MEQUISA automatiza o armazenamento de artigos de pequenas dimensões

MEQUISA automatiza o armazenamento de artigos de pequenas dimensões

MEQUISA, atacadista especializado em banheiros, pavimentos, climatização e eletricidade, moderniza sua logística.

MEQUISA

MEQUISA, atacadista especializado em banheiros, pisos, climatização e eletricidade, instalou um armazém automático para caixas em França. O armazém também conta com estantes para paletes, picking e cantilever para armazenar a variedade de produtos de MEQUISA.

MEQUISA: banheiros, pavimentos, climatização e eletricidade

MEQUISA é um atacadista especializado em quatro divisões: banheiros, pavimentos, climatização e eletricidade. A empresa comercializa uma grande variedade de referências, desde candeeiros, torneiras e duchas para banheiras, radiadores, caldeiras, painéis fotovoltaicos, lâmpadas e ferramentas, entre outros.

  • Ano de fundação: 1934
  • Equipe profissional: 210 pessoas
  • Pontos de venda: 11
  • Salas de Exposições: 10

DESAFIOS

  • Substituir as estantes com passarelas por um sistema que maximize o rendimento do espaço.
  • Agilizar a preparação de pedidos com produtos de maior rotatividade.
  • Controlar a rastreabilidade de pequenos artigos em tempo real.

SOLUÇÕES

  • Armazém automático para caixas.
  • Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux.
  • Estantes para picking dinâmico com dispositivos de iluminação put-to-light.
  • Estantes para paletes.
  • Estantes cantilever.

BENEFÍCIOS

  • Armazenamento automático de 7.412 caixas em apenas 200 m² de superfície.
  • Maior velocidade de picking e redução de erros com dispositivos put-to-light gerenciados pelo Easy WMS.
  • Rastreabilidade completa de 7.000 referências.

MEQUISA, atacadista especializado em banheiros, pavimentos, climatização e eletricidade, pretende otimizar a sua logística e melhorar a preparação de pedidos e o gerenciamento de estoques no seu centro logístico da cidade de Metz (França).

Anteriormente, a empresa armazenava as referências menores em estantes com passarelas e os maiores em estantes para paletes. Com o passar do tempo, a cadeia de suprimentos de MEQUISA estava sobrecarregada pelo aumento da atividade, então a empresa decidiu iniciar um projeto de modernização e expansão com a ajuda da Mecalux.

MEQUISA deixou claro que o novo armazém deveria ser dotado de automatização para dois propósitos: otimizar o desempenho e a capacidade de armazenamento de pequenos artigos e melhorar as condições de trabalho dos operadores na preparação de pedidos.

A solução escolhida para substituir as estantes com passarelas foi o armazém automático para caixas, um sistema robótico que otimiza o recebimento de mercadorias e a preparação de pedidos graças ao fluxo ininterrupto oferecido pelos equipamentos de manuseio automático e as duas estações de picking instaladas. "Sem dúvida, investir em um miniload é uma garantia na hora de melhorar e otimizar o atendimento ao cliente", afirma José Esteves, CEO de MEQUISA.

O Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux, supervisiona todas as operações do armazém automático para caixas. O programa cumpre uma dupla função: atualizar o estoque em tempo real e orientar os operadores na preparação dos pedidos.

Por ter vários sistemas de armazenagem em um mesmo espaço, a empresa consegue distribuir a mercadoria de acordo com suas características e rotatividade. Assim, por exemplo, artigos pequenos e de alta rotatividade são armazenados no armazém automático para caixas para agilizar entradas e saídas, enquanto artigos maiores são armazenados nas estantes para paletes.

Desempenho automático em um espaço mínimo

“Com o armazém automático para caixas da Mecalux, reduzimos consideravelmente o tempo dedicado à preparação de pedidos. Os operadores já não têm de se deslocar pelos diferentes pisos do nosso centro, o que significava mais de 40% do seu dia de trabalho. Aproveitamos o tempo economizado para melhorar o controle de qualidade durante o recebimento e expedição da mercadoria”, explica Esteves.

O armazém automático para caixas é constituído por um único corredor de 45 m de comprimento com estantes de profundidade duplas em ambos os lados. Em apenas 200 m² de espaço, a MEQUISA pode armazenar 7.000 referências e até 7.412 caixas.

O transelevador miniload, equipado com garfos telescópicos, movimenta até quatro contêineres simultaneamente para agilizar o armazenamento e a retirada das caixas de suas localizações. O armazém automático foi projetado considerando as perspectivas de crescimento de MEQUISA. Por isso, outro almoxarifado pode ser habilitado quando a empresa precisar dobrar seu desempenho sem interromper a operação da instalação.

Na frente do armazém automático, foram instaladas duas estações de picking onde são preparados até 30 pedidos ao mesmo tempo, de acordo com o critério "produto ao homem". Os operadores permanecem no posto de trabalho esperando para receber a mercadoria e classificar os artigos em estantes de picking dinâmico, localizadas atrás de suas costas. Trata-se de um sistema de armazenagem com 2,2 m de altura, composto por plataformas com roletes e uma leve inclinação para que as caixas, uma vez fechado o pedido, se desloquem por gravidade para o lado oposto, onde fica a área de expedições.

Os dispositivos luminosos put-to-light, integrados às estantes, orientam os operadores a melhorar seu desempenho na hora de classificar produtos e fazer pedidos, mantendo a ergonomia, a precisão e a confiabilidade durante o picking.

O sistema put-to-light de MEQUISA está conectado ao Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS. Através de dispositivos luminosos, o programa indica aos operadores a caixa onde depositar os produtos e a quantidade exata de unidades necessárias. O sistema mantém um controle rigoroso dos produtos graças à conexão permanente e bidirecional com o ERP AS400 de MEQUISA.

Easy WMS organiza o estoque e decide a localização de cada um deles com base em regras e algoritmos que consideram suas particularidades e nível de demanda. A distribuição dos produtos é pensada para otimizar os movimentos do transelevador sem perder o fluxo de mercadoria que MEQUISA requer.

"A automação e os dispositivos put-to-light, guiados pelo Easy WMS, melhoraram a qualidade da preparação de pedidos, restringindo os erros derivados do gerenciamento manual", comenta o CEO de MEQUISA.

Vantagens dos dispositivos 'put-to-light'

  • Produtividade. Reduzem os movimentos dos operadores e eliminam o processo de leitura do código de barras da mercadoria.
  • Redução de erros. A verificação dos produtos é imediata, atingindo um percentual de pedidos corretos superior a 99,5%.
  • Atualização em tempo real. Eles permitem que as informações de estoque sejam atualizadas instantaneamente, transmitindo as movimentações de estoque ao software para que ele as registre no banco de dados.
  • Usabilidade. Sistema de preparação de pedidos muito intuitivo e fácil de usar, que não requer formação prévia.

Armazenamento de produtos volumosos

O armazém automático é complementado por uma área de armazenamento reservada a produtos paletizados com capacidade para 6.432 paletes pisos cerâmicos. A escolha das estantes convencionais deve-se à sua versatilidade, pois, podem ser adaptadas aos diferentes tamanhos das unidades de carga.

Além disso, as estantes para paletes oferecem acesso direto aos produtos, o que proporciona grande agilidade no gerenciamento da mercadoria e um perfeito controle de estoque, já que cada localização é destinada a uma referência.

Na maioria dos níveis inferiores das estantes, os operadores retiram diretamente dos paletes. Artigos de reserva e materiais de transporte, como caixas de papelão, são colocados nos níveis de armazenamento superiores.

Solução logística integral

O armazém automático de caixas foi um avanço para MEQUISA: além de acomodar 7.000 referências em um espaço reduzido de 200 m², também aumentou a produtividade na preparação de pedidos. O sistema está preparado para impulsionar o crescimento da empresa nos próximos anos: MEQUISA poderá instalar outro transelevador para dobrar o rendimento do armazém.

A digitalização do software Easy WMS proporciona um controle muito rigoroso da mercadoria e envia instruções aos operadores sobre como preparar todos os pedidos com mais rapidez. A combinação de armazém automático, estantes de picking e Easy WMS agilizou a preparação simultânea de vários pedidos, minimizando a possibilidade de erros. Tudo isso com um objetivo: oferecer um serviço de qualidade.

O armazém automático de caixas nos ajuda a reduzir o tempo necessário para concluir os pedidos. A robótica e os dispositivos put-to-light, guiados pelo Easy WMS, melhoraram a qualidade da preparação dos pedidos, reduzindo os erros derivados do gerenciamento manual. Sem dúvida, investir em um armazém automático para caixas é uma garantia na hora de melhorar e otimizar o atendimento ao cliente.

José EstevesCEO de MEQUISA

Fale com um especialista