Barlinek inaugurará um moderno centro de distribuição automático

11 dez 2023

O fabricante polonês de pisos estratificados de madeira e vinílicos modernizará sua cadeia de suprimentos com dois armazéns automáticos, sistemas de transporte e software de gerenciamento da Mecalux.

Centro de distribuição automática de Barlinek, fabricante de pisos de madeira e vinil

Barlinek inaugurará um moderno centro de distribuição na Polônia para administrar de forma eficiente o aumento da produção. A Mecalux equipará a instalação com dois armazéns automáticos: um deles será utilizado para os produtos acabados que saem da produção e o outro funcionará como um buffer responsável por organizar e sequenciar os pedidos antes de expedi-los. Ambos os armazéns serão colocados em um fosso de 2 metros de profundidade para ganhar espaço em altura e assim conseguir uma capacidade de armazenamento de 37.700 paletes.

Mecalux instalará sistemas de transporte automáticos que conectarão as diferentes áreas de trabalho do centro de distribuição: os dois armazéns, a área de preparação de pedidos e a área de controle de qualidade. A solução incluirá um circuito de transportadores e de eletrovias, assim como elevadores e lançadeiras. Graças à automação, Barlinek poderá movimentar mais de 350 paletes por hora entre as diferentes áreas da instalação.

A implementação do Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS otimizará as operações, coordenará o fluxo de mercadorias e controlará o estoque em tempo real, garantindo a disponibilidade de cada produto.

O software Easy WMS será equipado com funcionalidades avançadas para gerenciar com eficiência as complexas operações da cadeia de suprimentos da Barlinek:

  • Supply Chain Business Intelligence. O sistema segmentará e estruturará o grande volume de dados gerados diariamente nas instalações em informações úteis para ajudar os gerentes de logística a tomar decisões estratégicas.
  • Labor Management System. Medirá o desempenho das diferentes atividades que ocorrem no centro de distribuição e acompanhará os fluxos de trabalho para que a empresa possa identificar oportunidades de melhoria.
  • Software para gestão da expedição logística. O sistema organizará os processos de embalagem e etiquetagem e, ao mesmo tempo, automatizará a comunicação com as diversas agências de transporte que distribuem os pedidos de Barlinek. O objetivo é garantir a mais alta qualidade das expedições e da entrega dos pedidos aos clientes.
  • Sistema de Gestão de Pátio. O software monitorará o movimento de veículos no pátio, nas docas e nos pontos de controle de acesso ao centro de distribuição. Barlinek terá visibilidade total dos veículos que entram e saem para planificar as entradas e saídas de mercadoria.
  • Software de Slotting para armazéns. O software organizará a mercadoria nos dois armazéns de Barlinek de forma ideal, de acordo com um conjunto de regras e critérios predeterminados pelos gerentes de logística. A localização ideal de cada referência resultará em operações mais suaves e maior agilidade na movimentação de mercadorias.

A automação dos processos de armazenamento e transporte permitirá que a Barlinek enfrente os desafios impostos pelo aumento da produção e da atividade. A digitalização ajudará a melhorar os processos logísticos e a otimizar os recursos.

Sobre Barlinek: compromisso com a proteção ambiental

Barlinek, um dos principais fabricantes mundiais de pisos de madeira e vinil, tem uma rede de vendas em 75 países em seis continentes. A empresa dá grande importância à tecnologia, modernizando constantemente seus processos de produção e investindo em inovação para enfrentar taxas de produção mais altas e proteger o meio ambiente. Há anos, Barlinek vem realizando uma iniciativa pró-ecológica para financiar o plantio de uma árvore para cada pacote de piso que vende. A floresta da Barlinek tem quase 17 milhões de árvores. A empresa também co-financia um programa de recuperação da população de falcões-peregrinos. Graças às medidas tomadas, várias centenas dessas aves ameaçadas de extinção foram devolvidas às florestas polonesas nos últimos anos.