Mecalux lança um sistema robótico para preparação de pedidos com tecnologia de inteligência artificial de Siemens

26 out 2023
  • A nova solução de robô de picking, desenvolvido no centro tecnológico da Mecalux em Barcelona, melhorará a preparação de pedidos em armazéns e centros logísticos.
  • O sistema colaborativo incorpora a tecnologia pioneira SIMATIC Robot Pick AI da Siemens, baseada em algoritmos de deep learning para automatizar o processo de picking.

Mecalux lançou no mercado uma nova solução tecnológica para otimizar a preparação de pedidos: um inovador sistema robótico de picking colaborativo (cobot) baseado na mais recente tecnologia de inteligência artificial.

A nova solução robótica da Mecalux incorpora a tecnologia SIMATIC Robot Pick AI da Siemens, um software de visão pioneiro que utiliza algoritmos de deep learning para melhorar drasticamente a preparação de pedidos em armazéns. Graças à integração da inteligência artificial no sistema de controle (SIMATIC S7-1500), o robô colaborativo realiza o processo de preparação de pedidos com total autonomia e máxima precisão.

A solução de picking robótico com IA é uma tecnologia de vanguarda para empresas de todos os setores

 

O novo sistema de picking robotizado é o resultado de uma sólida aliança entre Mecalux e Siemens, que reúne o conhecimento e a experiência de ambas as empresas em tecnologias de automação industrial. As duas empresas colaboram há anos na implementação de soluções tecnológicas que respondam aos desafios enfrentados pelo setor logístico.

Mecalux lançou duas soluções de preparação colaborativa: um cobot programado para compartilhar de forma segura o espaço de trabalho com os operadores e outro automático que funciona de forma autônoma em postos de preparação de alto desempenho.
A aliança tecnológica com a Siemens permitiu-nos unir forças para criar uma solução robótica altamente flexível, segura e fácil de usar, que se adapta às necessidades específicas dos nossos clientes
Javier Carrillo, CEO de Mecalux

A solução de picking, desenvolvida no centro tecnológico da Mecalux em Barcelona, foi projetada para funcionar 24/7 e executar até 1.000 picks por hora. Os robôs colaborativos podem enfrentar uma ampla gama de artigos, tornando-os uma tecnologia aplicável às empresas de todos os setores que desejam otimizar seus processos de preparação de pedidos.

“A aliança tecnológica com a Siemens permitiu-nos unir forças para criar uma solução robótica altamente flexível, segura e fácil de usar, que se adapta às necessidades específicas dos nossos clientes”, afirma Javier Carrillo, CEO de Mecalux.

Uma câmera colocada sobre a caixa onde o cobot faz o picking captura uma imagem 3D dos artigos para preparar os pedidos. "O algoritmo de IA foi previamente treinado com milhões de artigos para proporcionar desempenho imediato e é capaz de decidir em milissegundos sobre posições de picking robustas e sem colisões para artigos apresentados de forma completamente arbitrária. Um dos principais aspectos dessa solução é que não é necessário conhecer previamente o modelo 3D do artigo em questão. O algoritmo avançado de inteligência artificial atua como um cérebro, tornando possível o processo de picking inteligente", explica José Ramón Castro, CEO de Siemens Digital Industries Espanha.

Uma vez selecionado o artigo, o cobot coloca-o na caixa de preparação de pedidos com precisão, otimizando o espaço disponível. Mecalux desenvolveu um algoritmo para garantir que o cobot deposite a mercadoria no local correto.

Um dos principais aspectos dessa solução é que não é necessário conhecer previamente o modelo 3D do artigo em questão. O algoritmo avançado de inteligência artificial atua como um cérebro, tornando possível o processo de picking inteligente
José Ramón Castro, CEO de Siemens Digital Industries Espanha

A solução de picking colaborativo, orientada pelo software de gerenciamento da Mecalux (Easy WMS), permite alterar automaticamente o sistema de pega dependendo do tipo de produto. Ao receber uma nova caixa, o sistema de visão e o algoritmo de IA da Siemens identificam os artigos dentro dela e determinam a maneira mais adequada de efetuar o picking da peça.

Este algoritmo é executado utilizando a plataforma de hardware mais poderosa que a Siemens oferece no mercado. É o caso do PLC da gama S7-1500, que em conjunto com o TM-MFP (Technology Module-Multifunctional Platform), é capaz de executar tecnologia de inteligência artificial. E tudo isso é comunicado, respeitando os padrões de segurança cibernética, através da família de switches inteligentes SCALANCE X.

Com o lançamento deste inovador sistema de picking colaborativo, Mecalux e Siemens reafirmam o seu compromisso em oferecer soluções tecnológicas de última geração que melhorem a eficiência operacional dos seus clientes.

 

A solução de picking foi projetada para funcionar 24/7 e executar até 1.000 picks por hora

Os robôs colaborativos podem enfrentar uma ampla gama de artigos A nova solução robótica da Mecalux incorpora a tecnologia SIMATIC Robot Pick AI da Siemens