A semi-automated warehouse benefits from the features offered by the Pallet Shuttle system

Armazém semiautomático: tecnologia aliada ao fator humano

18 ago 2022

O armazém semiautomático, solução logística preferida pelas empresas que não querem ou não podem optar por uma automatização completa, combina tecnologia e trabalho humano para aproveitar as vantagens proporcionadas pelos sistemas automáticos e pelas tarefas de execução manual. 

Quais sistemas de armazenamento semiautomáticos estão disponíveis no mercado? Quando é adequado optar por eles e quais são seus benefícios? Neste artigo respondemos a essas perguntas.

O que é um armazém semiautomático

Um armazém semiautomático é aquele que alia soluções automáticas de armazenamento, gerenciamento ou transporte com operações manuais. Embora sejam armazéns tecnologicamente mais avançados que os convencionais, neles o fator humano continua desempenhando um papel muito importante. 

Para que um armazém possa ser classificado como semiautomático é necessário que determinadas operações de intralogística (recebimento, transporte, armazenamento, preparação de pedidos, expedição) sejam realizadas com um certo nível de automatização, enquanto outros processos continuem a ser resolvidos manualmente.

Sete benefícios do armazém semiautomático

A semiautomatização de um armazém traz os seguintes benefícios:

  1. Redução de erros. Previne erros decorrentes de uma operação completamente manual.
  2. Aumento da produtividade. Tanto os equipamentos automáticos quanto os dispositivos de ajuda para picking melhoram significativamente o desempenho dos operadores que trabalham no armazém.
  3. Valor agregado. Quando certos processos são automatizados, tais como o movimento da mercadoria, os operadores podem se dedicar a outras tarefas que agreguem mais valor.
  4. Redução dos custos de manutenção. O manuseio automático da mercadoria reduz o desgaste e os danos associados ao uso reiterado de equipamentos de movimentação como empilhadeiras e paleteiras.
  5. Maior satisfação do pessoal. A introdução de determinadas soluções automáticas libera os operadores das tarefas mais cansativas, melhorando significativamente seu nível de satisfação no trabalho.
  6. Aumento na segurança da mercadoria. O transporte automático da mercadoria ajuda a mantê-la em perfeitas condições.
  7. Implementação de um inventário permanente. A utilização de um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) permite identificar e controlar o estoque em tempo real. Com o histórico de movimentos pode ser realizado um rigoroso controle da rastreabilidade dos produtos.

Implementar um certo grau de automatização em um armazém tradicional ajuda a melhorar o desempenho logístico e a reduzir erros e custos operacionais.

Em um armazém semiautomático, os transportadores dinamizam o fluxo interno de mercadoria e aproximam os produtos das estações de picking
Em um armazém semiautomático, os transportadores dinamizam o fluxo interno de mercadoria e aproximam os produtos das estações de picking

Soluções semiautomáticas para o armazém e exemplos de aplicação

A solução semiautomática por excelência é o Pallet Shuttle semiautomático, um sistema de armazenamento compacto onde um carro motorizado se desloca pelo interior dos canais de armazenamento fazendo a carga e descarga de paletes. Dessa forma, os operadores unicamente devem colocar o palete na primeira posição de cada canal, com a ajuda de uma empilhadeira. Alisson Ferreira, gerente de Planejamento e Operações Logísticas da Coca-Cola Refrigerantes Bandeirantes (Brasil), explica as vantagens que essa solução trouxe para seu armazém: "O Pallet Shuttle nos oferece uma maior produtividade porque o carro motorizado se encarrega de transferir automaticamente os paletes pelo interior dos canais. Os operadores se adaptaram rapidamente e, desde o primeiro dia, percebo que o trabalho é realizado de uma forma mais rápida e mais segura.”

Outro recurso próprio do armazém semiautomático consiste na automatização do fluxo de mercadorias. Os transportadores para paletes, por exemplo, permitem mecanizar o movimento interno entre duas áreas diferenciadas para, posteriormente, dar continuidade a uma operação manual. Uma solução dessas características foi implementada na Tadim, multinacional comercializadora de nozes e frutos secos, cujo responsável de Logística afirma: “Ao interligar o armazém e a fábrica com transportadores aumentamos o número de recebimentos em 73%.”

A automatização do transporte de mercadorias também serve para implementar métodos de picking como o goods-to-person (GTP), uma estratégia de preparação de pedidos em que um circuito de transportadores para caixas geralmente transfere a mercadoria para as estações de picking onde os operadores se encarregam de classificá-la de forma manual. No armazém que o Grupo Rossignol possui em Saint-Étienne-de-Saint-Geoirs (França), por exemplo, a instalação de um transportador que interliga a plataforma à área de consolidação e embalagem maximizou o desempenho operacional, permitindo que os operadores preparem até 5.000 pedidos diários.

Em um armazém semiautomático também encontramos soluções de automatização relacionadas à preparação de pedidos. Por isso costumam ser utilizados sistemas de ajuda para picking, como o pick-to-light, um método em que sinais luminosos indicam aos operadores as unidades de produto que devem ser extraídas de cada caixa. Essa é a solução implantada na área de preparação de pedidos de produtos de alta rotatividade do armazém da AS Healthcare em Paris, que é composta por dois blocos de estantes dinâmicas para caixas equipadas com o sistema pick-to-light.

Outro sistema de ajuda que merece destaque é o picking por voz. Através dele os operadores do armazém recebem instruções verbais indicando o que eles devem fazer a todo momento. A empresa de artigos esportivos Decathlon incorporou essa tecnologia em três novos armazéns na Itália para enfrentar a crescente demanda de pedidos online.

Finalmente, a implantação de um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) em um armazém convencional também configura um armazém semiautomático, pois combina sistemas de armazenagem, movimentação e transporte manuais com o gerenciamento informatizado do armazém. Um exemplo desse sistema foi implementado na multinacional de alimentos e bebidas Danone, cujo armazém omnichannel na localidade de Valdemoro (Espanha) prepara 700 pedidos diários com a ajuda do Easy WMS da Mecalux.

Sistemas de picking semiautomáticos como o pick-to-light combinam a tecnologia com o trabalho manual
Sistemas de picking semiautomáticos como o pick-to-light combinam a tecnologia com o trabalho manual

Quando optar por um armazém semiautomático?

Existem diferentes casos em que uma empresa poderia optar por automatizar uma parte de sua operação logística, entre as quais:

  • Otimizar o armazenamento de uma mesma referência. Cenário ideal para a instalação do sistema Pallet Shuttle semiautomático. 
  • Aumentar a eficiência do picking. Sistemas de ajuda como o pick-to-light ou o voice picking melhoram o desempenho dos operadores durante os trabalhos de preparação de pedidos enquanto reduzem a probabilidade de cometer erros.
  • Dinamizar o transporte interno de mercadoria. Os equipamentos de movimentação automáticos como os transportadores são altamente recomendados quando é preciso vencer grandes distâncias entre duas áreas ou entre operações diferentes. 
  • Melhorar o gerenciamento do armazém. Não é necessário ter um armazém completamente automático para implementar um sistema de gerenciamento. Em um armazém convencional também pode ser realizado um gerenciamento digital das informações graças ao WMS. 

Nunca é tarde para aumentar o nível de automatização de um armazém, especialmente porque melhora o desempenho dos operadores e a eficiência das operações. 

Um armazém semiautomático pode integrar um WMS com soluções de armazenamento convencionais
Um armazém semiautomático pode integrar um WMS com soluções de armazenamento convencionais

Equilíbrio entre automatização e intervenção humana

O armazém semiautomático é, atualmente, a solução logística preferida pelas empresas que não precisam de um armazém 100% automatizado, principalmente porque não é rentável para elas. Nesses casos, é essencial identificar as operações que podem ser otimizadas através da automatização e as que devem continuar com a execução manual.

Na Mecalux somos especialistas na implementação de sistemas automáticos de armazenamento que se ajustam às necessidades de cada empresa, independentemente de seu setor. Se você considera que chegou a hora de se beneficiar da automatização de certas operações de seu armazém, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a encontrar uma solução logística integral e completamente personalizada.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: