O sistema Pallet Shuttle incorpora sensores para manusear todos os tipos de paletes

Quando escolher um Pallet Shuttle semiautomático ou um automático?

19 jan 2023

Como escolher entre um sistema de Pallet Shuttle semiautomático e um automático? Se o responsável de logística enfrenta esse dilema é porque já sabe, inicialmente, que o Pallet Shuttle é a solução mais adequada para seu armazém. A dúvida agora é se deve optar por um sistema semiautomático, auxiliado por empilhadeiras elevadoras, ou por um automático, auxiliado por transelevadores.

No entanto, antes de entrar em detalhes sobre essa comparação, expliquemos brevemente o que é um Pallet Shuttle. Trata-se de uma solução que reduz o espaço ocupado pela mercadoria em um armazém graças à eliminação de corredores. Esse sistema de armazenagem compacto baseia-se em um carro motorizado (Pallet Shuttle), que é introduzido nas estantes para depositar ou extrair paletes de seu interior.

Poderia ser considerado uma evolução das estantes drive-in. Mas no lugar de uma empilhadeira elevadora penetrar no interior do corredor, é o carro Pallet Shuttle quem realiza essa manobra. Dessa forma, aumenta a segurança dos operadores e também a capacidade de compactação, enquanto acomoda as mais variadas referências em um mesmo espaço.

O segredo está em como o carro Pallet Shuttle chega até a estante. No sistema semiautomático, um operador deve transferir o carro com sua empilhadeira elevadora para depois controlar seus movimentos. No sistema automático, não existe a intervenção humana em nenhum momento do processo.

O que é um Pallet Shuttle semiautomático?

O Pallet Shuttle semiautomático é composto por um carro elétrico e por um conjunto de estantes compactas. Um operador com uma empilhadeira elevadora coloca o carro na entrada do canal onde deseja trabalhar. Uma vez situado na estante, o operador guia o shuttle por meio de um tablet com conexão Wi-Fi. O carro, através de um PLC embarcado e de uma antena Wi-Fi, recebe as instruções do software de categoria superior e executa os movimentos programados. O carro satélite eleva o palete para depositá-lo na primeira localização livre e, em seguida, repete a operação até completar o canal.

O Pallet Shuttle, na versão semiautomática e na automatizada, é a ferramenta perfeita para aumentar a produtividade em armazéns manuais, especialmente quando se opera em condições ambientais adversas (pode funcionar em câmaras de congelamento de até -30 ºC).

O carro elétrico compacta a mercadoria, o que é ideal quando se trabalha com um grande volume de paletes por referência. Esse é o caso, por exemplo, do armazém da empresa alemã de serviços WISAG, que conta com dois blocos de estantes compactas de 9,5 metros de altura. Os carros motorizados agilizam o armazenamento dessa instalação com uma capacidade para até 11.000 paletes.

A empresa alemã de serviços WISAG optou pelo sistema Pallet Shuttle semiautomático para seu novo armazém
A empresa alemã de serviços WISAG optou pelo sistema Pallet Shuttle semiautomático para seu novo armazém

Nesse sistema de armazenagem a mercadoria é gerenciada habitualmente seguindo o critério LIFO (last in, first out), ou seja, a última mercadoria a entrar é a primeira a sair. Essa solução de extração de mercadoria é bastante adequada para produtos sem data de validade. No entanto, a estante também pode ser disponibilizada para a aplicação do método FIFO, desde que o módulo tenha entradas e saídas por ambos os lados.

Em um armazém manual com estantes compactas, a segurança da instalação e da mercadoria, e particularmente do operador, é um valor básico para qualquer solução de armazenagem. O sistema de armazenagem Pallet Shuttle semiautomático possui inúmeros componentes de segurança no próprio shuttle e na estante: batentes de carro, leitores de final de percurso e um para-choque de segurança no carro satélite ou batentes de final de percurso no sistema de armazenagem.

O que é um Pallet Shuttle automático?

O sistema Pallet Shuttle automático também é composto pelo carro satélite e pelas estantes compactas. No entanto, essa solução de armazenagem substitui as empilhadeiras elevadoras por equipamentos de movimentação automáticos como lançadeiras ou transelevadores bicoluna, que movem o shuttle pelos diferentes canais da estante.

Conhecido também como APS, cujas siglas em inglês correspondem a Automatic Pallet Shuttle, esse sistema se destaca por ser uma solução totalmente autônoma. O carro satélite é dirigido por um software de gerenciamento de armazém que coordena todas as operações, otimizando os movimentos do carro e do transelevador. Os equipamentos automatizados podem realizar ciclos combinados de trabalho, localizando mercadoria dentro do canal e, no mesmo movimento, extrair a carga desejada.

Essa solução é adequada para empresas com armazéns com uma grande densidade de pedidos e uma alta quantidade de paletes por referência. Além disso, em instalações com uma alta uma rotatividade de produtos, esse sistema garante uma saída e entrada constante de mercadoria minimizando, principalmente, o risco de erros em operações sensíveis como a localização e extração de paletes.

Os transelevadores bicoluna, onde o shuttle está localizado no berço, tal como as lançadeiras, são equipamentos de movimentação capazes de resistir e operar em condições ambientais adversas como as câmaras frias. De fato, é nesse ambiente onde essa solução ganha mais força: os operadores limitam sua produtividade porque não podem ser expostos constantemente ao frio, enquanto as máquinas continuam mantendo o mesmo desempenho 24/7.

Esse é o caso, por exemplo, da instalação completamente automatizada da Cárnicas Chamberí em Toledo (Espanha): um armazém com temperatura controlada de -20 ºC onde um Pallet Shuttle automático se encarrega de acelerar a extração e localização de paletes no bloco de estantes compactas. “Para agilizar a distribuição e entrega dos pedidos de nossos clientes, sabíamos que era necessário organizar melhor a mercadoria e contar com uma logística totalmente automática”, aponta Juan Carlos Camacho Hernández, diretor financeiro de Cárnicas Chamberí.

A Cárnicas Chamberí implantou o sistema Pallet Shuttle automático em seu armazém de Toledo (Espanha)
A Cárnicas Chamberí implantou o sistema Pallet Shuttle automático em seu armazém de Toledo (Espanha)

Qual sistema escolher: semiautomático ou automático

O sistema de extração e localização por carro satélite é muito habitual em armazéns com um alto volume de produtos por referência. Na verdade, tanto a versão semiautomática quanto a automatizada são ideais para câmaras frigoríficas, pois compactam a mercadoria, aproveitam a capacidade do armazém e reduzem o custo energético.

A escolha de um sistema Pallet Shuttle semiautomático ou 100% automatizado depende de inúmeros fatores, entre os quais se destacam:

  • Fluxos de trabalho: o volume da demanda pelos produtos e a rotatividade das referências no armazém determina se é preciso implementar uma solução automática para aumentar os ciclos de trabalho do Pallet Shuttle.
  • Investimento: o grau de investimento inicial depende das necessidades de cada empresa, de suas instalações e do tipo de produto que manuseiem. Um armazém equipado com o sistema Pallet Shuttle semiautomático exige um investimento inferior à implementação de uma solução completamente automatizada.
  • Capacidade do armazém: o número de metros quadrados para o armazenamento é uma variável fundamental, porque os sistemas automáticos operam em corredores mais estreitos do que aqueles que exigem empilhadeiras elevadoras. Os armazéns automáticos também garantem um manuseio ágil e seguro para grandes alturas.
  • Segurança: não convém expor os operadores a condições ambientais adversas durante longos períodos de tempo, pois sua produtividade diminui nesses ambientes. Substituir as empilhadeiras elevadoras por lançadeiras ou transelevadores que automatizem o movimento do Pallet Shuttle permite operar com o máximo desempenho nesses armazéns.
  • Operação insuficiente: quando o armazém não é capaz de despachar os pedidos nem sequer com o máximo desempenho em três turnos de trabalho, é fundamental implementar soluções tecnológicas para multiplicar a produtividade.
  • Marketing logístico: a automação de um armazém pode reforçar o prestígio de uma empresa, pois envolve operações mais rápidas e seguras ao mesmo tempo que promove atributos logísticos como a rastreabilidade do produto.

Em qualquer caso, tanto o Pallet Shuttle semiautomático quanto o automático otimizam os movimentos dos sistemas manuais e minimizam, principalmente, a possibilidade de cometer erros no manuseio da mercadoria.

 

Máximo desempenho para o armazém

Em sua versão semiautomática ou combinada com transelevadores e lançadeiras, o Pallet Shuttle é uma ferramenta logística adequada para otimizar a capacidade de armazenamento da instalação e agilizar as operações que ocorrem dentro do armazém.

A Mecalux tem uma vasta experiência desenvolvendo projetos e implantando sistemas do tipo shuttle automáticos e semiautomáticos. Entre em contato conosco e um consultor especializado analisará seu caso para lhe propor a melhor solução para suas necessidades.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: