Best Practices 29: automatização e digitalização na cadeia de suprimentos

30 jun 2023

No número 29 da revista Best Practices, analisamos como o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux ajudou empresas de diversos setores a maximizar seus processos logísticos.

Em suas páginas encontrará projetos interessantes como o da Zacaris, e-commerce de calçados, que utiliza o Easy WMS para preparar e expedir 3.000 pedidos diários a seus clientes online, ou o do Unipro Group, empresa de bricolagem e produtos elétricos, que, com a digitalização, controla em tempo real 10.000 referências distribuídas em dois armazéns. Da mesma forma, destaca-se a marca de moda feminina Rouje, cuja produtividade de picking aumentou em 20% graças à solução digital da Mecalux.

Nesta edição da Best Practices também apresentamos projetos de empresas que optaram por automatizar seus armazéns. Por um lado, Panificadora de Alcalá, dedicada à produção de pães, produz diariamente mais de 1 milhão de unidades de produtos congelados com o sistema Pallet Shuttle automático com lançadeiras. Por outro lado, Nippon Paint instalou um armazém automático para paletes conectado às linhas de produção para gerenciar 3.000 toneladas/ano de tinta automotiva.

Com o aumento do grau de automação nos centros logísticos, potencializar a interação homem-robô nos armazéns tornou-se uma prioridade. A revista inclui pesquisas da Universidade Técnica de Munique e da Universidade de Colônia, na Alemanha, que revelam mecanismos para melhorar a colaboração entre os funcionários do armazém e seus novos colegas de trabalho: os robôs. Além disso, Yossi Sheffi, diretor do MIT Center for Transportation and Logistics, conta como a robótica e a IA estão mudando e aumentando os empregos em seu artigo “Mejores herramientas para personas y equipos en un mundo impulsado por la tecnología”.

Por fim, esta edição da Best Practices contém um artigo especializado em gerenciamento da logística de alimentos e um artigo com exemplos reais de empresas que estão aplicando tecnologias como gêmeos digitais, veículos autônomos inteligentes, big data e cloud computing para tornar os processos mais eficientes e competitivos.

Faça o download da revista Best Practices!

 

 

Acesse aqui a todos os números anteriores.