A integração do WMS com plataformas de e-commerce

23/09/2021

O módulo Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration é uma extensão do Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux, capaz de integrar o armazém com os principais marketplaces e plataformas de e-commerce do mercado (Amazon, eBay ou PrestaShop, entre outros). Com este software, Easy WMS se conecta com as principais plataformas de vendas digitais e marketplaces para sincronizar o catálogo online com o armazém físico.

Nos últimos anos, os marketplaces se tornaram um dos canais de vendas mais populares na internet que transformaram ainda mais os hábitos de consumo. Estas plataformas conectam vendedores com compradores para realizar suas transações comerciais com facilidade e segurança. Economizando distâncias, se assemelham a um shopping center onde centenas de produtos de diferentes marcas são encontrados no mesmo espaço.

Muitos marketplaces exigem atualização frequente de ações e critérios rigorosos das empresas para poder vender através destas plataformas. Por exemplo, a Amazon requer uma taxa de pedidos incorretos inferior a 1% ou entregas atrasadas menos de 4% sem ir mais longe.

Boas decisões logísticas marcam o sucesso de uma empresa de e-commerce. Em um contexto de alta complexidade, onde entregas 24 horas e gerenciamento de retorno são um verdadeiro desafio para os armazéns, sincronizar o centro logístico com diferentes plataformas de vendas é fundamental para proporcionar uma boa experiência ao usuário.

Por todas essas razões, soluções como Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration da Mecalux são essenciais para organizações que priorizam estes canais de vendas.

O módulo sincroniza automaticamente o estoque em todas as plataformas

Recursos do módulo Marketplaces

É ideal para empresas que vendem através de um ou mais canais online: elimina erros derivados do gerenciamento manual e sincroniza automaticamente o estoque em todas as plataformas.

É perfeitamente compatível com os mercados mais populares e plataformas de e-commerce do mercado, como Amazon, eBay ou PrestaShop. Além disso, integra novas plataformas continuamente.

Este módulo executa as seguintes funções:

  • Sincronização do catálogo entre as diferentes plataformas. O nível de estoque de cada produto é atualizado simultaneamente e automaticamente nas plataformas de vendas.
  • Gerenciamento ágil de novos pedidos. Imediatamente após um cliente fazer um pedido, o módulo gera um pedido no armazém para preparar e expedir esse pedido o mais rápido possível.
  • Atualização o status dos pedidos. Uma vez que o pedido é preparado, o Easy WMS comunica-o ao marketplace para que ele, por sua vez, informe o cliente.
  • Criação, edição e eliminação de produtos do mestre de artigos. Para empresas que trabalham sem ERP, o Easy WMS pode criar uma lista de produtos à venda diretamente em um marketplace.

Processo logístico do Marketplaces & WMS Integration

Easy WMS: solução abrangente para ‘e-commerce’

Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration complementa a oferta abrangente de software da Mecalux para empresas orientadas ao e-commerce. Este módulo une-se ao Software para gestão da expedição logística e à WMS para e-commerce com o objetivo de fornecer uma resposta abrangente a todas as operações logísticas end-to end: desde vendas online até preparação e envio de pedidos através de agências de transporte.

Da mesma forma, o Easy WMS também possui uma solução complementar para empresas com um negócio omnichannel: o módulo Store Fulfillment. É uma solução que ajuda a prover e gerenciar o estoque na rede de lojas físicas de uma empresa.

A combinação de todas estas soluções facilitam o gerenciamento de cenários de alta complexidade, como BOPIS (compra online e coleta de pedidos na loja) ou BORIS (compra online e devolução do pedido na loja).

Easy WMS cria uma lista de produtos à venda em um marketplace

Benefícios de Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration

As empresas de comércio eletrônico podem se adaptar a um mercado cada vez mais exigente, com uma infinidade de pedidos para preparar e entregas em menos de 24 horas. Esta solução oferece as seguintes vantagens:

  • Comunicação automática entre o armazém e as plataformas de e-commerce.
  • Supressão de erros durante o gerenciamento end-to-end de pedidos.
  • Sincronização estoque entre o armazém e as plataformas de e e-commerce.
  • Gerenciamento ágil e flexível de pedidos.
  • Eliminação de tarefas dispensáveis que limitam o crescimento dos negócios.

Loja ‘online’ conectada ao armazém

Os marketplaces são peças fundamentais para a expansão do e-commerce. Milhares de clientes acessam estes portais web para adquirir produtos, por isto as empresas precisam estar presentes nessas plataformas e proporcionar uma experiência de compra satisfatória para os clientes.

Uma vez que as empresas se estabeleceram em um marketplace, a tarefa não acabou. Ainda há muito trabalho pela frente: gerenciar o estoque, controlar pedidos de compra, preparar pedidos, expedi-los sem demora, gerenciar devoluções, etc. Como desenvolver todas essas operações de forma eficiente?

Com Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration da Mecalux, a melhor aliada para empresas que vendem online. Sua vantagem é óbvia: graças à comunicação automática entre o armazém e as diferentes plataformas de e-commerce, é realizado um controle mais preciso do estoque e dos pedidos e, ao mesmo tempo, erros e custos adicionais derivados do gerenciamento manual são eliminados.

Eliminação de erros em todo o gerenciamento end-to-end de pedidos

Caso de sucesso: Global Freaks (Espanha)

A loja online de colecionáveis Global Freaks digitalizou e modernizou o seu armazém em Barcelona (Espanha) com o objetivo de prestar um melhor serviço. Com Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration e sem a necessidade de um ERP, Easy WMS foi integrado com os principais marketplaces onde a empresa vende suas figuras (eBay e Amazon), bem como com a plataforma de e-commerce PrestaShop. Seu catálogo completo está no site Global Freaks (com PrestaShop) e de lá é compartilhado com eBay e Amazon através do Easy WMS.

Com a ajuda do módulo Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration, o WMS está conectado à Amazon, eBay e PrestaShop. Por um lado, o estoque nestas plataformas é atualizado periodicamente com o estoque disponível no armazém e, por outro lado, o Easy WMS conhece os pedidos solicitados para organizar sua preparação imediata.

Daniel Vizcarra, Gerente de Global Freaks