Entrevista com Mikel Jaureguizar, CEO de Normagrup

05 set 2022

“O armazém automático marcou um antes e um depois na nossa forma de trabalhar”

Entrevista com Mikel Jaureguizar de Normagrup

O fabricante de material elétrico Normagrup recorreu à tecnologia e automação para impulsionar seu crescimento. Em Astúrias (Espanha), a empresa possui uma grande fábrica onde produz, armazena e distribui seus produtos para clientes em mais de 50 países. Os processos produtivos e logísticos são, em sua maioria, automatizados para obter maior desempenho, rapidez e segurança. Conversamos com Mikel Jaureguizar, CEO de Normagrup, sobre como a tecnologia simplificou a logística desta empresa espanhola líder no mercado de iluminação de emergência.

Mecalux entrevista a Mikel Jaureguizar, CEO de Normagrup, para nos explicar como a tecnologia agilizou a logística da empresa espanhola líder no mercado de iluminação de emergência.

  • Como é a cadeia de suprimentos de uma empresa como Normagrup?

    Como fabricantes de material elétrico, produzimos quatro tipos de produtos: iluminação técnica e arquitetônica, iluminação de emergência, detectores de incêndio e sistemas técnico-hospitalares. No nosso parque fabril, abrangemos todas as fases de fabricação destes produtos, desde a criação de moldes para injeção de plástico e alumínio, até à maquinaria de metais, passando pela pintura, linhas de montagem de circuitos eletrônicos e linhas de montagem automáticas. Este processo industrial exige uma logística muito complexa, que começa quando o ERP nos notifica automaticamente sobre as matérias-primas que necessita para produzir.

    Assim que recebemos o material de que necessitamos, o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux identifica a mercadoria que chega ao armazém. Após a geração das etiquetas de identificação, o material é depositado em caixas plásticas de tamanho padrão para facilitar nossa logística interna. Estas caixas são as que são introduzidas no armazém automático da Mecalux. O sistema é composto por transelevadores miniload que armazenam automaticamente as caixas codificadas seguindo as orientações do Sistema de Gerenciamento Easy WMS. As caixas, além de codificadas, também foram pesadas, o que nos confere valor acrescentado no desenvolvimento da nossa atividade.

  • Por que o peso de cada caixa é tão importante em suas operações diárias?

    Saber o peso das caixas que o fornecedor enviou permite calcular com precisão o consumo interno de cada produto. Um dos problemas que tínhamos antes era que as informações de estoque registradas eram imprecisas e a quantidade que havia sido informada ao sistema não era consumida. Assim que as caixas são armazenadas no armazém automático, nosso ERP, que também gerencia a parte de produção, notifica a Easy WMS sobre o material exato que precisa para cada lote de produção. O sistema Mecalux é responsável por fornecer o material necessário às linhas de produção e controlar a rastreabilidade da mercadoria em tempo real.

    Se fosse reembolsado pela devolução do sistema automático, eu nunca o faria
  • Como os produtos são expedidos do armazém automático para caixas?

    Antes do início das linhas de produção, a ordem de fabricação é enviada ao Easy WMS para que o armazém automático para caixas expeça a matéria-prima que precisamos para produzir. O software organiza os envios seguindo o critério FIFO (first in, first out), ou seja, os produtos mais tempo armazenados, são enviados primeiro. Em cada corredor do armazém automático, os transelevadores extraem as caixas de suas localizações e as colocam em uma das esteiras de saída, onde um robô AIV é responsável por pegar a mercadoria e levá-la a cada estação de trabalho. Lá, os operadores têm tudo o que precisam para trabalhar e não precisam se preocupar em receber os materiais, que sempre chegam automaticamente ao posto de trabalho. Nem precisam se preocupar com a rastreabilidade dos produtos: o sistema de gerenciamento os controla automaticamente.

  • Armazém do fabricante de material elétrico Normagrup em Astúrias (Espanha)
    "Mecalux atendeu a todos os requisitos e necessidades que incluíram a complexidade de comunicar os AIVs com o armazém"

    Quais os benefícios que o sistema de gerenciamento traz para sua logística?

    O software nos fornece uma série de benefícios fundamentais. A primeira é, logicamente, o gerenciamento robótico do processo logístico, ou seja, ordenar o armazenamento de todas as caixas de forma automática. O segundo benefício é a rastreabilidade, sabendo onde está cada caixa, que mercadoria contém, quando foi comprada, de quem foi comprada e quando foi usada. O terceiro benefício é o gerenciamento de estoque. Ao acompanhar o peso exato de cada caixa, temos a garantia de que essas unidades estão lá e que não vamos encontrar uma caixa vazia. O quarto benefício é a ordem que traz para toda a instalação. O software está configurado para colocar cada produto em sua localização sem erros e com a máxima eficiência.

  • Como era a logística de Normagrup antes?

    Era um pouco caótico. Temos quatro linhas de montagem automáticas e todas solicitavam material ao mesmo tempo, o que nos obrigou a ter muitas pessoas procurando produtos no armazém. Embora tenhamos tentado coordenar com a produção, a verdade é que houve erros e contratempos com o estoque, pois, poderia acontecer que fosse enviada menos quantidade de produto do que o solicitado. Havia também desordem, ou seja, produtos armazenados em locais errados e, consequentemente, dificuldades no controle da rastreabilidade da mercadoria. Toda essa situação nos causou muitos problemas. À medida que nossa taxa de crescimento aumentava, percebemos que estávamos começando a ter muitas limitações e ineficiências no gerenciamento.

  • Quais melhorias você experimentou com a aposta pela tecnologia em sua logística?

    A diminuição de operadores à procura de produtos e o aumento da produtividade são talvez duas das melhorias mais evidentes. Destaco também a ordem. O armazém automático nos proporcionou uma melhor organização da mercadoria, rastreabilidade completa e eliminação de erros. A automação evita que tenhamos que parar nossa produção por falta de materiais, fato que, se ocorresse, teria um custo muito alto para o nosso negócio: não significa apenas ter que mudar a linha de fabricação repentinamente e buscar uma solução imediata, mas também o que nos obriga a contatar o cliente e dizer-lhe que não podemos entregar seu pedido. Felizmente, desde que lançamos o armazém automático, esses erros não ocorrem mais. Tudo funciona como planificado e isso melhora nossa imagem, tanto internamente, como nos sentimos satisfeitos com nosso trabalho, quanto para nossos clientes, pois, podemos prestar o serviço que eles merecem.

  • No final das contas, o investimento compensou.

    Sem dúvida. Além do investimento inicial ou da amortização do armazém automático, sempre me dizia, refletindo em voz alta, que devíamos esquecer os números e analisar como trabalhávamos, desde a desordem que havia com o material até os problemas que tínhamos que interromper uma ordem de produção porque não foi possível localizar uma caixa. No final, os intangíveis tornam-se tão tangíveis que o benefício é indiscutível. Se não tivéssemos optado por este tipo de sistema de armazenamento automático, seria impossível trabalhar neste armazém agora. Por espaço, visto que, obviamente, um sistema como este permite otimizar o volume do armazém. E também pela velocidade e flexibilidade que oferece. Não vou negar, estou apaixonado pela solução. Voltar agora seria uma loucura. Se eu fosse reembolsado pela devolução do sistema, nunca o faria. A incorporação do armazém automático marcou um antes e um depois na nossa forma de trabalhar.

  • Que futuro aguarda Normagrup?

    Temos certeza de que nosso crescimento continuará, como tem sido nos últimos quarenta anos. As nossas necessidades logísticas também vão crescer, pelo que a curto prazo teremos de ampliar o número de armazéns e instalar sistemas de armazenamento automático, pois, sabemos que é benéfico para nós. A longo prazo, consideraremos a automatização da logística interna entre os diferentes armazéns que temos. É uma aposta para o futuro, mas que já temos em mente.