Entrevista com Itamar Ferrari, Superintendente de Logística da Copacol

30 set 2022
Itamar Ferrari, Superintendente de Logística da Copacol

“Com a automação conseguimos nos ajustar às mudanças do mercado”

Entrevista com Itamar Ferrari da Copacol

Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata), especializada na produção e comercialização de alimentos, centralizou sua logística com a instalação de dois armazéns automáticos no município brasileiro de Corbélia. A empresa também implementou o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux para controlar a rastreabilidade de 17.486 referências em tempo real e garantir a segurança alimentar. Itamar Ferrari, Superintendente de Logística da Copacol, explica como a tecnologia permitiu à empresa aumentar a produtividade em 20% e agilizar a distribuição de 925 toneladas de carne por dia.

Mecalux entrevista Itamar Ferrari, Superintendente de Logística da Copacol, para explicar como a tecnologia tem permitido à empresa brasileira especializada na produção e comercialização de alimentos aumentar seu desempenho e rastreabilidade.

  • Em que momento perceberam que Copacol precisava modernizar sua logística?

    As fábricas da Copacol vêm crescendo enquanto a gama de produtos da empresa. Como consequência, nossa capacidade de armazenamento tornou-se insuficiente para acomodar todos os produtos. Foi então que percebemos que precisávamos oferecer um serviço melhor e que não tínhamos a capacidade necessária para armazenar nosso estoque e o de nossos clientes. Obviamente, isso criou problemas para nós.

  • Que tipo de problemas?

    Por exemplo, ao preparar os pedidos, tínhamos que pesquisar produtos que eram distribuídos em diferentes áreas. Como resultado, havia uma grande movimentação de mercadorias e colaboradores no armazém e, em algumas ocasiões, não conseguíamos atender nossos clientes porque não tínhamos o produto no local e na hora exata que precisávamos. Nossos principais problemas foram a escassez de mão de obra e a falta de controle nos processos.

    Agora podemos mover paletes com um único clique e de forma automática
  • Foi então que decidiu apostar na automatização da sua logística?

    Queríamos ter certeza de que o que costumávamos fazer manualmente, poderíamos fazer o mesmo, ou melhor automaticamente. Quando finalmente decidimos construir um armazém automático, antes de decidirmos visitamos outras instalações que já estavam usando essa tecnologia para finalmente nos convencer. À medida que avançamos na implementação, já sabíamos que a automação atenderia às nossas necessidades. Projetamos todas as operações do armazém automático para que as máquinas e robôs funcionem perfeitamente, seguindo as diretrizes do software.

  • Que outras necessidades logísticas tinham?

    Outra prioridade ao iniciar o centro de distribuição foi facilitar o gerenciamento e manipulação de alimentos em temperaturas controladas. Para conseguir, tínhamos claro que a operação tinha que ser automática. Com a ajuda da robotização, poderíamos aumentar a produtividade, reduzir a presença de pessoal em um ambiente de baixa temperatura e oferecer um melhor serviço aos clientes.

  • Armazém da cooperativa agroindustrial Copacol em Corbélia (Brasil)
    "Com o Easy WMS conseguimos aumentar nossa produtividade, eficiência e rastreabilidade do produto com a garantia de visualização de todo o processo"

    Se tivesse que escolher entre as melhorias que experimentou, qual escolheria?

    Antes, contávamos com operadores de empilhadeiras para retirar os produtos das estantes. A mercadoria tinha que ser baixada ao solo e, de lá, levada para o cais para ser carregada em caminhões de entrega. Agora podemos movimentar os paletes com um único clique e de forma automática, o que nos dá maior agilidade e segurança no cumprimento dos processos. Assim, ao recebermos um pedido de um cliente, temos a certeza de que o software organizará sua preparação e expedição de forma eficiente, pois, todos os dados já estão inseridos no sistema.

  • Qual a importância da rastreabilidade em uma empresa de alimentos como a Copacol e como o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS tem ajudado?

    O Easy WMS nos oferece a segurança de operar de modo ágil e otimizado. O software nos permitiu aumentar nossa produtividade e eficiência, enquanto obtemos um total rastreabilidade dos produtos e visibilidade de todos os processos em tempo real. Para uma empresa do nosso porte, a rastreabilidade é prioridade para garantir um bom atendimento ao cliente final. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e precisamos não apenas satisfazer suas demandas, mas também garantir nossos processos. Se não trabalhássemos com total rastreabilidade e surgisse um problema, seria impossível resolvê-lo com a mesma agilidade e rapidez com que um sistema como o Easy WMS nos permite fazê-lo.

  • Qual foi o papel da logística e da automação durante a pandemia?

    Sem dúvida, a logística teve um papel protagonista durante a pandemia, pois, tínhamos que garantir que os clientes sempre encontrassem os produtos de que precisavam. Com a automação, conseguimos nos ajustar às mudanças do mercado e aos protocolos de segurança para proteger a saúde de nossos funcionários, parceiros e consumidores.

  • Quais são os planos futuros da Copacol?

    Nossa missão é produzir alimentos saudáveis e saborosos, além de proporcionar às pessoas a saúde nutricional de que necessitam. Por isso somos tão exigentes com a segurança sanitária dos alimentos. Ao nível logístico, a automação permite-nos aspirar a desafios mais ambiciosos. Temos centros de distribuição descentralizados que podem não precisar implementar um sistema automático como o que temos aqui. Saber que podemos confiar neste tipo de sistema reflete que a possibilidade de automatizar processos é sempre uma boa opção.