WES vs WCS: diferenças e aplicações

01 dez 2025

O uso de um WES melhora os sistemas automáticos e os recursos humanos

Integrar robôs e soluções automatizadas em um armazém requer diferentes camadas de controle que trabalham em conjunto. Cada software oferece funcionalidades específicas: enquanto o software de gerenciamento de armazéns ( WMS) realiza o planejamento global, o Warehouse Execution System (WES) coordena as operações diárias da instalação automática e o Warehouse Control System (WCS) é responsável por dar ordens diretas às máquinas.

WES: armazéns mais ágeis

O sistema de execução WES coordena os elementos de um armazém automático: atribui recursos, sequencia tarefas e acelera fluxos de trabalho em tempo real. Além disso, minimiza os tempos de inatividade na instalação e contribui para manter um ritmo operacional constante.

Um WES aprimora sistemas automáticos alocando recursos, sequenciando tarefas e melhorando fluxos de trabalho

Os sistemas WES também têm a capacidade de agilizar as tarefas de picking em processos automáticos e mistos, pois consideram todos os recursos do armazém como um único ecossistema. Se um software de gerenciamento de armazém (WMS) fornece uma visão geral e permite o planejamento estratégico. Em um armazém automatizado, o WES é responsável por priorizar recursos e movimentações de forma otimizada, com base em sua disponibilidade, entre outros aspectos. Mecalux oferece funcionalidades nativas do WES em seu Easy WMS, garantindo assim que esta solução end-to-end garanta rastreabilidade, máxima eficiência e controle total do estoque.

O software WES direciona a execução de tarefas e recursos através de recursos que aumentam a eficiência operacional. Em caso de imprevistos, ele reorganiza proativamente a alocação de recursos e prioriza tarefas pendentes para se adaptar às variações de demanda e às restrições operacionais.

Um WMS fornece uma visão geral do armazém e permite seu planejamento

WCS: domínio direto da máquina

Equipamentos como transelevadores ou transportadores requerem um sistema que execute seus movimentos físicos. Através dos sistemas de controle de armazéns WCS, as máquinas interpretam as instruções enviadas pelos WMS. Logo são transmitidas para os PLC ou PC industriais para coordenar a movimentação de mercadorias usando equipamentos automatizados. Para isso, se comunicam constantemente com o WMS ou ERP, software de gerenciamento empresarial, com capacidades de gerenciamento de armazéns.

Um WCS executa os movimentos físicos de máquinas como transelevadores ou transportadores

Apesar de ser um componente crucial para a operação de sistemas automáticos, mesmo os mais simples, um WCS por si só não aumenta a eficiência de um armazém. Portanto, é conveniente integrá-lo a um software de execução de armazém (WES) e/ou software de gerenciamento (WMS) que localize produtos de forma consistente, reduza movimentações desnecessárias e maximize a produtividade.

Em caso de necessidades imprevistas, WES reorganiza a alocação de recursos

Duas opções para diferentes necessidades

Embora tanto o WES quanto o WCS possam funcionar com um WMS, cada um tem um alcance diferente. O WCS, por si só, pode ser limitado, pois apenas controla as máquinas sem coordenar processos complexos. Por outro lado, o WES permite um gerenciamento mais amplo das operações diárias do armazém, aproveitando os recursos disponíveis.

A melhor forma de obter um fluxo de trabalho eficiente é combinar esses sistemas com soluções de automação de um fornecedor integral como a Mecalux.