Giménez Ganga amplia a capacidade de armazenamento em 48%

Giménez Ganga amplia a capacidade de armazenamento em 48%

Giménez Ganga, referência em fechamentos, proteção solar e decoração, aumentou sua capacidade de armazenamento com estantes cantilever sobre bases móveis.

Giménez Ganga

Giménez Ganga, líder na fabricação de sistemas de proteção solar, fechamentos e decoração, modernizou o seu centro logístico em Alicante. A empresa instalou estantes cantilever sobre bases móveis de modo a otimizar o espaço de seu armazém sem perder o acesso direto à mercadoria.

Giménez Ganga: designs estéticos e funcionais

Giménez Ganga é uma empresa que oferece soluções para proteção solar, fechamentos e decoração. Possui suas instalações em Sax (Alicante), onde, para além de 22 linhas de produção, dispõe de uma plataforma logística de 90.000 metros quadrados. A empresa possui 21 distribuidores internacionais e está presente nos cinco continentes. Em 2006, a empresa lançou a Saxun, marca que nasceu com a comercialização de persianas, cortinas e sistemas de proteção solar, fabricados com materiais inovadores de alta qualidade para regular a entrada de luz e proteger residências e empresas do Sol ou da chuva. Saxun tornou-se a marca registrada de todos os produtos Giménez Ganga.

  • Sede: Sax (Alicante, Espanha)
  • Ano de fundação: 1959
  • Equipe profissional: 771 pessoas
  • Presença internacional: 70 países

 

DESAFIOS

  • Aumentar a capacidade de armazenamento sem perder o acesso direto a todos os produtos.
  • Facilitar o armazenamento de perfis longos e pesados.

SOLUÇÕES

  • Estantes cantilever sobre bases móveis.

BENEFÍCIOS

  • Ampliação da capacidade de armazenamento em 48% ocupando a mesma área.
  • Gerenciamento eficiente e dinâmica de 458 referências com perfis de alumínio entre 5 e 7 m de comprimento.

 

Giménez Ganga, fabricante de sistemas de proteção solar, fechamentos e decoração da marca Saxun, mantém um crescimento sustentado há mais de 60 anos. Mesmo em 2020, ano da pandemia, aumentou as vendas em 12%.

As suas instalações centrais estão localizadas em Sax (Alicante, Espanha), que incluem escritórios, uma área de armazenamento e linhas de produção. A empresa fabrica e comercializa persianas e portas de enrolar, alicantinas, portas seccionadas, redes mosqueteiras, persianas, persiana de folhas, cortinas técnicas, toldos, pérgulas de lona e pérgulas bioclimáticas. Logisticamente, este tipo de produto não pode ser armazenado em paletes devido ao seu tamanho, pelo que necessita de um sistema de armazenamento adaptado às suas longas dimensões.

“Antes, armazenávamos os perfis de alumínio em fardos que eram empilhados uns sobre os outros, formando pirâmides de mercadorias. Os fardos foram colocados em corredores de três metros para que as empilhadeiras laterais pudessem manuseá-los. Para recolher os fardos, foram necessários dois operadores e uma ponte rolante. Esse método de armazenamento não era muito eficiente porque, dependendo do material que precisávamos, tínhamos que fazer muitos movimentos para acessar a mercadoria que estava embaixo de tudo. Além disso, por questões de prevenção de riscos ocupacionais, as mercadorias empilhadas não podiam ultrapassar 2,5 metros de altura”, explica Ramón Encina, responsável do Departamento de Melhoria de Processos de Giménez Ganga.

Para modernizar a logística e poder acompanhar o crescimento da sua atividade, a empresa decidiu instalar estantes cantilever Mecalux sobre bases móveis no seu armazém Sax, onde gere 458 referências. É um sistema de armazenamento de compactação eficiente que armazena mercadorias longas e, ao mesmo tempo, aproveita a superfície de armazenamento sem perder o acesso direto a todos os produtos. As estantes são colocadas em estruturas com rodas, acionadas por motores integrados, que se movem sobre trilhos.

Para realizar este projeto, Giménez Ganga criou uma equipe de trabalho em que participaram gerentes de vários departamentos: “Os responsáveis pelas diferentes áreas da empresa estudaram diferentes estantes e sistemas de armazenamento para o nosso armazém. Refletimos as diferentes opções de layout no software de desenho AutoCAD para verificar as localizações que teríamos e os possíveis movimentos de mercadorias. No projeto, tivemos que avaliar a capacidade e desempenho que poderíamos obter, considerando o espaço dos corredores para facilitar a movimentação das empilhadeiras, o tipo de empilhadeira que já trabalhamos e a altura máxima que poderíamos alcançar” afirma Encina. Também foi feito um estudo dos movimentos, manuseio de materiais e tempos de giro para calcular os custos de armazenamento de cada volume. “Foi então que optamos por estantes cantilever sobre bases móveis. Foi o sistema que nos ofereceu a máxima capacidade de armazenamento”, acrescenta Encina.

O responsável de Melhoria de Processos da Giménez Ganga explica como o armazém foi montado: "Uma vez concluído o estudo do projeto, visitamos a sede da Mecalux em Barcelona para conhecer os gerentes e visitar seu showroom e, em seguida, distribuímos as tarefas entre cada uma das pessoas envolvidas. Também estabelecemos datas e prazos para conclusão. Ter uma boa equipe tem sido a base para o sucesso deste projeto.”

O resultado foi muito satisfatório para Giménez Ganga. “A verdade é que fomos surpreendidos porque os prazos que havíamos planejado foram mais que cumpridos. Tivemos que esvaziar o armazém e transferir o material para outros armazéns enquanto as obras civis eram executadas. Mas a eficiência e eficácia da equipe fez que a montagem nas nossas instalações, fosse espetacular.”

A customização do sistema de armazenamento tem sido fundamental para alcançar a máxima eficiência logística e facilitar o posterior envio da mercadoria para a produção. Encina destaca algumas das vantagens que as estantes cantilever sobre bases móveis têm proporcionado: “Foram personalizadas para armazenar a nova unidade de carga com a qual estamos trabalhando. Antes, a mercadoria chegava em caixas de papelão. Agora, depois de conversar com nosso principal fornecedor, projetamos um contêiner padrão para descarte de papelão. Dessa forma, recebemos os materiais sem papelão, o que nos ajuda a minimizar o desperdício e o tempo de manuseio da mercadoria. Além disso, o fornecedor também pode economizar nos custos de embalagem. Os produtos são armazenados nas estantes cantilever para, posteriormente, ser enviado a fábrica de lacagem localizada ao lado do armazém.

Giménez Ganga tem um forte compromisso com o meio ambiente, razão pela qual investe constantemente em soluções que favoreçam maior eficiência e minimizem o impacto de suas atividades no meio ambiente. Reduzir o desperdício é essencial para alcançar a sustentabilidade e impulsionar a economia circular. A empresa aposta também nas energias renováveis, através da instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo de energia. Da mesma forma, possibilitou uma área verde junto aos edifícios de produção com o objetivo de criar um pulmão que contribua para a redução da poluição.

Estantes cantilever sobre bases móveis para cargas de grande peso e comprimento

  • Maior capacidade de armazenamento: as estantes sobre bases móveis aproveitam o espaço do armazém para armazenar mais produtos.
  • Acessibilidade da mercadoria: são o único sistema de armazenamento compacto que oferece acesso direto aos produtos.
  • Máxima segurança e durabilidade: estão equipados com dispositivos de segurança que protegem os operadores e a mercadoria.
  • Produtos longos: as estantes cantilever podem armazenar produtos de grande comprimento e peso.
  • Adaptabilidade: os braços das prateleiras são facilmente encaixáveis, de modo que sua posição pode ser modificada com base nas dimensões dos artigos.

Maior capacidade e agilidade

"Graças às estantes cantilever sobre bases móveis da Mecalux, ganhamos 48% de capacidade", comemora Encina. Os benefícios do sistema de armazenamento implementado no armazém de Giménez Ganga são tangíveis e imediatos.

O armazém é composto por nove estantes cantilever sobre bases móveis de 7 m de altura que formam um bloco compacto onde são depositados todos os produtos.

As estantes foram instaladas sobre bases móveis que se movem lateralmente de forma autônoma para abrir o corredor de trabalho selecionado pelo operador. Para abrir um corredor de trabalho, 47 m de comprimento e, poder extrair ou depositar a mercadoria no seu interior, os operadores apenas necessitam dar a ordem através de um controle à distância.

"Nas estantes depositamos perfis de alumínio de vários tamanhos, que variam de 5 a 7 metros de comprimento, e com os quais fabricamos nossa linha de produtos", detalha o responsável de Melhoria de Processos de Giménez Ganga.

As estantes são constituídas por colunas e braços em balanço sobre os quais é depositada a carga. Os componentes são facilmente configuráveis: os braços das estantes são intertravados, de modo que sua posição pode ser alterada de acordo com as dimensões dos artigos.

Logística otimizada com presente e futuro

Positivo em todos os sentidos é o feedback do gerente do armazém e dos operadores que trabalham com as estantes cantilever sobre bases móveis. Melhoramos a produtividade e a limpeza no armazém. Nosso objetivo era aumentar a capacidade de armazenamento e a segurança do operador, além de melhorar a gestão do armazém. Graças a toda a equipe, concluímos com sucesso este projeto”, declara Encina.

A logística da Giménez Ganga é agora mais dinâmica, segura e eficiente. As estantes móveis cantilever aproveitaram a superfície para acomodar 48% mais produto. E, ao contrário de outros tipos de estantes de compactação, este sistema mantém o acesso direto à mercadoria graças às bases móveis, agilizando as operações de armazenamento, extração e picking.

Com esta nova solução, a empresa evitou extensões que acarretam um alto custo econômico. “Calculamos que o sistema de armazenamento instalado será amortizado em pouco tempo”, diz o responsável por Melhoria de Processos.

Estamos muito satisfeitos com as estantes cantilever da Mecalux sobre bases móveis: foram ajustadas às dimensões dos nossos perfis de alumínio e, graças a elas, ganhamos 48% de capacidade.

Ramón EncinaResponsável do Departamento de Melhoria de Processos Giménez Ganga

Produtos neste projeto

Fale com um especialista