Mecalux desenvolve para Renfe um tipo de armazém que se adapta a todos os seus centros de manutenção

Armazenamento automático para paletes e caixas e estantes cantilever no "armazém modelo" de Renfe

A Mecalux, fornecedor habitual da Renfe, projetou um armazém que é válido para qualquer um dos centros de manutenção da companhia ferroviária. A solução consiste em combinar um armazém miniload para caixas, um armazém automático de paletes e um armazém com estantes cantilever, destinado a peças volumosas. Tudo isso controlado pelo software de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux.
Mecalux combinou um armazém automático para caixas e paletes e um armazém com estantes cantilever destinada a peças volumosas

Armazém automático miniload

É uma solução ideal para armazenar peças de reposição de pequenas dimensões, em caixas de plástico de 600 x 400 mm (eurocaixas). Um transelevador é o responsável por transportar as caixas entre os postos de preparação de pedidos e as localizações nas estantes de profundidade simples, instaladas em ambos os lados do corredor de circulação.

Os postos de picking, situados em uma das extremidades do corredor, permitem acessar, de forma rápida e cômoda, o produto que está no interior das caixas. Estas são deslocadas às suas posições de modo automático, ao seguir a sequência que indica o software de gestão do armazém. A reposição dos produtos é realizada a partir do mesmo posto em que as funções de picking são feitas.

Para que as tarefas de reposição não atrapalhem a preparação dos pedidos, são aproveitadas as chamadas 'horas de calma', ou seja, aquelas horas em que, geralmente, há um trabalho menor de preparação.

Armazém automático para paletes

De concepção muito similar ao armazém miniload e localizado bem ao lado, este armazém foi destinado aos componentes de pesos e dimensões medianas colocados diretamente sobre europaletes. As estantes, que podem ser de simples ou dupla profundidade, estão dispostas em ambos os lados do corredor, por onde também circula um transelevador que manipula os paletes.

Os produtos já paletizados são depositados através de um equipamento de movimentação em um posto de inspeção automático, que supervisiona o estado dos paletes, suas dimensões e seu peso. A preparação dos pedidos também pode ser efetuada sobre o próprio palete, que é enviado automaticamente ao transportador de saída para depois ser recolhido pelo equipamento de movimentação (paletes com um único produto). O mais habitual é que o palete seja enviado diretamente ao posto de preparação manual, onde o operador extrai o produto. Em seguida, o palete é transportado para a sua nova localização nas estantes.

Armazém para peças volumosas

Este armazém foi reservado para mercadoria de grandes dimensões, que não pode ser depositada sobre paletes sem que a carga transborde. Como solução para a grande variedade de dimensões e de pesos dos produtos gerenciados pela Renfe, optou-se por instalar estantes cantilever para cargas pesadas. Neste tipo de estantes, as unidades de carga são apoiadas sobre braços suspensos, que permitem armazenar desde perfis metálicos até paletes de grandes dimensões sem perder o mínimo de capacidade.

Com o propósito de poder manipular produtos desse porte em um corredor de dimensões limitadas, foram fornecidas empilhadeiras retráteis de carga lateral, capazes de trabalhar de forma rápida e segura.

Gestão do armazém: Easy WMS

Toda a gestão das diferentes áreas do armazém depende do Easy WMS, software de gestão de armazéns da Mecalux desenhado para ser utilizado tanto em armazéns automáticos quanto em tradicionais, otimizando os movimentos, processos e operações. Este potente sistema funciona através de múltiplas regras parametrizáveis e contempla as distintas operações que são efetuadas em um armazém; desde a entrada do produto até sua expedição, passando pelo controle de estoque e a preparação de pedidos.

Os movimentos automáticos realizados pelos transelevadores e os transportadores de cabeceira também são comandados pelo Easy WMS, através do programa de controle Galileo da Mecalux.

O software de gestão de armazéns Easy WMS e o Sistema de Gestão Central (ERP) estão em constante comunicação, a fim de permitir e facilitar o resto de operações que acontecem fora do armazém, imprescindíveis em qualquer empresa.

Benefícios para a Renfe

  • Elevada capacidade de armazenagem: o armazém da Renfe pode armazenar uma grande quantidade de caixas de 600 x 400 mm e de paletes.
  • Ampla variedade de produtos: graças às diferentes soluções instaladas no armazém da Renfe, é possível armazenar todo tipo de produtos de dimensões e pesos diferentes.
  • Armazém "modelo": a Mecalux desenvolveu um conceito de armazém válido para qualquer um dos centros de manutenção da Renfe, o que supõe uma economia de tempo e custos.
  • Controle total: o software de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux otimiza todas as funções relacionadas com o fluxo de mercadorias.
  • Mecalux combinou um armazém automático para caixas e paletes e um armazém com estantes cantilever destinada a peças volumosas
  • O armazém miniload está destinado a armazenar peças de reposição de pequenas dimensões
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870

-