Mecalux construirá dois armazéns automáticos para Unilever

15 mai 2023

A multinacional fabricante de marcas de consumo Unilever moderniza suas operações logísticas com a construção de dois armazéns automáticos na Polônia e no Reino Unido. A Mecalux também instalará o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS para manter o controle preciso de cerca de 30.000 paletes em ambos os países.

As instalações na Polônia e no Reino Unido terão um denominador comum: suas operações serão totalmente robotizadas. Equipamentos de manutenção automático como transelevadores, transportadores e monotrilhos elétricos movimentarão as mercadorias rapidamente para garantir a distribuição de milhares de pedidos por dia em toda a Europa.

O armazém automático na Polônia terá 32,5 m de altura e será de construção autoportante, ou seja, será formado pelas próprias estantes às quais serão fixadas a cobertura e as paredes laterais. No total, o armazém oferecerá uma capacidade de armazenamento de mais de 9.000 paletes. O Sistema de Gerenciamento de Armazém WMS da Mecalux atribuirá uma localização a cada artigo considerando o tipo de referência e o nível de exigência.

O armazém estará conectado à planta de produção por uma ponte elevada e coberta de 7,5 m de altura. No interior, a Mecalux instalará um circuito de monotrilho elétrico terrestre, um sistema de transporte composto por carros acionados por um motor elétrico que garantirá o movimento contínuo de mercadorias entre os dois edifícios.

Por sua vez, no Reino Unido, o armazém automático da Unilever terá 26,5 m de altura e terá capacidade para armazenar mais de 20.000 paletes. Graças à supervisão e instruções do Easy WMS, o armazém acomodará todos os itens fabricados nas quatro plantas de produção que a multinacional possui na cidade de Port Sunlight e, a partir daí os pedidos serão distribuídos para outros armazéns do Reino Reino e Europa de forma mais eficiente.

A Mecalux e a Unilever possuem uma longa história de colaboração. A empresa de intralogística equipou as instalações da Unilever em diferentes países onde as duas multinacionais estão presentes, como Brasil ou Uruguai. Em todos os projetos, as equipes técnicas de ambas as empresas trabalharam em conjunto para desenvolver uma solução personalizada e avançada que resolvesse todas as necessidades logísticas.