A logística avançada utiliza soluções tecnológicas que potencializam o desempenho de um armazém

Três dicas para ter uma logística avançada

27 fev 2024

A logística avançada baseia-se na utilização de soluções tecnológicas que visam melhorar o desempenho de etapas como o armazenamento, a preparação de pedidos e a distribuição de mercadorias.

Com a ajuda de tecnologias de ponta, as empresas podem otimizar o tempo e os custos para promover um melhor serviço logístico. A logística avançada fundamenta-se no planejamento eficiente e na utilização de soluções que, através da automação e digitalização de processos, potencializam a produtividade do armazém.

1. Elaborar um planejamento logístico eficiente

O primeiro passo para ter uma logística avançada consiste em planejar e organizar os processos internos da empresa. Contar com um planejamento logístico bem estruturado é fundamental para melhorar a eficiência de operações como o abastecimento de matérias-primas, o gerenciamento de estoque e a entrega de pedidos.

O planejamento logístico deve considerar aspectos como o layout do armazém, o tipo de produto, a rotatividade de estoques e a sazonalidade da mercadoria armazenada. Essa fase preliminar de análise visa otimizar os recursos logísticos da empresa e estabelecer indicadores que permitam avaliar periodicamente o desempenho da instalação.

A implantação de soluções automáticas potencializa a logística avançada
A implantação de soluções automáticas potencializa a logística avançada

Para ter uma logística avançada, o planejamento deve considerar a escolha de sistemas de armazenagem que ajudem a impulsionar o desenvolvimento das operações. Existe no mercado uma vasta gama de soluções adaptadas a cada necessidade logística, por isso é essencial analisar o tipo de mercadoria, sua demanda e sazonalidade para determinar o método de armazenamento, os equipamentos de movimentação e o grau de automação adequados.

A estratégia logística também deve determinar o método de preparação de pedidos mais eficiente baseando-se em critérios como o volume de referências, as características do produto armazenado ou o tipo de instalação.

2. Digitalizar os processos do armazém

Uma logística avançada exige um gerenciamento digitalizado das operações realizadas no armazém. Um software de gerenciamento de armazém (WMS) é a ferramenta mais adequada para sincronizar os processos realizados na instalação, desde o recebimento da mercadoria até a preparação e expedição dos pedidos. O programa maximiza o desempenho de qualquer tipo de armazém. Nas instalações manuais, o software envia instruções aos operadores sobre as tarefas a realizar, enquanto nos armazéns automáticos, se conecta aos diferentes programas de controle para sincronizar o movimento dos equipamentos de movimentação robotizados.

O sistema de gerenciamento automatiza a tomada de decisão, como a localização mais adequada para cada referência, a ordem das tarefas a realizar por cada operador ou as rotas de picking mais eficientes. Para gerenciar o armazém sem cometer erros, é fundamental configurar o software com um conjunto de critérios e regras preestabelecidas. Os parâmetros devem ser definidos antecipadamente, ou seja, durante o processo de planejamento logístico.

Um software de gerenciamento de armazém também controla os recursos disponíveis nas diferentes áreas de armazenamento. O programa promove um gerenciamento de estoque sem erros: permite monitorar o status dos produtos em tempo real, facilitando a rastreabilidade do produto e evitando perdas de mercadoria nas operações de armazenamento.

Um software de gerenciamento de armazém é a ferramenta que permite ter uma logística avançada
Um software de gerenciamento de armazém é a ferramenta que permite ter uma logística avançada

3. Automatizar a logística da empresa

Implantar soluções automáticas em um armazém ou fábrica potencializa a logística avançada e melhora o desempenho em etapas como a preparação de pedidos e o transporte interno de mercadorias.

Durante o planejamento logístico, é preciso definir o grau de automação das operações, algo que costuma depender das necessidades da empresa, do layout do armazém ou das características técnicas dos produtos, entre outros fatores.

Normalmente, uma das primeiras operações a automatizar é o movimento de cargas entre as áreas da instalação. Em função das necessidades de cada armazém, podem ser instalados desde circuitos de transportadores e elevadores de paletes ou caixas até modernas soluções como robôs móveis autônomos (AMR - Autonomous Mobile Robots), dispositivos capazes de realizar tarefas e deslocar-se pela instalação sem serem dirigidos por pessoas.

As empresas com uma logística avançada também costumam automatizar o processo de armazenamento e extração dos produtos. A instalação de equipamentos de movimentação automáticos, tais como os transelevadores, elimina o risco de cometer erros garantindo a máxima confiabilidade no manuseio de produtos. Segundo o tipo de unidade de carga utilizado no armazém, podem ser instaladas soluções como o Pallet Shuttle automático, que agiliza o armazenamento de paletes, ou o Sistema Shuttle, que dinamiza o abastecimento de mercadoria nas áreas de picking.

Para conseguir uma logística avançada, é necessário contar com processos de preparação de pedidos produtivos. As estações de preparação de pedidos de alto desempenho são uma solução inovadora que potencializa o desempenho dos pickers e lhes permite efetuar até 1.000 picks/hora.

A inovadora estação de picking de alto desempenho maximiza a produtividade dos pickers
A inovadora estação de picking de alto desempenho maximiza a produtividade dos pickers

O caminho para uma logística avançada

Uma logística avançada começa com a implementação de novas tecnologias nos armazéns e centros de distribuição. O gerente de logística da empresa deve optar pelas mais recentes soluções de armazenamento, produção e preparação de pedidos para maximizar o desempenho da instalação. Um armazém inteligente utiliza tecnologias como análise de dados ou simulação de processos para melhorar o desempenho logístico. Os programas de gerenciamento mais avançados permitem, por exemplo, criar reproduções digitais das diferentes operações para implementar mudanças em um ambiente virtual.

No caminho para uma logística avançada, é fundamental receber assessoria de especialistas em armazenamento que acompanhem as empresas durante o processo de implantação de tecnologias inovadoras. Caso esteja interessado em potencializar a logística de sua organização e tirar o máximo proveito de seu armazém, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado terá prazer em assessorá-lo para encontrar a melhor solução para sua empresa.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: