CEOs priorizam a otimização dos supply chains

29 set 2025

Empresas que alinham seus custos com um gerenciamento ágil alcançam reduções de custos duradouras

A empresa de consultoria em estratégia global Boston Consulting Group entrevistou mais de 570 executivos de diversas regiões e setores para saber quais estratégias moldarão suas prioridades de negócios em 2025. Apesar das diferenças entre os setores, os líderes empresariais concordam que o gerenciamento de custos será crucial para aumentar a produtividade.

Em vez de repassar os custos aos consumidores, até 2025, os executivos priorizarão a eficiência em suas operações principais, incluindo a otimização da cadeia de suprimentos e aspectos como a simplificação de seus portfólios de produtos. Segundo BCG, as empresas que alinham suas despesas com um gerenciamento ágil alcançam reduções de custos duradouras de até 11%. Além disso, esses profissionais consideram tecnologias como inteligência artificial generativa como a base da eficácia, e 86% planejam investir em IA e análises avançadas ao longo do ano.

Embora todas as empresas pesquisadas esperem transformar seu gerenciamento de custos, não há uma abordagem única sobre como fazer isso. Toda organização deve desenvolver uma estratégia focada em áreas que fortaleçam sua vantagem competitiva em seu setor.

As indústrias de bens de consumo estão optando por otimizar seus supply chains

Desta forma, as indústrias de bens de consumo priorizam a otimização de seus supply chains, enquanto empresas de outros setores, como seguros, tecnologia e finanças, estão se inclinando a simplificar seus portfólios de produtos e revisar suas operações de atendimento ao cliente.

Com as cadeias de suprimentos como prioridade, os CEOs reconhecem o armazenamento, a logística e o transporte como áreas que podem ajudá-los a maximizar seus resultados. Assim, eles estão explorando questões como digitalização e automação de armazéns, além de renegociar acordos de capacidade e preços com seus fornecedores. Eles também buscam reduzir o uso de remessas expressas e consolidar suas rotas de transporte.