O estoque sazonal é aquele que aumenta sua rotatividade em determinadas épocas

Estoque sazonal: o que é e como gerenciá-lo?

19 dez 2023

Fazer um correto gerenciamento do estoque sazonal no armazém é essencial para obter uma logística eficiente. O objetivo? Que a empresa seja capaz de satisfazer os pedidos durante a alta temporada.

Em um cenário onde o e-commerce promove a sazonalidade dos produtos e a proliferação de referências no armazém, digitalizar o gerenciamento do estoque é uma solução eficaz para absorver picos de demanda e adaptar-se às mudanças sazonais.

O que é o estoque sazonal?

O estoque sazonal é aquele que aumenta sua rotatividade em determinadas épocas do ano, ou seja, é comercializado com maior rapidez durante determinados períodos. Esse tipo de estoque se caracteriza por sua demanda sazonal, portanto, o armazém deve ter uma logística de aprovisionamento flexível que permita aumentar ou reduzir a quantidade e localização dos produtos dependendo da época do ano.

Para um gerenciamento eficiente dos estoques sazonais, o gerente de logística deve considerar alguns fatores, tais como:

  • Duração das temporadas: identificação dos períodos de alta e baixa demanda, assim como sua duração ou como se alternam. Saber qual é a demanda dos produtos é um fator decisivo para controlar adequadamente os estoques.
  • Lead time de aprovisionamento: o gerenciamento dos estoques sazonais também deve considerar as políticas de abastecimento dos produtos. A análise periódica da demanda de cada artigo permite elaborar estratégias de aprovisionamento que melhorem a logística da empresa.

Baseando-se nesses fatores, os gerentes de logística identificam a rotatividade de cada referência, o que permite projetar e implementar estratégias logísticas para melhorar o desempenho do armazém. Por exemplo, podem ser aplicadas técnicas de armazenamento como a localização caótica ou o slotting flexível para que os produtos de maior rotatividade estejam nas localizações mais acessíveis para os operadores.

O estoque sazonal exige estratégias que melhorem o desempenho do armazém
O estoque sazonal exige estratégias que melhorem o desempenho do armazém

KPI para monitorar o estoque sazonal

Para conseguir um gerenciamento eficiente dos estoques sazonais, é necessário monitorar um conjunto de indicadores de desempenho logístico (KPI) que permita visibilizar o status de cada referência, assim como a demanda prevista dos produtos.

Alguns dos KPIs que os gerentes de logística utilizam para controlar o estoque durante a alta temporada são os seguintes:

  • Rotatividade de estoque: indicador que mostra quantas vezes o estoque é renovado em um período específico. Uma rápida rotatividade de estoque indica que há muitas entradas e saídas de produtos, enquanto uma baixa rotatividade pode significar que a empresa tem muitas referências no armazém.
  • Índice de quebra de estoque: fórmula que indica a porcentagem de pedidos incompletos em relação ao total de pedidos recebidos. Todas as empresas devem reduzir ao máximo esse índice para satisfazer a demanda dos clientes.
  • Dias de estoque: KPI que indica o número de dias que um artigo permanece armazenado sem ser vendido. Através dessas informações podemos planejar adequadamente as reposições, identificar produtos com um custo excessivo de armazenagem ou comparar a rentabilidade do negócio com outras empresas do setor.
  • Taxa de pedidos pendentes: variável que verifica o número de pedidos que não podem ser completados quando os clientes pedirem. A sazonalidade intensifica o ritmo de preparação de pedidos no armazém, portanto, fazer um controle exaustivo dos pedidos pendentes é fundamental para evitar quebras de estoque.

Embora estes sejam alguns dos indicadores mais comuns, cada gerente de logística deve analisar os KPIs mais relevantes para seu armazém de acordo com o tipo de negócio e necessidades da instalação.

Estratégias para controlar o estoque sazonal

Para controlar o estoque sazonal é necessário analisar as características das referências armazenadas, assim como a sazonalidade da demanda. Implementar estratégias que permitam prever a demanda dos produtos facilita o gerenciamento do estoque sazonal: o armazém pode ser reaprovisionado com a quantidade exata de mercadoria para satisfazer os pedidos dos clientes sem incorrer em excesso de custos de armazenamento.

Com base no conhecimento do status do estoque e da demanda, o gerente de logística deve traçar uma estratégia que melhore a acessibilidade às referências com maior rotatividade. No entanto, a sazonalidade dos produtos exige uma estrutura logística flexível, ou seja, capaz de fazer o dimensionamento dos recursos em alta temporada e adaptá-los às necessidades quando a demanda dos produtos diminuir.

Um software de gerenciamento de armazém facilita o gerenciamento do estoque sazonal
Um software de gerenciamento de armazém facilita o gerenciamento do estoque sazonal

Em armazéns com uma alta porcentagem de estoque sazonal, um método logístico (e de produção) muito eficaz é o just-in-time. Essa estratégia parte da premissa que o armazém deve receber as matérias-primas ou os produtos apenas quando houver pedidos, ou seja, a empresa tem a quantidade exata de referências, no momento preciso para satisfazer a demanda dos produtos.

Outra estratégia eficiente para gerenciar o estoque sazonal é o armazenamento on-demand, que consiste em terceirizar operações como o recebimento, o armazenamento ou a preparação de pedidos para um fornecedor de serviços logísticos durante um determinado período de tempo.

Software para gerenciar o estoque sazonal

O gerenciamento manual do estoque sazonal pode levar a erros e pedidos incompletos que afetam o desempenho do armazém. Uma solução para eliminar o risco de falhas na instalação é a digitalização de processos logísticos. Um software de gerenciamento de armazém (WMS) distribui a mercadoria nas localizações de armazenamento seguindo regras e critérios predeterminados pelo gerente de logística. Um sistema de gerenciamento como o Easy WMS da Mecalux garante a rastreabilidade dos produtos em tempo real, assim como um controle integral da mercadoria e dos pedidos recebidos.

Os programas mais avançados também oferecem soluções que controlam as mudanças ocorridas na rotatividade dos produtos ou nos picos de demanda durante determinados períodos do ano. Por exemplo, o WMS da Mecalux oferece uma versão software as a service (SaaS) para aumentar ou reduzir o número de licenças de acordo com as cargas de trabalho. A escalabilidade do software é essencial em cenários de estoque sazonal e picos de demanda que exigem que as licenças sejam prolongadas em períodos específicos.

O Easy WMS também oferece uma funcionalidade avançada que facilita o gerenciamento do estoque sazonal: o Software de Slotting para armazéns, um módulo que determina a localização adequada para cada referência analisando periodicamente a demanda dos produtos. Após analisar a rotatividade, o programa sugere uma redistribuição das localizações de armazenamento para melhorar a preparação de pedidos.

O software de Slotting sugere uma redistribuição baseada na demanda do produto
O software de Slotting sugere uma redistribuição baseada na demanda do produto

Estoque sazonal: rentabilidade em alta temporada

A consolidação do e-commerce intensificou a complexidade das operações logísticas, especialmente nas empresas que comercializam produtos com alta sazonalidade. Diante desse cenário, é fundamental fazer um controle eficiente da mercadoria para garantir níveis de estoque adequados.

Existem inúmeras estratégias que favorecem o gerenciamento do estoque sazonal, como métodos logísticos de just-in-time ou armazenamento on-demand. No entanto, o controle de estoque sazonal exige digitalizar as operações. Um software como o Easy WMS da Mecalux elimina o risco de erros no gerenciamento do estoque e garante sua rastreabilidade ao longo da cadeia de suprimentos. Entre em contato conosco, um consultor especializado irá assessorá-lo sobre a melhor solução para sua organização.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: