A combinação de lançadeiras e Pallet Shuttle elimina qualquer erro proveniente do manuseio da mercadoria

O potencial de combinar lançadeiras com o Pallet Shuttle em um armazém

03 ago 2023

A combinação de lançadeiras e Pallet Shuttle em um centro logístico melhora significativamente o desempenho no momento de armazenar e extrair a mercadoria das localizações. Trata-se de um sistema de armazenamento automático que agiliza o movimento dos paletes durante o manuseio da mercadoria.

O Pallet Shuttle automático é um exemplo da eficiência dos sistemas de armazenamento compactos: é composto por equipamentos de movimentação automáticos como lançadeiras ou transelevadores, que transportam a mercadoria para o canal de armazenamento e, uma vez ali, um carro elétrico autônomo faz a carga e descarga de paletes nas localizações. Com esse sistema automático, o tempo de extração e localização da mercadoria se reduz significativamente.

Lançadeiras e Pallet Shuttle: como funcionam?

A solução de armazenagem que combina lançadeiras e Pallet Shuttle é conhecida como Pallet Shuttle automático ou APS, siglas em inglês de Automatic Pallet Shuttle. Esse sistema, que substitui as empilhadeiras, possui vários carros motorizados que utilizam lançadeiras e se deslocam automaticamente pelo interior do canal de armazenamento.

Através dessa solução de armazenagem completamente automática, as lançadeiras transportam em seu berço o carro motorizado, que é introduzido nos canais de armazenamento para depositar o palete na primeira localização livre. Posteriormente, o carro retorna à lançadeira para voltar à posição de entrada e repetir a operação assim que o sistema indicar.

A configuração do Pallet Shuttle operado por lançadeiras permite maximizar o desempenho do armazém automático. O sistema de armazenagem Pallet Shuttle automático opera com pelo menos um carro motorizado e uma lançadeira por cada nível da estante. Para interligar os diferentes níveis que formam a instalação são utilizados elevadores, responsáveis por mover os paletes do solo até a altura pretendida. Todos os movimentos automáticos, tanto do carro quanto da lançadeira, são coordenados pelo software de gerenciamento de armazém (WMS).

O Pallet Shuttle automático é um sistema de armazenamento compacto: reduz o número de corredores necessários para as operações realizadas pelos equipamentos de movimentação e comprime as localizações onde armazenar a mercadoria. O uso de lançadeiras para mover os carros motorizados permite que os corredores sejam mais estreitos, maximizando consequentemente a superfície de armazenamento.

A solução de armazenagem Pallet Shuttle automático combina lançadeiras e carros motorizados
A solução de armazenagem Pallet Shuttle automático combina lançadeiras e carros motorizados

Vantagens de combinar lançadeiras e Pallet Shuttle

A união entre lançadeiras e Pallet Shuttle combina os benefícios de automatizar os movimentos da mercadoria e otimizar a superfície disponível para acomodar um maior número de produtos. As principais vantagens desse tipo de sistema automático são:

  • Reduz o tempo de extração e localização da mercadoria no armazém.
  • Melhora o desempenho graças aos movimentos automáticos, aumentando o número de ciclos por hora em relação a outros sistemas.
  • Operação ininterrupta. Os carros elétricos são carregados automaticamente enquanto estão a bordo das lançadeiras, portanto sempre estão preparados para operar.
  • Gerenciamento automático da mercadoria, onde o software de gerenciamento de armazém move os equipamentos de movimentação evitando erros e maximizando a segurança durante o manuseio da mercadoria.
  • Máxima compactação do sistema para depositar o maior número possível de produtos em um espaço limitado: as estantes podem chegar a 40 metros de altura e os canais de armazenamento podem atingir até 40 metros de profundidade.

Em suma, a combinação de lançadeiras e Pallet Shuttle promove um armazém mais produtivo, com uma operação segura, ininterrupta e sem erros. O sistema de armazenamento automático é versátil e se adapta às características da instalação: o tipo de layout, o número de referências por canais e, inclusive, à operação com paletes de diferentes tamanhos ou larguras.

Lançadeiras e Pallet Shuttle: aplicações

A instalação de sistemas de armazenamento compactos que combinem lançadeiras e carros motorizados é especialmente recomendável quando for necessário aumentar a produtividade e o movimento de paletes por hora no armazém.

Alguns dos contextos logísticos mais comuns para implementar o Pallet Shuttle com lançadeiras são:

  • Armazéns com um alto volume de paletes por referência que precisam agilizar a extração e localização da mercadoria. Os equipamentos automáticos substituem as empilhadeiras, multiplicando o número de ciclos por hora no centro logístico.
  • Instalações com uma alta rotatividade de estoques. A razão é que, graças aos equipamentos de movimentação automáticos, o processo de entrada e saída dos paletes pode ser constante e realizado com total autonomia.
  • Produtos sob temperatura controlada. Esse sistema de armazenamento compacto permite reduzir a volumetria a refrigerar, o que se traduz em uma economia de energia significativa. Além disso, a automação evita a excessiva exposição dos operadores a ambientes de baixa temperatura, promovendo umas condições de trabalho produtivas e seguras.
  • Armazéns com buffer temporário. O Pallet Shuttle com lançadeiras também pode ser utilizado como buffer temporário. A mercadoria pode ser armazenada durante um determinado período de tempo até ser necessária para algum processo logístico ou de produção, assim como pode ser diretamente distribuída aos clientes.

Exemplos bem-sucedidos de lançadeiras e Pallet Shuttle

Empresas de setores tão diferentes como o químico ou de alimentos podem optar por essa solução de armazenagem para obter um grande volume de entradas e saídas de produtos.

Entre os vários exemplos de empresas que decidiram multiplicar a eficiência de suas instalações com o sistema Pallet Shuttle automático, onde os carros motorizados deslocam a mercadoria através de um sistema de lançadeiras, podemos citar:

  • Alinatur Petfood (Espanha): o fabricante de alimentos secos para cães e gatos equipou seu armazém automático com a solução Pallet Shuttle automático com lançadeiras. "Queríamos melhorar nossa capacidade de armazenamento e agilizar o fluxo de movimentos dos paletes. Sabíamos perfeitamente que a automação era a única forma de satisfazer nossas necessidades logísticas”, aponta Roberto Ortín, diretor-geral da empresa. A instalação automática da Alinatur Foods é composta por dois blocos de estantes com uma lançadeira por nível, o que aumenta a produtividade da instalação chegando a 126 ciclos combinados por hora. “Graças a todas as soluções oferecidas pela Mecalux, passamos de armazenar um total de 1.300 paletes para quase 8.000'', conclui Ortin.
  • Cistér (Portugal): o produtor de legumes português optou por maximizar o desempenho de sua instalação através da solução Pallet Shuttle com lançadeiras, que multiplica os ciclos/hora pelo número de níveis do armazém. “Já tivemos a oportunidade de comprovar as vantagens oferecidas por este sistema de armazenagem. Não só aumentamos a capacidade, como também o número de ciclos”, afirma o diretor da Cistér, Pedro Maia. O armazém automático da empresa é composto por dois blocos de estantes de 71 metros de comprimento e 19 de altura, proporcionando uma capacidade total de armazenamento para 12.672 paletes. Os canais admitem entre oito e vinte e quatro paletes em profundidade, que são organizados graças a um carro elétrico.
  • Luís Simões (Espanha): o operador logístico luso, colocou em funcionamento um armazém automático em Cabanillas del Campo com o sistema automático Pallet Shuttle com lançadeiras. A Mecalux projetou uma solução com duas lançadeiras por nível que se encarregam de mover o carro motorizado, permitindo a preparação e expedição de 4.000 pedidos diários. “Graças ao armazém automático conseguimos aumentar o fluxo de entradas e saídas da mercadoria, melhorar o processo de carga dos caminhões e reduzir os erros", afirma António Martin, administrador do centro logístico”

 

Lançadeiras e Pallet Shuttle para uma logística automatizada e sem erros

O Pallet Shuttle automático com lançadeiras é a solução adequada para armazéns que desejam automatizar suas operações, melhorar seu desempenho e otimizar a superfície de armazenamento. Esse sistema de armazenamento automático utiliza um ou vários carros elétricos que se deslocam pelos canais de armazenamento das estantes, garantindo uma operação ininterrupta.

A Mecalux tem uma vasta experiência projetando e implementando armazéns automáticos. Nosso Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS, coordena e automatiza os processos do Pallet Shuttle com lançadeiras em vários países. Caso esteja interessado em melhorar o desempenho de seu e-commerce, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado terá prazer em assessorá-lo sobre a solução mais adequada para sua atividade logística.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: