Hayat Kimya: referência mundial em armazéns autoportantes automatizados

Devido ao seu enorme crescimento produtivo nos últimos anos, a Hayat confiou à Mecalux a construção de um armazém capaz de assumir todo o gerenciamento logístico e de armazenagem, de forma integrada e automatizada.

Hayat Kimya: referência mundial em armazéns autoportantes automatizados

Transcrição vídeo

Hayat Kimya, empresa química líder no mercado turco e euro-asiático, com sede em Izmit na Turquia, onde estão localizados seus 4 centros de produção dedicados à fabricação de produtos de higiene e limpeza.

Devido ao seu enorme crescimento produtivo nos últimos anos, a Hayat confiou à Mecalux a construção de um armazém capaz de assumir todo o gerenciamento logístico e de armazenagem, de forma integrada e automatizada.

10.000 toneladas de estrutura deram forma ao depósito da Hayat, cujas impressionantes medidas superam significativamente as de um armazém convencional.

46 metros de altura, 120 metros de comprimento por 105 metros de largura.

Com uma capacidade de armazenagem de 161.000 paletes.

Tarik Demiryakan (chefe de logística da Hayat Kimya)

“Na Hayat Kimya, fizemos um grande investimento nesse armazém e estamos muito satisfeitos por obter benefícios de imediato. Economizamos muito dinheiro com o fechamento de armazéns externos e com a criação de um armazém centralizado que nos permite eliminar o transporte entre os diferentes lugares.  Atualmente as mercadorias são transportadas até cada processo sem manipulação humana.”

A interligação dos centros produtivos com o depósito é realizada através de 4 túneis elevados que ligam as fábricas de papel tissue, produtos higiênicos e detergentes com o centro logístico, agilizando dessa forma todos os tempos de deslocamento de mercadorias.

Tais túneis permitem o trânsito de um grande número de paletes graças aos transportadores de acumulação colocados no seu interior e a elevadores de carga dupla que colocam os paletes ao nível adequado para sua entrada no armazém.

O armazém é composto por um depósito e um edifício de operações com 4 andares ou níveis.

Os escritórios se encontram no nível 1.

No nível 2 se encontram as operações de picking, os níveis 0 e 3 destinam-se à entrada de mercadorias no depósito.

A mercadoria, proveniente das fábricas, são transportadas na sua maioria pelos túneis, as mesmas entram no depósito través de dois circuitos de vias elétricas de 450 metros cada um, situados no nível 0 e 3, tudo isso de uma forma completamente automatizada.

Graças a sua grande rapidez de deslocamento, de até cem metros por minuto, o sistema de vias elétricas permite realizar um grande número de movimentos de entrada e saída.

No nível 0, a Mecalux integrou um sistema de descarga automática de caminhões através do qual entra a mercadoria que vem da fábrica de detergentes, situada a 2 km.

Ambos os níveis têm um posto de identificação que verifica as dimensões, assim como uma balança verifica se o peso permitido não é ultrapassado. Quando o controle é superado, os paletes são carregados nos carros das vias elétricas e levados para o depósito.

O depósito da Hayat conta com 15 transelevadores que colocam a mercadoria nos seus 24 níveis de armazenagem em altura, com a tecnologia mais avançada.

Com 46 metros de altura, 120 metros de comprimento e 105 metros de largura, este depósito de grandes dimensões tem capacidade para abrigar mais de 161.000 paletes.

Os transelevadores elevam a mercadoria ao mesmo tempo que a deslocam longitudinalmente, para melhorar os tempos de localização e recolha, chegando a uma velocidade máxima de 180 metros por minuto. Além disso, estes transelevadores têm garfos telescópicos, um mecanismo de manipulação horizontal que ajuda a depositar ou remover as unidades de carga das estantes de fundo simples e duplo.

O depósito da Hayat foi projetado com importantes medidas de segurança para minimizar qualquer risco e com o sistema oxyreduct para a prevenção de incêndios.  As comportas de entrada no Depósito mantêm a percentagem adequada de oxigênio dentro do mesmo.

Além disso, a Hayat se encontra em uma zona de alto risco sísmico, por isso foi necessário reforçar sua construção com ancoragens, e com una estrutura adicional de 2000 toneladas.

Ümit Ugur (Director del Grupo de logística de Hayat Kimya)

“A coisa mais importante na construção de um armazém automático é identificar e especificar corretamente, desde o início, quais são as necessidades e expectativas. Portanto, dessa forma, todos os processos podem ser projetados da maneira mais adequada.  Quanto mais correto for o projeto inicial, maior será o benefício obtido do armazém automático.”

A zona de Picking na Hayat está situada no nível 2 e é formada por duas áreas. Uma para picking com estantes de paletização convencional e outra com canais dinâmicos com 4 lançadeiras.

Na zona de picking manual são armazenados os produtos de média ou baixa rotatividade e na zona de picking automático os produtos de maior rotatividade.

A mercadoria chega do depósito através de 4 elevadores, que ligam a zona de vias elétricas do nível 3 com a zona de picking.  O software de gerenciamento Easy de Mecalux dispõe as mercadorias da forma mais apropriada e indica ao operário a rota de picking mais adequada para a composição do pedido que está sendo preparado.

Quando o palete estiver completo, o mesmo é enfardado, etiquetado e enviado por meio de dois elevadores para as vias elétricas do nível 0 que, por sua vez, levam os paletes para a zona de expedição.

A zona de expedição, no nível 0, têm 17 canais dinâmicos. Os canais dinâmicos, com capacidade para 33 paletes cada um, são sistemas de acumulação por gravidade que deslocam os paletes pela sua superfície através da inclinação adequada e permitem agrupar a mercadoria para cada pedido ou rota.

A Hayat Kimya mantém seu sistema de entrada e expedição de caminhões operacional vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana chegando a administrar mais de 150 caminhões por dia. Uma quantidade que tem sido possível graças à automatização de todo o complexo.   

Celalettin Dizman (Diretor de Desenvolvimento de Sistemas e Operações da Hayat Kimya)

“Com a ajuda da equipe da Mecalux, implantamos a maioria de nossos processos funcionais com o WMS. Temos um ótimo sistema que está totalmente integrado desde o início da produção até o carregamento do caminhão.”

A Mecalux construiu para a Hayat um dos maiores armazéns autoportantes da Europa. Graças a um projeto feito sob medida, de acordo com suas necessidades de armazenagem, produção e expedição, se conseguiu a total otimização do espaço de armazenagem, o controle detalhado de cada produto e a máxima eficiência através da automatização de todos os processos.

A instalação da Hayat Kimya representou para a Mecalux um grande desafio, convertendo esse projeto em referência mundial para os armazéns automáticos autoportantes.

Ver transcrição completa

Ocultar transcrição