Um sistema de rastreabilidade garante o registro e a identificação de um produto ao longo de suas diferentes etapas

Sistema de rastreabilidade para uma logística eficiente

25 abr 2024

Um software de rastreabilidade permite que as empresas façam um acompanhamento em tempo real dos produtos ao longo das diferentes etapas da cadeia de suprimentos.

Adotar sistemas de rastreabilidade é uma tendência crescente em empresas de qualquer setor, embora sejam especialmente recomendados na indústria de alimentos e bebidas ou farmacêutica e química. A segurança e a qualidade da mercadoria são fatores cada vez mais valorizados por fornecedores e consumidores que desejam verificar por quais etapas passou cada produto.

O que são os sistemas de rastreabilidade?

Um sistema de rastreabilidade engloba um conjunto de procedimentos que permitem saber a localização e as informações históricas de um produto ao longo de todas as etapas pelas quais passou: desde sua fabricação até a entrega ao cliente final, passando por todas as fases intermediárias de armazenamento e transporte logístico.

Os sistemas de rastreabilidade devem ser desenhados considerando como e de onde chegam os dados relacionados à mercadoria:

  • Rastreabilidade interna. Refere-se à obtenção de dados dos produtos durante os processos internos da empresa, como o armazenamento ou a fabricação.
  • Rastreabilidade externa. As informações dos movimentos de estoque geradas fora da empresa, ou seja, entre os diferentes elos da cadeia de suprimentos, como os processos com fornecedores ou clientes.

Graças aos sistemas de rastreabilidade, as empresas podem fazer um controle de tudo aquilo ocorre na cadeia logística e detectar a origem de qualquer possível incidente com facilidade, um requisito essencial sobretudo em setores onde prevalecem a qualidade e a segurança do estoque.

Benefícios de contar com um sistema de rastreabilidade

Um sistema de rastreabilidade é fundamental para acessar o histórico de um produto. Algumas das vantagens mais importantes são:

  • Informações em tempo real. A empresa pode verificar as particularidades e a localização exata dos artigos ao rastrear seu percurso pelas diferentes fases da cadeia de suprimentos.
  • Excelente gerenciamento dos produtos. Ao verificar todos os dados da mercadoria, os processos podem ser planejados para que o gerenciamento do estoque seja realizado de uma forma muito mais eficiente.
  • Resposta rápida diante de incidentes. O sistema de rastreabilidade permite identificar e localizar mais rapidamente a mercadoria que, caso esteja danificada ou em más condições, deve ser retirada da cadeia de suprimentos ou do mercado.
  • Cumprimento do regulamento em vigor. A rastreabilidade permite que as empresas possam comprovar o cumprimento da legislação específica de cada processo de desenho, fabricação e distribuição de produtos.
  • Maior confiança dos clientes. Uma empresa que conta com um sistema de rastreabilidade gera confiança nos consumidores, aumentando assim seu desejo de comprar produtos ou serviços.
Um sistema de rastreabilidade melhora o gerenciamento da mercadoria armazenada
Um sistema de rastreabilidade melhora o gerenciamento da mercadoria armazenada

Como criar um sistema de rastreabilidade?

Para ter um sistema de rastreabilidade eficiente, é fundamental realizar as seguintes operações:

  • Identificação dos produtos. Os produtos devem ser registrados de forma individual ou agrupados em lotes. Para tal, são utilizados códigos de barras ou QR Code para controlar a rastreabilidade no recebimento ou expedição de mercadoria, especialmente quando são gerenciadas inúmeras referências. Nos últimos anos foram se impondo progressivamente outras tecnologias, como o RFID, que agilizam o processo e multiplicam a produtividade da instalação.
  • Registro e armazenamento de dados. Uma vez identificados os produtos, as informações são registradas em um software especializado através de um dispositivo de captura de dados que atua como ponte entre o mundo físico e o digital. Esses dispositivos podem ser leitores de código de barras, sensores de temperatura e umidade, assim como antenas ou portais RFID. Ao capturar os dados, as informações são armazenadas sendo acessíveis para serem consultadas quando necessário.
  • Informações compartilhadas e transparentes. O último passo consiste em garantir um fluxo contínuo de informações entre as empresas que participam do desenho, fabricação, armazenamento ou comercialização do produto ou serviço. O objetivo é conectar todas as empresas com o intuito de contribuir para a rastreabilidade da mercadoria.

Software para um sistema de rastreabilidade

Utilizar um software de rastreabilidade é uma solução eficaz para gerenciar todas as informações de um produto de forma controlada, eficiente e sem erros.

Para que um sistema de rastreabilidade funcione com eficiência, o software deve ser capaz de detalhar o histórico completo para identificar os fornecedores que proporcionaram os artigos ou matérias-primas utilizadas na fase de montagem e produção. Também deve permitir localizar um produto a qualquer momento e verificar seus atributos logísticos, ou seja, origem, número de série, código EAN, cor, data de fabricação ou data de consumo preferencial. Finalmente, caso certos estoques estejam submetidos a alguma medida de segurança, o programa deve bloqueá-los e mantê-los armazenados durante o tempo necessário até que possam ser distribuídos e comercializados.

O mercado oferece diferentes tipos de software para gerenciar o sistema de rastreabilidade. Os principais são:

  • Sistema de gestão empresarial: conhecido também como ERP, é um software que coordena os processos empresariais através de um banco de dados compartilhado pelas principais áreas da empresa, como vendas, contabilidade, produção e recursos humanos.
  • Sistema de Gerenciamento do Armazém: um software de gerenciamento de armazém (WMS), como o Easy WMS da Mecalux, otimiza todos os fluxos de materiais na instalação. Registra todos os movimentos dos produtos e estabelece comunicação com os demais sistemas da empresa para compartilhar informações sobre a rastreabilidade.
  • Sistema de controle de produção: o sistema MES é um software desenhado para organizar, controlar e monitorar os processos executados nas fábricas, conseguindo a máxima eficiência e redução de custos. Esse sistema pode ser integrado com um software de gerenciamento como o Easy WMS através do módulo WMS para produção que permite obter uma rastreabilidade end-to-end nos processos de fabricação.
  • Sistema de gestão de frotas de transporte: trata-se de um software que se encarrega de organizar e planejar as rotas de distribuição. Nos envios de e-commerce, o sistema permite que os clientes façam um acompanhamento do status de seus pedidos. O sistema pode ser integrado com o software de gerenciamento para unificar a troca de informações e garantir processos eficientes de embalagem e etiquetagem. No caso do Easy WMS da Mecalux, essa união é possível graças ao módulo Sistema de expedição logística, que automatiza a comunicação entre o armazém e as agências de transporte.
Com um software de gerenciamento obtém-se um sistema de rastreabilidade eficiente
Com um software de gerenciamento obtém-se um sistema de rastreabilidade eficiente

Todos os produtos sob controle

Os sistemas de rastreabilidade foram pensados para melhorar a segurança das mercadorias, controlar os riscos e garantir a qualidade dos produtos e operações. Ter todo o estoque sob controle e um conhecimento detalhado dos processos empresariais gera confiança. Utilizar um sistema de rastreabilidade nas empresas pode ser uma ferramenta essencial para se diferenciar dos concorrentes e fazer a diferença.

Caso você esteja interessado em saber como o software especializado da Mecalux pode contribuir para o correto funcionamento de um sistema de rastreabilidade, não hesite em entrar em contato conosco.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: