Organização do armazém

Procurando inspiração e conselhos guiá-lo na organização e no layout do armazém? Entre em nosso blog e aprenda como organizar o desenho do armazém com os especialistas da Mecalux.

  • O impacto dos caminhões elétricos na logística

    O impacto dos caminhões elétricos na logística

    Mecalux

    Os caminhões elétricos são veículos equipados com motores elétricos, um sistema que não emite gases de efeito estufa. Utilizados para fazer a entrega das encomendas aos clientes, os caminhões elétricos podem contribuir para conseguir uma cadeia de suprimentos mais verde ao poluir menos.

  • Controlador de estoque: quais são suas funções?

    Controlador de estoque: quais são suas funções?

    Mecalux

    O controlador de estoque é o empregado do armazém responsável por monitorar a entrada e saída de estoque do armazém. No entanto, o uso de softwares de gerenciamento de armazém em logística proporcionou um caráter mais tecnológico a esse perfil profissional.

  • Estoque de ciclo e sua relevância no gerenciamento do estoque

    Estoque de ciclo e sua relevância no gerenciamento do estoque

    Mecalux

    O estoque de ciclo ou cíclico é a parte do estoque que o vendedor utiliza para satisfazer os pedidos de vendas regulares. É necessário calcular periodicamente o estoque de ciclo de cada produto armazenado na instalação para garantir um controle eficiente do estoque.

  • Logística externa: fatores-chave para uma distribuição eficiente

    Logística externa: fatores-chave para uma distribuição eficiente

    Mecalux

    A logística externa é o processo de preparação, expedição e transporte da mercadoria localizada no armazém para o cliente final ou outra unidade da empresa. A digitalização da logística externa, através de um software de gerenciamento, melhora o desempenho das demais operações da cadeia de suprimentos.

  • Carga consolidada: em que consiste

    Carga consolidada: em que consiste

    Mecalux

    A consolidação de cargas é a etapa realizada antes de distribuir a mercadoria para ser entregue aos clientes. A operação inclui o processo de embalar e etiquetar os produtos, assim como a criação da documentação necessária destinada à empresa de entregas.

  • Mapa de fluxo de valor: como identificar ineficiências no armazém

    Mapa de fluxo de valor: como identificar ineficiências no armazém

    Mecalux

    Aplicar uma análise de mapeamento de fluxo de valor a um processo produtivo permite implementar técnicas lean logistics às linhas de produção. O MFV é um diagrama de fluxo que representa as diferentes tarefas pelas quais passa um produto durante a operação de fabricação.

  • Consolidação de cargas: agrupar envios para facilitar o transporte

    Consolidação de cargas: agrupar envios para facilitar o transporte

    Mecalux

    A consolidação da carga é uma operação que combina vários envios pequenos para criar uma unidade de transporte maior. Esses envios combinados podem ser provenientes de um ou vários fornecedores, dependendo da estratégia de produção ou distribuição da empresa.

  • Wi-Fi industrial, mais um pilar do armazém

    Wi-Fi industrial, mais um pilar do armazém

    Mecalux

    Um Wi-Fi industrial robusto e potente é crucial para se adaptar às novas tecnologias e assim ter um armazém coordenado e eficiente. Uma conexão sem fio com um sinal fraco em alguns pontos do armazém pode fazer com que os sensores se desconectem e que a segurança esteja em risco.

  • Em que consiste a logística de entrada?

    Em que consiste a logística de entrada?

    Mecalux

    A logística de entrada é o processo que permite abastecer e receber os recursos ou produtos que uma empresa necessita para realizar sua atividade diária. A digitalização da logística de entrada, através de um software de gerenciamento, melhora o desempenho das demais operações da cadeia de suprimentos.

  • ‘Fast moving consumer goods’: como é a logística FMCG

    ‘Fast moving consumer goods’: como é a logística FMCG

    Mecalux

    Os bens de consumo de movimento rápido têm um alto índice de rotatividade de produto, o que exige agilidade nos processos logísticos. A indústria FMCG inclui qualquer tipo de produto fabricado e consumido em massa: desde alimentos e bebidas até cosméticos, entre outros.

  • Gerente de logística: perfil e funções

    Gerente de logística: perfil e funções

    Mecalux

    O gerente de logística é o profissional que se encarrega de supervisionar as operações de armazenamento e distribuição no armazém. Entre as diversas funções realizadas, o gerente de logística supervisiona as atividades diárias do armazém e controla o estoque.

  • O gerenciamento logístico como vantagem competitiva

    O gerenciamento logístico como vantagem competitiva

    Mecalux

    O gerenciamento logístico pode representar uma vantagem competitiva para as empresas porque lhes permite prestar um bom serviço. O gerenciamento logístico permite que as empresas organizem os produtos de forma correta para facilitar as tarefas de armazenamento e a preparação de pedidos.

  • Quais são as últimas tendências no gerenciamento de armazéns?

    Quais são as últimas tendências no gerenciamento de armazéns?

    Mecalux

    Nos últimos anos, a robotização e a digitalização de processos se converteram nas principais tendências no gerenciamento de armazéns. O surgimento de novas tecnologias simplificou os fluxos de informação e proporcionou uma maior agilidade às operações logísticas.

  • 8 dicas para otimizar o layout do armazém

    8 dicas para otimizar o layout do armazém

    Mecalux

    Otimizar o layout do armazém é um processo básico para melhorar uma instalação logística e garantir seu correto funcionamento. Esse processo permite aproveitar ao máximo a superfície disponível, eliminar processos que não agreguem valor e favorecer um melhor gerenciamento do estoque.

  • 15 sintomas de um armazém desorganizado (e como resolvê-los)

    15 sintomas de um armazém desorganizado (e como resolvê-los)

    Mecalux

    Um armazém desorganizado pode ser identificado através de sintomas como perdas recorrentes de estoque ou uma alta incidência de acidentes. Selecionar o sistema de armazenagem adequado e implementar um software de gerenciamento são soluções para conseguir a máxima produtividade em seu armazém.

  • Canibalização na logística reversa: definição e benefícios

    Canibalização na logística reversa: definição e benefícios

    Mecalux

    A canibalização na logística reversa refere-se ao gerenciamento dos produtos que já estão fora de uso ou no fim de sua vida útil. O objetivo é recuperar os componentes reutilizáveis para destiná-los ao reparo, recondicionamento ou fabricação de outros artigos.

  • Modelo de Wilson: fator-chave para o gerenciamento ideal do estoque

    Modelo de Wilson: fator-chave para o gerenciamento ideal do estoque

    Mecalux

    Com que frequência é necessário fazer um pedido a um fornecedor? O modelo de Wilson é uma fórmula matemática para otimizar o gerenciamento de estoque do armazém. A partir da demanda, do preço e do custo de armazenamento, essa fórmula é capaz de calcular quando e a quantidade que um produto deve ser comprado.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: