Um armazém automático autoportante de 20 m de altura para a empresa farmacêutica Novamed

Automatização dos processos de armazenamento para a Novamed

A Mecalux projeta e instala para a Novamed, empresa brasileira especializada na produção de medicamentos sólidos, um armazém automático autoportante de alto desempenho na cidade de Manaus (Brasil). No fornecimento também foi incluído o software de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux, assim como o programa de controle Galileo.
A Mecalux projeta e instala para a Novamed um armazém automático autoportante de alto desempenho

Sobre a Novamed

A Novamed, empresa do Grupo NC, mesmo grupo controlador da EMS - líder do mercado farmacêutico brasileiro há dez anos consecutivos -, inaugurou em agosto de 2014 uma das maiores fábricas de medicamentos sólidos da América Latina e uma das mais modernas do mundo. Primeira indústria a produzir medicamentos na Zona Franca de Manaus, irá gerar 500 empregos diretos e cerca de dois mil indiretos, contribuindo para a absorção e o desenvolvimento da mão de obra local.

As instalações da Novamed possuem 35.000 m2 de área construída em um terreno cuja área total é de 250.000 m2. A capacidade produtiva é de 1,5 bilhão de comprimidos por mês.

A Novamed reforça o pioneirismo do grupo e possibilitará o aumento da capacidade de produção de medicamentos em território nacional, contribuindo para a redução da dependência brasileira de importações e para a expansão do acesso da população à saúde.

Um armazém automático autoportante como solução

A Novamed precisava de um armazém que estivesse perto de seu centro de produção e onde pudesse acomodar a grande quantidade de produtos com os quais trabalha. Também era imprescindível automatizar o transporte interno das mercadorias para poder gerenciar um elevado número de referências da forma mais eficiente possível.

A solução proposta pela Mecalux foi a construção de um armazém automático autoportante de 20 m de altura localizado ao lado das instalações de fabricação. As entradas provenientes da produção são efetuadas através de um circuito de transportadores que faz a ligação com a cabeceira do armazém, enquanto as saídas são efetuadas por um circuito independente. O armazém é composto por:

  1. Área de armazenamento
  2. Área de entrada da mercadoria
  3. Área de saída da mercadoria
  4. Área de rejeição
  5. Câmara climatizada convencional

Em um armazém autoportante a estrutura do edifício é formada pelas próprias estantes e a cobertura exterior é apoiada e fixada nelas. Para o cálculo estrutural de um armazém autoportante considera-se o peso das estantes, da mercadoria armazenada, da força do vento tanto no que se refere à pressão quanto à sucção da área onde o armazém vai ser construído, assim como os impulsos efetuados pelos transelevadores e, finalmente, a atividade sísmica correspondente ao território onde esteja situado.

O armazém: seu interior
Graças ao excelente aproveitamento do espaço, o armazém da Novamed tem uma capacidade de armazenamento de mais de 4.000 paletes em uma superfície de apenas 845 m².

A instalação conta com dois corredores de 58,7 m onde foram disponibilizados, em ambos os lados, estantes de profundidade dupla compostas por 23 módulos e 11 níveis de cargas. Em cada corredor circula, de forma independente, um transelevador automático que manuseia os paletes armazenados.

Os transelevadores são do tipo monocoluna e incorporam uma cabine para efetuar a manutenção, localizada no próprio berço de elevação. A utilização de transelevadores ajuda a incrementar a produtividade, ao mesmo tempo que consegue diminuir os recursos requeridos para manusear a mercadoria.

Entradas e saídas: circuito de transportadores
As entradas da mercadoria paletizada, provenientes da produção, são realizadas através do circuito principal de transportadores, que faz a ligação com os corredores de armazenamento através de uma lançadeira. A área de entrada inclui três postos de inspeção que se encarregam de verificar se as dimensões, o peso e o estado dos paletes cumprem as especificações da instalação.

As saídas ocorrem por um circuito independente que também faz a ligação com a lançadeira do armazém.

SGA: Easy WMS da Mecalux e Galileo
MA Mecalux implementou o software de gestão de armazéns Easy WMS: cérebro que dirige toda a operação desde a saída da produção até sua expedição.

Este potente sistema realiza, entre outras, as seguintes funções:

  • Gestão da entrada da mercadoria proveniente das linhas de produção.
  • Localização dos paletes no armazém através das regras que foram previamente parametrizadas de acordo com os seguintes critérios: tipo de produto, otimização do espaço e máxima produtividade.
  • Gestão do estoque e mapa do armazém (a mercadoria existente e onde está).
  • Preparação das pré-cargas seguindo a ordem requerida e posterior carregamento nos caminhões.
  • Consultar o estado das diferentes partes do armazém e dos equipamentos que operam no mesmo.
  • Graças ao módulo de controle Galileo todos os movimentos dos diferentes equipamentos que compõem a instalação são gerenciados, assim como suas medidas de segurança.

A comunicação entre o Easy e o ERP do cliente é permanente e bidirecional, transferindo-se os dados necessários para ambos os sistemas a fim de operar e gerenciar de forma eficaz o armazém.

Benefícios para a Novamed

  • Máxima capacidade em um espaço reduzido: A Novamed pode armazenar 4.048 paletes de 1.000 x 1.200 mm em uma superfície de apenas 845 m2.
  • Maior produtividade: aumentou a eficiência do armazém graças à automatização dos processos de armazenamento.
  • Melhoria da segurança na instalação: os operadores não trabalham dentro dos corredores, portanto o sistema é mais seguro diminuindo o risco de acidentes.
  • Gestão eficiente: graças ao SGA Easy WMS da Mecalux e ao sistema de controle Galileo, a Novamed gerencia todos os movimentos, processos e operações desenvolvidas dentro de seu armazém.
  • A Mecalux projeta e instala para a Novamed um armazém automático autoportante de alto desempenho
  • As entradas da mercadoria paletizada são realizadas através do circuito principal de transportadores

Ficha técnica

Armazém automático autoportante da Novamed
Capacidade de armazenamento: 4.048 paletes
Dimensões do palete: 1.000 x 1.200 mm
Peso máximo do palete: 750 kg
Altura do armazém: 20 m
Níveis de carga: 11
N.º de transelevadores: 2
Tipo de transelevador: monocoluna
Tipo de garfo: profundidade dupla
Sistema construtivo: autoportante
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870

-