O armazém de picking automatizado acelera a preparação e distribuição dos pedidos

Armazém de picking automatizado: agilidade nas entregas

05 mar 2024

Um armazém de picking automatizado é uma instalação na qual os equipamentos de movimentação robotizados facilitam a preparação de pedidos. O picking é uma das operações mais exigentes, porque sua finalidade é expedir mercadoria a um custo mínimo e no menor tempo possível.

Com a ajuda das últimas tecnologias, a preparação de pedidos pode ser otimizada e acelerada para garantir um melhor serviço e, consequentemente, a satisfação dos consumidores. O mercado oferece um vasto leque de soluções para automatizar o picking: desde dispositivos para auxiliar os operadores até sistemas de preparação “produto ao homem”.

Por que automatizar o picking

As novas tendências do mercado e a mudança de hábitos dos consumidores estão transformando as operações nas instalações logísticas. “A evolução dos mercados, o e-commerce e o aumento das expectativas dos clientes acentuaram a concorrência entre empresas, consequentemente, armazéns e fábricas devem gerenciar mais pedidos com prazos de entrega mais curtos”, indica um estudo da Universidade Tecnológica Chalmers (Suécia).

A prioridade de qualquer e-commerce é satisfazer as expectativas dos consumidores garantindo as entregas no prazo estabelecido. Para tal, as organizações tiveram que adaptar seus sistemas de armazenagem, equipamentos de movimentação e processos para trabalhar com maior rapidez e eficiência. As empresas utilizam soluções de picking automatizadas para reduzir custos, conseguir uma maior precisão e agilizar as entregas de mercadoria.

Uma pesquisa realizada pela Saarland University (Alemanha), indica que: “Tradicionalmente, a preparação de pedidos era realizada de forma manual, embora as últimas tecnologias oferecem a oportunidade de diminuir a carga de trabalho dos operadores no armazém”.

A preparação de pedidos é uma das tarefas que envolve mais custos operacionais em um armazém. O estudo revela que a incorporação das tecnologias mais recentes na preparação de pedidos traz benefícios econômicos. Os autores sustentam que as empresas deviam optar por um picking híbrido, onde as soluções tecnológicas auxiliem os operadores a completar o trabalho para reduzir custos e melhorar a ergonomia. Os equipamentos de movimentação automatizados são capazes de atingir maiores velocidades, o que se traduz em um aumento da rapidez para completar e expedir os pedidos aos clientes.

Critério “produto ao homem”: os operadores recebem a mercadoria para preparar pedidos de forma automatizada
Critério “produto ao homem”: os operadores recebem a mercadoria para preparar pedidos de forma automatizada

Como automatizar a preparação de pedidos

O primeiro passo para automatizar a preparação de pedidos consiste em equipar os operadores com dispositivos de assistência como o pick-to-light, picking por voz ou terminais de radiofrequência. Nos armazéns onde são preparados os pedidos seguindo o critério “homem ao produto”, os operadores percorrem o armazém coletando a mercadoria, esses dispositivos melhoram o desempenho das tarefas de picking.

Através dos equipamentos de ajuda, os operadores recebem instruções do software de gerenciamento de armazém (WMS) sobre como preparar os pedidos. O sistema lhes indica, por exemplo, os artigos que devem ser localizados, sua localização exata e a quantidade a coletar. A vantagem desse tipo de solução é que, ao seguir cada passo das ordens dadas pelo software, se minimiza o risco de cometer erros melhorando o desempenho do armazém.

Outra forma de automatizar o picking baseia-se em implementar o critério “produto ao homem” (goods-to-person em inglês): a mercadoria chega diretamente ao operador graças a sistemas robotizados como os transportadores. Com esse método de trabalho, se evita que os operadores tenham que percorrer o armazém para localizar os artigos necessários, o que agiliza a preparação e distribuição dos pedidos.

Para melhorar o desempenho da operação de preparação de pedidos, as empresas podem optar por soluções de armazenamento automatizadas, como o Sistema Shuttle da Mecalux, e disponibilizar estações de picking. Trata-se de espaços de trabalho onde os operadores recebem a mercadoria do armazém automatizado para classificá-la em pedidos seguindo as instruções do software de gerenciamento. Os centros logísticos costumam ter algumas dessas três estações de picking:

  1. Tradicional. Ideal para a preparação esporádica de pedidos. Os operadores coletam as caixas que recebem do armazém e passam a distribuí-las pelas localizações situadas atrás deles.
  2. Multipedido. Os pedidos são preparados em ambos os lados do operador, bastando girar 90º.
  3. De alto desempenho. Proporciona acesso imediato e direto ao maior número possível de caixas. Graças ao seu desenho ergonômico, facilita a preparação de até seis pedidos simultâneos.
A estação de picking de alto desempenho da Mecalux pode atingir os 1.000 picks/hora por operador
A estação de picking de alto desempenho da Mecalux pode atingir os 1.000 picks/hora por operador

A consolidação das novas tecnologias permite uma preparação de pedidos totalmente automatizada. Uma das soluções mais modernas e avançadas para agilizar o picking são os robôs móveis autônomos (AMR - Autonomous Mobile Robots). Trata-se de dispositivos capazes de se mover pelo armazém e executar tarefas de modo autônomo, sem necessidade de ser dirigido por uma pessoa.

Os AMRs podem transferir a mercadoria para a área de consolidação e embalagem, evitando que o operador tenha que sair da estação de picking. Também podem levantar a estante inteira onde está localizado o produto (normalmente são de tamanho pequeno ou médio) para levá-la aos operadores.

Nos armazéns também podem ser instalados robôs de picking para aumentar a produtividade, confiabilidade e rapidez na preparação de pedidos. Os braços robóticos industriais manuseiam a mercadoria com maior rapidez e sem ocasionar a fadiga que a repetição de movimentos representa para um humano. Podem operar 24/7, sem interrupção nem supervisão humana. Além disso, proporcionam grande dinamismo e agilidade nas tarefas de picking. Os braços antropomórficos classificam os produtos com precisão e muita rapidez.

A automação facilita a preparação de pedidos

Os armazéns de picking automatizados agilizam a classificação e distribuição da mercadoria com um único objetivo: acelerar a entrega dos pedidos aos clientes. Diante de um mercado cada vez mais exigente, a robotização pode dar resposta às novas necessidades dos consumidores, impulsionando a produtividade e suprimindo erros e ineficiências.

Para automatizar o picking, as empresas devem ser equipadas com sistemas robotizados que ofereçam uma maior confiabilidade e segurança ao manusear a mercadoria, assim como devem utilizar sistemas de gerenciamento que controlem os estoques e movimentos dos produtos em tempo real. A Mecalux tem uma longa trajetória projetando soluções para modernizar a preparação de pedidos. Caso esteja pensando em maximizar a produtividade de seu armazém, entre em contato conosco, lhe informaremos sobre as diferentes opções para agilizar o picking.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: