As soluções para a automação de armazéns maximizam o desempenho da instalação

Soluções para a automação de armazéns para aumentar a produtividade

02 jan 2024

As soluções para a automação de armazéns auxiliam em tarefas logísticas como o controle, o monitoramento ou o manuseio da mercadoria. Implantar soluções robotizadas em um armazém permite aumentar a produtividade, reduzir o tempo de deslocamento e obter uma operação ininterrupta. A automação de processos elimina o risco dos erros decorrentes do gerenciamento manual das operações e garante a máxima confiabilidade no movimento das cargas entre duas ou mais áreas da instalação.

Em que consiste a automação de armazéns?

As soluções para a automação de armazéns utilizam as tecnologias mais avançadas para otimizar processos logísticos, tais como o recebimento e expedição da mercadoria, a preparação de pedidos ou o gerenciamento do estoque na instalação.

O grau de automação de um armazém dependerá de certos fatores, tais como as necessidades logísticas da empresa, as especificações técnicas dos produtos, o layout das diferentes áreas do armazém ou os critérios utilizados para a localização dos artigos. Dependendo do tipo de negócio, as empresas podem recorrer a uma automação parcial, incluindo soluções tecnológicas em uma ou várias partes do armazém, ou uma robotização completa, substituindo todo o gerenciamento manual da mercadoria por operações automáticas.

Quais são as principais soluções para a automação de armazéns?

O mercado oferece diferentes soluções para automatizar qualquer tipo de processo logístico, desde o recebimento da mercadoria até a expedição dos produtos. Algumas das tecnologias mais relevantes são as seguintes:

Automação do recebimento e expedição da mercadoria

O recebimento da mercadoria é a primeira etapa do fluxo de estoque de um armazém. As empresas tendem a automatizar o gerenciamento dessa operação para garantir um controle rigoroso dos produtos que entram, além de verificar se os fornecedores satisfazem as ordens de pedido.

As principais soluções para automatizar o recebimento ou expedição da mercadoria são:

  • Sistema automático de carga e descarga de caminhões: conhecido também como ATLS (Automatic Truck Loading Systems), é uma solução automática que permite coletar e localizar a mercadoria nos caminhões de forma robotizada e com a mínima intervenção humana.
  • Sistema automático de gabarito e controle de paletes: estação de trabalho situada no início de um sistema de armazenamento automático cuja função é verificar se os paletes que entram no armazém cumprem os requisitos exigidos para que possam ser manuseados sem danificar a instalação.
  • Classificador: sistema de classificação automática de produtos que organiza as unidades de carga através de transportadores de acordo com seu destino.

Ao automatizar o recebimento da mercadoria, um programa logístico como um software de gerenciamento de armazém (WMS) desempenha um papel preponderante coordenando as funções dos equipamentos automatizados. Por exemplo, uma vez verificadas as corretas condições do palete no sistema de gabarito, o WMS ordena a entrada do artigo no circuito de armazenamento e lhe atribui uma localização no armazém automático.

O software de gerenciamento de armazém coordena a operação de recebimento da mercadoria
O software de gerenciamento de armazém coordena a operação de recebimento da mercadoria

‘Goods-to-person’: movimento inteligente da mercadoria

O método de preparação goods-to-person utiliza máquinas ou robôs automatizados para abastecer as estações de picking com produtos. Essas soluções robotizadas movem a mercadoria para a posição dos operadores, evitando deslocamentos desnecessários pelo armazém.

Entre as diferentes soluções goods-to-person, destacam-se:

  • Transelevadores para paletes ou caixas: equipamentos de movimentação automáticos que percorrem os corredores de um sistema de armazenamento para depositar e coletar a mercadoria das estantes. Essas máquinas agilizam o manuseio das cargas ao realizar ciclos combinados, ou seja, aproveitam o movimento de depositar um palete para coletar outra unidade do sistema.
  • Circuito de transportadores para caixas ou paletes: sistema de transporte interno da mercadoria que interliga duas ou mais áreas do armazém. Os circuitos de transportadores permitem automatizar o fluxo de paletes ou de caixas na área de recebimento ou podem funcionar como canal de acumulação para a carga ou pré-carga da mercadoria.
  • Veículos guiados automaticamente (AGV): equipamentos de movimentação automatizados que deslocam as cargas entre duas ou mais áreas do armazém sem necessidade de condutor. Essas máquinas costumam complementar outros sistemas de armazenamento e transporte automático, cumprindo funções específicas como mover os produtos mais pesados para as linhas de produção.
  • Robôs Móveis Autônomos (AMR): solução de transporte de última geração que move a mercadoria de forma autônoma pelo armazém. Esses robôs incluem câmeras e sensores de última geração para interpretar o ambiente e mover os produtos com rapidez e segurança para as áreas de trabalho exigidas pelas operações.

 

Soluções para automatizar o picking

A preparação de pedidos é uma das operações logísticas mais complexas. Implementar soluções que auxiliam nas tarefas de picking permite aumentar a velocidade e a precisão na preparação de pedidos. Algumas das soluções mais comuns para automatizar o picking são as seguintes:

  • ‘Pick-to-light’: tecnologia que auxilia na preparação de pedidos mediante a instalação de visores numéricos nos canais de uma estante de picking para guiar o operador durante essa operação. Os dispositivos luminosos são controlados pelo software de gerenciamento de armazém.
  • ‘Voice-picking’: solução de preparação de pedidos em que os operadores recebem as ordens por comandos de voz, através de fones de ouvido conectados ao software de gerenciamento de armazém.
  • Braço robótico industrial: robô industrial que aumenta a quantidade de picks por hora. O braço robótico simula os movimentos de um braço humano, mas com capacidade para manusear cargas mais pesadas com maior velocidade e sem fadiga.
Um software de gerenciamento de armazém facilita a implementação de métodos de picking
Um software de gerenciamento de armazém facilita a implementação de métodos de picking semiautomáticos

A melhor solução de automação para cada armazém

Em um ambiente logístico onde as empresas exigem rapidez e precisão no manuseio da mercadoria, a automação de processos surge como uma solução adequada para maximizar o desempenho das operações logísticas. No entanto, o grau de automação de uma instalação depende das características técnicas e necessidades logísticas de cada cliente, do tipo de produto que deve ser manuseado e do layout do armazém.

A Mecalux conta com um vasto leque de soluções automáticas que permite agilizar qualquer tipo de operação, desde o recebimento da mercadoria até o envio dos produtos, passando por etapas como o armazenamento ou a preparação de pedidos. Se quiser melhorar o desempenho de sua instalação, entre em contato conosco e iremos orientar sobre a melhor solução para sua empresa.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: