A solução para melhorar a produtividade do armazém em 40%

06 abr 2022
PESQUISA LOGÍSTICA

Aumentar a produtividade dos operadores de um armazém não é uma tarefa fácil porque são múltiplas as variáveis que condicionam o seu desempenho. De acordo com um estudo de pesquisa de Ludwik Wicki, professor de Economia da University of Life Sciences em Varsóvia (Polônia) a solução para melhorar o desempenho do operador é implementar um sistema de gerenciamento de armazém.

Um WMS ajuda a melhorar a produtividade dos operadores no armazém

Um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) foi projetado para melhorar todas as operações que ocorrem em um armazém. Com este software, as empresas controlam e gerenciam todos os processos logísticos, desde a chegada da mercadoria ao armazém até à sua expedição.

“A integração de soluções de TI na logística leva a uma maior confiabilidade de comunicação e nível de serviço, além de uma rotatividade de estoque mais rápida. Também permite aumentar a eficiência do trabalho dos operadores, bem como a produtividade geral”, diz o professor Wicki na revista Economics and Organization of Logistics.

A pesquisa revela como a implementação de um sistema de gerenciamento em um armazém leva a um aumento constante na produtividade dos operadores.

Os pesquisadores mediram a lucratividade de três armazéns que trabalham com produtos de alta rotatividade ao longo de um período de doze meses: três meses antes da implementação do software e nove meses após sua entrada em operação. Os resultados do estudo mostraram diferenças significativas na produtividade dos operadores.

Transforme o armazém para aumentar a produtividade

Quando o software logístico foi instalado para ajudar os funcionários a organizar todos os processos do armazém, a produtividade aumentou. “Após a implementação de um sistema de gerenciamento, o desempenho dos operadores no armazém cresceu 40%”, comenta Wicki.

Durante o período em que a análise foi realizada, a rentabilidade dos armazéns aumentou mês após mês. Em uma das instalações analisadas, o nível de produtividade aumentou 50% desde a implantação do sistema de gerenciamento. Os dados que emergem da investigação confirmam que um WMS aumenta notavelmente a curva de crescimento.

No entanto, os resultados não foram imediatos. Uma das conclusões do estudo é que são necessários seis meses para que a produtividade cresça 40%. O estudo confirma que um funcionário necessita de um período de seis meses de aprendizado e que, após esse período, seu nível de produtividade se estabiliza. Para facilitar a curva de aprendizado, o professor Wicki diz que as empresas que implementam um WMS em seus armazéns podem oferecer suporte técnico aos seus operadores nos estágios iniciais de operação para agilizar a adaptação ao novo software.

Como em qualquer processo de implementação, a adaptação a um novo WMS passa por um processo de transição: “As empresas devem estar preparadas para o período de aprendizado do novo sistema de gerenciamento. E só depois de vários meses o desempenho esperado é alcançado, os benefícios são obtidos e os usuários do sistema conseguem se tornar independentes”, diz Wicki.

Reorganização logística para alta performance

Em cada um dos armazéns estudados, a implementação do WMS e a introdução de alterações na distribuição e organização do espaço provocaram um aumento da rentabilidade.

“O aumento da produtividade da mão de obra é resultado da implementação de diversas mudanças em conjunto com a implantação do sistema de gerenciamento de armazém”, afirma Wicki. "O desempenho do operador também disparou como resultado de mudanças adicionais na distribuição de espaço, a incorporação de novos sistemas de armazenamento e a reorganização de processos internos".

Antes de implementar o novo software, os armazéns foram reorganizados e a distribuição de espaço foi otimizada para aumentar o desempenho. Uma das mudanças mais substanciais foi dividir o armazém em duas áreas distintas, armazenamento e consolidação, em vez de dividi-lo em áreas diferentes para cada grupo de produtos, como era planejado anteriormente.

Em cada um dos armazéns estudados, a implementação do WMS provocou um aumento de produtividade

Distribuição do armazém e localização dos produtos antes e depois da implementação do WMS
Distribuição do armazém e localização dos produtos antes e depois da implementação do WMS

Outras variações consistiram em reorganizar as rotas de picking para multiplicar a eficiência, além de otimizar a distribuição da mercadoria no armazém de acordo com o número de pickings e o nível de demanda dos artigos.

Após a implementação do WMS, as operações de consolidação e expedição de mercadorias também foram modificadas. Os pedidos passam a ser processadas digitalmente através do WMS: a partir de uma análise da disponibilidade e localização dos produtos, o software gera automaticamente um picking list que tem em conta as características e localização da mercadoria. Assim, a lista de picking ajuda a rentabilizar o percurso dos preparadores de pedidos no armazém.

Antes de implementar o WMS, os operadores tinham que localizar os produtos um a um, o que exigia um perfeito conhecimento da distribuição da mercadoria no armazém. "Na hora de preparar um pedido, o operador percorreu 410 metros", diz Wicki. Graças à instalação do sistema de gerenciamento, os operadores percorrem menos distâncias pelo armazém e a rota para concluir cada pedido é significativamente reduzido: "Em 59%, até 170 metros por pedido. Para completar 100 pedidos, antes da reorganização do armazém, os funcionários tinham que percorrer 41 km, distância que foi reduzida para 17 km com a implementação do software".

Aproveitar a oportunidade

A introdução de soluções de TI para suportar processos logísticos complexos tornou-se uma necessidade. Os sistemas de gerenciamento de armazém estão em alta: o mercado global deverá atingir um faturamento de 6,1 bilhões de dólares até 2026, segundo um estudo da consultoria Markets and Markets.

Em suma, as empresas que desejam aumentar a produtividade do trabalho podem se beneficiar da incorporação de tecnologia em seus armazéns e centros de distribuição. Para conseguir uma progressão perceptível no desempenho dos operadores, a implementação de um sistema de gerenciamento de armazém deve ser acompanhada pela reorganização dos processos logísticos.