Citres: estantes resistentes a terremotos: agilidade e segurança da mercadoria

Citres: estantes resistentes a terremotos: agilidade e segurança da mercadoria

O acesso direto à estante de paletes facilita o manuseio de 200 paletes de entrada e saída diariamente

Citres: estantes resistentes a terremotos: agilidade e segurança da mercadoria

Citres, produtor e exportador italiano de alimentos em conserva, instalou estantes resistentes a terremotos Mecalux em seu armazém em Bovolone (Verona) com capacidade para 3.200 paletes. Esta instalação destaca-se pela segurança que proporciona no armazenamento de alimentos e por ter uma operação ágil e eficiente que garante rapidez na preparação e expedição dos pedidos.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Estantes de paletes
    Capacidade de armazenamento: 3.204 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 1.100 kg
    Altura das estantes: 9 m
  • Baixar PDF

Citres: conservas pelo mundo

Fundada em 1958 em Verona, Citres é uma conceituada empresa de conservas que comercializa todo tipo de produtos em azeite e picles, desde anchovas a azeitonas e pepinos. Todos eles são fabricados de acordo com práticas sustentáveis que ajudam a preservar o meio ambiente. 

Em uma área de 30.000 m2, esta empresa familiar possui três armazéns com capacidade total de 10.000 paletes e três linhas de produção onde são fabricados 15.000 potes / hora. Na alta temporada, Citres pode expedir um total de 600.000 potes de conservas por dia. 

Uns 40% da produção de Citres é exportada para o norte da Europa, Austrália e Estados Unidos. Os 60% restantes são distribuídos no mercado italiano. 

Versatilidade e segurança

Citres necessitava de uma solução que, além de maximizar a capacidade de armazenamento, proporcionasse acesso direto para facilitar o armazenamento e a separação de pedidos. Andrea Bellè, responsável pela logística e distribuição da empresa, reconhece que “a principal necessidade que tínhamos era dispor de mais espaço para armazenar todas as nossas referências”

Mecalux instalou duas estantes simples e mais oito para paletes duplos. Com cinco níveis, medem 9 m de altura, podendo armazenar 3.204 paletes com peso máximo unitário de até 1.100 kg. 

A segurança é uma prioridade para Citres, tanto no processo de produção quanto no armazenamento. A sede da empresa, em Verona, está localizada em uma região com atividade sísmica, portanto, as estantes deveriam ser suficientemente seguras e resistentes. Nesse sentido, as estantes foram calculadas considerando as indicações da norma italiana NTC 2008 e da norma europeia UEN 16681, por isso são especificamente reforçadas para suportar qualquer possível movimento sísmico que possa ocorrer na região. 

A eleição deste modelo de estante também se deve ao fato de ser especificamente projetada para facilitar o manuseio de mercadoria. Citres trabalha com 540 referências e, todos os dias, recebe e expede cerca de 200 paletes por dia. O acesso direto à mercadoria traz muita agilidade a todas as operações do centro, já que os operadores, com o auxílio de empilhadeiras retráteis, inserem e retiram os paletes de suas localizações com total dinamismo. 

A rastreabilidade dos produtos é essencial para Citres, pois, a empresa trabalha com produtos alimentícios que devem passar por rígidos controles de qualidade. Por isso, os operadores, equipados de terminais de radiofrequência, seguem as instruções do sistema na hora de armazenar e expedir a mercadoria. As estantes de paletes, por sua vez, também ajudaram a melhorar o gerenciamento de estoque e têm um depósito perfeitamente organizado. Tudo isto resulta em um melhor desempenho da instalação e um melhor serviço. 

Competitividade logística

Com este armazém, a logística de Citres é altamente produtiva e eficiente. As estantes de paletes permitiram à empresa italiana maximizar a capacidade de armazenamento, agilizar as operações e melhorar o controle de estoque

Andrea Bellè, responsável pela logística e distribuição, comenta que “a empresa está crescendo a um ritmo vertiginoso. Um dos próximos objetivos de Citres será agilizar a preparação de pedidos, reduzir erros e evitar quebras de estoque”. 

As estantes de paletes da Mecalux proporcionaram-nos uma elevada precisão no gerenciamento das localizações de nosso armazém.

Andrea Bell&egrave, Responsável de logística e distribuição de Citres

Benefícios para Citres

  • Maximização da capacidade de armazenamento: no total, as estantes de paletes somam uma capacidade de armazenamento de mais de 3.000 paletes.
  • Alta produtividade: o acesso direto das estantes permite que cerca de 200 paletes sejam movimentados diariamente, tanto de entrada quanto de saída.
  • Resistência a terremotos: as estantes de paletes são especificamente calculadas e reforçadas para resistir a qualquer movimento sísmico.
Estantes de paletes
Capacidade de armazenamento: 3.204 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.100 kg
Altura das estantes: 9 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento