosamente em milímetros, onde a tecnologia e a experiência da Mecalux tornaram possível duplicar o espaço útil.

Havi Logistics confiou a Mecalux a implementação do seu projeto de armazenagem

Transcrição vídeo

São 10.000 m2 de superfície, capacidade para mais de 12.500 paletes, 20 caminhões e mais de 7 milhões de caixas despachadas. Números interessantes que fazem parte da Havi Logistics na região de Milão, que confiou a Mecalux, o desenvolvimento do seu design e a implementação do seu projeto de armazenagem.

Um projeto de ampliação calculado minuciosamente em milímetros, onde a tecnologia e a experiência da Mecalux tornaram possível duplicar o espaço útil.

Massimo d’Alessandro - Diretor de Operações de  de Havi Logistics Italia.

“O nosso grupo escolheu a Mecalux por vários motivos. Há anos trabalhamos com essa empresa e os resultados de todos os trabalhos sempre foram muito satisfatórios. É uma empresa que acompanha o cliente durante todo o projeto, desde a ideia inicial até a realização final, proporcionando sempre produtos e serviços de qualidade.”

A Mecalux tem um compromisso com os seus clientes: eficácia, precisão e qualidade. Oferece soluções globais de armazenagem para qualquer produto e para qualquer necessidade.

Massimo d’Alessandro - Diretor de Operações de  de Havi Logistics Italia.

“Este projeto começou com uma necessidade muito clara de redução do custo de armazenagem, especialmente para poder prospectar novos clientes.

É uma combinação de tecnologia, paletização convencional em conjunto com a paletização sobre bases móveis. A combinação destes dois tipos de estantes é capaz de reduzir as dimensões do edifício, que são necessárias para poder trabalhar com certo volume de paletes”

O armazém da Havi Logistics, com uma capacidade para 12.500 paletes, está dividido em 4 zonas que permitem armazenar produto seco, refrigerado e congelado.

A zona de produto à temperatura ambiente conta com 370 metros lineares de estantes Movirack de 9 metros de altura, dotadas de sistemas automáticos que lhes conferem segurança e comodidade de utilização.

Estas estantes estão colocadas sobre bases móveis, que se deslocam lateralmente, uma a uma.

No centro de distribuição de Havi Logistics foi integrado um sistema alternativo de estantes fixas e móveis que melhora os acessos para o picking. Esta disposição aproveita melhor o espaço ao suprimir os corredores.

O avançado sistema de segurança das Movirack da Mecalux minimiza os riscos para o pessoal, graças a fotocélulas transversais que detêm o movimento caso se atravesse a linha de segurança e sensores longitudinais, que detectam qualquer objeto no corredor.

Os operários podem controlar as estantes manualmente através do painel de controle ou automaticamente com comandos de rádio-controle, que permitem acionar o movimento sem ter descer das empilhadeiras.

Estas estantes têm também sistemas de parada manual em caso de imprevistos.

A versatilidade das Movirack permite adaptar estas estantes a qualquer necessidade, em qualquer momento.

Na zona destinada a detergentes, produtos de higiene e embalagens, foram instaladas estantes de paletização convencional.

Cada produto exige uma estrutura própria. Na área de refrigerados, as estantes Movirack agilizam o picking e a reposição. Esta zona conta também com lineares Push-back, um sistema de armazenagem por acumulação no qual os paletes se assentam em um conjunto de carros, que se deslocam ao empurrar sobre os trilhos.

As estantes Push-back permitem um processo mais ágil de picking, o que significa maior qualidade nos alimentos.

A Mecalux instalou na zona de congelados, um sistema de armazenagem combinado com estantes Movirack para aproveitar ao máximo a superfície destinada ao frio e minimizar o tempo de manipulação dentro da câmara. Isto permite trabalhar com o sistema FIFO (First in first out), ao nível do solo e com o sistema LIFO, (Last in First out), com Push-back de roletes na parte superior.

A área de armazenagem de congelados é completada com estantes Push-back de carros e estantes compactas.

As diferentes áreas de armazenagem se comunicam através de uma grande zona longitudinal de carga e descarga, chamada Cool Dock. Uma zona de temperatura entre 1 a 4 graus que permite a transferência de mercadorias, sem quebrar a cadeia de frio e mantendo a qualidade e refrigeração dos produtos.

A Havi Logístics é uma instalação que conseguiu combinar o custo de armazenagem, a capacidade e um alto nível de produtividade.

Massimo d’Alessandro - Diretor de Operações de  de Havi Logistics Italia.

“Para poder entender o quanto a instalação é eficiente, é importante conhecer alguns números.

  • Primeiro, o custo de armazenagem diminuiu em 64%.

  • A capacidade de armazenagem aumentou em 55%.

  • Retorno do investimento 1,2 ano

  • E por último, mas não menos importante, mantendo um alto nível de produtividade.”

O grupo Havi Logistics é uma referência logística ao nível mundial.

O centro de distribuição de Havi em Lodi é um dos mais avançados. Um modelo de rentabilidade e eficácia. Máxima capacidade com a máxima flexibilidade.

Ver transcrição completa

Ocultar transcrição