O packing no armazém consiste em posicionar os diferentes artigos de um pedido em um único contêiner

A importância do ‘packing’ no armazém

14 mar 2024

O packing no armazém normalmente é a operação realizada após a preparação de pedidos: uma vez finalizado o picking, os operadores executam as tarefas de envasar, empacotar e embalar para enviar os produtos ao cliente final.

A operação de packing em logística é fundamental para as empresas, porque o pacote é a primeira interação física do cliente com a mercadoria que comprou. Em virtude de uma logística que lida cada vez mais com pedidos de menor tamanho, o processo de packing realizado no armazém adquiriu maior relevância nos últimos anos.

Operação de ‘packing’ em um armazém: em que consiste?

O packing em logística refere-se ao processo de envasar, empacotar e embalar os artigos que compõem um pedido. A principal função dessa operação é favorecer a correta distribuição dos produtos e garantir a segurança da mercadoria durante o transporte. Envasar, empacotar ou embalar inadequadamente os pedidos pode ocasionar erros, atrasos ou perdas nas entregas e afetar o serviço logístico da empresa.

A fase de packing normalmente inclui três operações:

  • Envasar: os produtos são envasados de forma individual em um contêiner ou recipiente, como latas, garrafas, frascos ou tetra briks.
  • Empacotar: os artigos envasados são empacotados em uma unidade maior (por exemplo, caixas de papelão, contêineres, etc.).
  • Embalar: processo que consiste em acondicionar os produtos para protegê-los em uma unidade de carga ainda maior, como paletes, facilitando o transporte.

Uma operação de packing eficiente aumenta a produtividade na supply chain ou cadeia de suprimentos. Se o processo de envasar, empacotar e embalar estiver correto, o armazenamento e transporte da mercadoria dentro e fora do armazém é realizado com maior agilidade.

Como é feito o ‘packing’ em um armazém?

O funcionamento habitual da operação de packing em logística é o seguinte:

  • Passo 1: uma vez realizado o picking, os produtos são transferidos para a área de packing, onde é selecionada a unidade adequada para localizar os artigos que compõem cada pedido.
  • Passo 2: os operadores embalam utilizando diferentes materiais de acordo com o tipo de produto. Por exemplo, uma mercadoria muito frágil, como taças de vidro, exige plástico-bolha e flocos de isopor de enchimento para sua proteção durante o transporte.
  • Passo 3: finalizado o processo de embalar, os operadores inserem os dados necessários no sistema para gerar um romaneio com informações relevantes como a lista de artigos, o peso, o volume ou o destinatário final.
  • Passo 4: os operadores imprimem a documentação necessária para cada pedido, que é anexada ao pacote para seu posterior envio.
O software de gerenciamento de armazém dirige a operação de packing em um armazém
Um software de gerenciamento de armazém dirige a operação de packing em um armazém

Os armazéns costumam ter uma área específica para empacotar e embalar os produtos. Uma estação de packing deve permitir que os operadores coloquem os artigos no contêiner atribuído para sua posterior expedição. O layout dessa estação de trabalho depende do volume de pedidos a empacotar, do número de operadores que intervêm na operação e do tipo de artigos armazenados na instalação.

Além de implementar uma estação ergonômica de packing, as empresas costumam digitalizar as operações de envasar, empacotar e embalar para potencializar o desempenho e suprimir o risco de erros.

Software para ‘packing’ no armazém

O software de gerenciamento de armazém (WMS) organiza todas as operações para que o processo de envasar, empacotar e embalar seja ágil, eficiente e ocorra sem incidentes. O WMS otimiza os percursos e guia os operadores durante o processo de packing dando instruções precisas através de terminais de radiofrequência, dispositivos de picking por voz ou estações de trabalho equipadas com o software. Durante o processo de packing, o sistema de gerenciamento também automatiza a impressão da documentação necessária, como a etiqueta de envio ou o romaneio de entrega correspondente a cada pedido.

O fluxo da mercadoria para as estações de packing pode ser automatizado com a utilização de transportadores
O fluxo da mercadoria para as estações de packing pode ser automatizado com a utilização de transportadores

Um software de gerenciamento de armazém, como o Easy WMS da Mecalux, parametriza os diferentes métodos de packing de acordo com as necessidades do gerente de logística, requisitos do cliente ou transportadora designada. O sistema de gerenciamento coordena as tarefas dos operadores e os movimentos dos elementos automatizados para aumentar o fluxo de produtos para a área de expedição. Por exemplo, o software gerencia o movimento dos transportadores para caixas visando abastecer as estações de packing e, posteriormente, mover a mercadoria para as docas de carga.

O Easy WMS oferece um vasto leque de módulos para responder às necessidades específicas de cada instalação. A funcionalidade avançada do Sistema de expedição logística melhora o desempenho do processo de empacotar, etiquetar e enviar no armazém. O módulo guia os operadores, indicando-lhes os artigos a empacotar ou se o processo deve ser realizado em uma única unidade de carga ou em várias. Enquanto os produtos que compõem os pedidos são empacotados, o software estabelece comunicação com a agência de transporte selecionada em tempo real para lhe transmitir as informações do envio.

Exemplos de ‘packing’ com o Easy WMS

O Easy WMS coordena e agiliza o packing em armazéns de qualquer ramo de atividade. Eis aqui dois exemplos:

  • Aghasa Turis (Espanha): no centro logístico da empresa, o sistema de gerenciamento da Mecalux agiliza a operação de packing, indicando aos operadores os artigos que devem ser empacotados e a ordem em que devem fazê-lo de acordo com o peso e tamanho. A empresa expede 95% dos pedidos em menos de 24 horas, e sem cometer erros, satisfazendo assim as necessidades de seus clientes. O Easy WMS permite que a Aghasa Turis realize um gerenciamento eficiente dos envios dropshipping. O software permite que os produtos sejam empacotados em caixas específicas para cada cliente e com uma embalagem adaptada ao envio direto.
  • Stand-Privé.com (França): o armazém do e-commerce de moda francês possui uma extensa área destinada ao packing para atender 2.600 pedidos online/dia. O Easy WMS envia instruções aos operadores sobre como devem empacotar os produtos, além de gerar e imprimir as etiquetas para a expedição dos pedidos. Os envios são agrupados por agências de distribuição, pois assim, quando os motoristas chegarem, deverão apenas coletar os pacotes. “Nossa prioridade é prevenir erros e garantir a satisfação do cliente. Com o Easy WMS os operadores já não cometem erros, reduzindo as devoluções dos clientes”, afirma Julien Wang, sócio-fundador da Stand-Privé.com.
O Easy WMS da Mecalux coordena o processo de empacotamento dos produtos no armazém da Stand-Privé.com
O Easy WMS da Mecalux coordena o processo de empacotamento dos produtos no armazém da Stand-Privé.com

‘Packing’ para um armazém eficiente

Um packing eficiente promove uma logística sem erros. Não adianta ter métodos de picking produtivos se não forem estabelecidos procedimentos que permitam melhorar o desempenho durante o processo de envasar, empacotar e embalar. Um software de gerenciamento de armazém, como o Easy WMS da Mecalux, agiliza o processo de preparação de pedidos, embalagem e expedição da mercadoria garantindo entregas nos prazos estabelecidos.

Caso você esteja interessado em potencializar o desempenho de seu armazém e evitar erros em operações como o packing, não hesite em consultar-nos. Um especialista da Mecalux irá assessorá-lo sobre a melhor solução logística para seu armazém.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: