O armazém de roupa esportiva e calçados da Adidas na Pensilvânia, Estados Unidos

O armazém de roupa esportiva e calçados da Adidas na Pensilvânia, Estados Unidos

As estantes da Interlake Mecalux armazenam a roupa esportiva e os calçados da Adidas

Adidas logo

A empresa de calçado e roupa esportiva Adidas equipou seu centro de armazenagem e distribuição na Pensilvânia (Estados Unidos) com estantes para picking e estantes para paletes da Interlake Mecalux. As estantes armazenam um total de 16 milhões de caixas, o que se traduz em 71.000 referências que farão com que a Adidas aumente sua capacidade de distribuição em 35%. As duas soluções de acesso direto permitem que a Adidas atinja seu objetivo de preparar e expedir pedidos online em apenas duas horas.

Adidas: nada é impossível

A Adidas é uma multinacional alemã fundada em 1949 que fabrica calçado, roupa e material esportivo. A empresa possui mais de 57.000 empregados que se encarregam de fabricar mais de 900 milhões de produtos anuais. Atualmente a Adidas lidera a economia global como uma das maiores fornecedoras de artigos esportivos.

Velocidade para os usuários ‘online’

Felix Felder, diretor de operações da Adidas, orgulha-se da velocidade e agilidade oferecidas pelo seu novo centro de armazenagem e distribuição localizado em Wilkes-Barre (Pensilvânia): “com a implementação deste centro conseguimos atingir nosso principal objetivo: ser velozes”.

Ainda acrescenta: “nosso propósito era preparar e expedir nossos pedidos em apenas duas horas a partir do momento em que um usuário faz a compra pela Internet até a encomenda ser carregada no caminhão”. A empresa conseguiu concretizar seus objetivos com a ajuda da Interlake Mecalux, que se encarregou de instalar as soluções de armazenagem mais adequadas permitindo que o fluxo das mercadorias ganhasse mais velocidade.

Esse novo armazém abastece a divisão que mais cresceu na Adidas durante os últimos anos: o e-commerce, além de trabalhar para seu mercado mais potente: América do Norte. Prova disso é que nos últimos cinco anos a Adidas registrou um aumento em sua cifra de negócio que se situa entre 20% e 30%. Devido ao aumento das vendas a empresa teve que se mudar para o novo armazém na Pensilvânia.

Desde o início a Adidas sabia perfeitamente como deveria ser o layout do armazém: “era necessário que todas e cada uma das operações fossem rápidas, pois assim conseguiríamos ser eficientes e ao mesmo tempo flexíveis. Ter um prazo tão curto para expedir os pedidos exige contar com operações que permitam antecipar-se à demanda para ser mais competitivos”, afirma Felder.

Segundo o diretor de operações da Adidas, a instalação de 78.317 m2 é uma referência em âmbito logístico e uma solução muito completa para preparar e distribuir tanto os pedidos online quanto as entregas a varejistas. Para atingir a velocidade fixada pela empresa era necessário ter aproximadamente 45.000 m2 de estantes e uma solução que permitisse preparar a maior quantidade possível de pedidos.

Felix Felder – Diretor de Operações da Adidas
A solução instalada pela Mecalux permitiu que atingíssemos o principal objetivo deste armazém: preparar os pedidos e enviá-los aos clientes no menor tempo possível. Além disso, também otimizamos nosso espaço de armazenamento para obter um aumento da capacidade”.

Estantes flexíveis e acessíveis

O novo centro da Adidas conta com 45.700 m2 de estantes Interlake Mecalux. A principal área de armazenagem possui 68 corredores e as estantes medem entre 8,5 e 10,5 m de altura, com 10 níveis de armazenagem providos de prateleiras aramadas. Em conjunto, são armazenados 16 milhões de caixas em 409.000 localizações.

Durante a fase do projeto, a Adidas nos pediu que o sistema de armazenagem instalado fosse suficientemente flexível para armazenar artigos de grandes dimensões, como bolsas de golfe. Também deveria oferecer acesso direto a cada uma das referências para agilizar a operação. “Não queremos que nenhum artigo esteja a mais de 30 m de qualquer um de nossos corredores de armazenagem”, afirma Felder.

Também foram disponibilizadas três áreas de estantes com mercadoria paletizada. Em uma delas há estantes de 12 m de altura com dois corredores de armazenagem. Algumas localizações estão mais protegidas porque armazenam produtos de alta gama, tal como calçado com um design mais sofisticado. Em outra área, de aproximadamente 465 m2, ficam os artigos mais volumosos. Portanto, a Adidas dispõe de 498 localizações para mercadoria paletizada.

Fluxos do armazém

O centro da Adidas caracteriza-se por sua agilidade durante a preparação de pedidos. A empresa recebe os produtos em caixas completas. Estas são colocadas em um sorter de entrada que separa os produtos de acordo com a categoria: calçado, roupa e material esportivo. Em seguida, os operadores colocam os artigos em paletes que se deslocam mediante um transportador para a área de armazenagem.

Ao preparar um pedido os operadores coletam as caixas diretamente das prateleiras e as transferem para a área de preparação de pedidos. Já ali os artigos são colocados em outras caixas de plástico que serão transportadas de forma automática para os postos de picking, onde os operadores classificam a mercadoria baseando-se no pedido correspondente. Uma vez concluído o pedido, este é enviado para a área de embalagem onde será acondicionado para seu envio e atribuída uma rota de transporte.

Com capacidade para gerenciar 71.000 referências, o armazém da Adidas prepara ao redor de 150.000 pedidos diariamente. Felder indica que os pedidos provenientes do comércio eletrônico têm uma média de 1,8 linhas por pedido, enquanto os pedidos dos varejistas têm quase 15 linhas por pedido. O armazém também recebe ao redor de 17.000 caixas diárias, principalmente de fornecedores de todo o mundo e de outras instalações da Adidas.

Segurança do armazém

A Interlake Mecalux trabalhou em estreita colaboração com a Adidas para garantir que o armazém fosse o mais seguro possível. Por exemplo, as estantes deveriam ter uma separação de 15 cm entre os montantes, pois se os aspersores automáticos fossem ativados a água poderia fluir livremente. “Essa medida foi colocada em prática posteriormente, quando o projeto do armazém já estava pronto”, afirma Felder, “já que era algo absolutamente imprescindível para nós”.

A Adidas também queria que as estantes tivessem uma altura específica, algo que dificultava o funcionamento do sistema de aspersores do armazém. “Esses dois aspectos relacionados à segurança do armazém fizeram com que mudássemos levemente o layout do armazém na última hora”, reconhece Felder.

Apesar disso, a Mecalux foi capaz de se adaptar, oferecendo-nos alternativas e sugestões para garantir o correto funcionamento do armazém. Tudo isso considerando o fator mais decisivo: minimizar a quantidade de espaço inutilizado a fim de melhorar a capacidade”, expressa o Diretor de Operações da Adidas.

O resultado de todo esse esforço e o bom entendimento entre ambas as empresas permitiram que a companhia de seguros da Adidas concedesse a este armazém a qualificação mais alta em termos de segurança.

Produtividade e aumento de capacidade

Em termos globais, tanto o layout do armazém quanto o layout das estantes ajudaram a melhorar a produtividade, dado que esta se multiplicou por dez em comparação com outras instalações da empresa. Segundo Felder, “agora somos mais produtivos porque podemos intervir no layout de todas e cada uma das partes do armazém a partir de sua concepção”.

A capacidade de armazenamento também aumentou consideravelmente. Felder estima que a capacidade de distribuição da Adidas teve um crescimento de 35%. Esses benefícios permitiram que a Adidas possa melhorar os serviços que oferece, tal como entregar os pedidos no mesmo dia em certos lugares ou no dia seguinte sem cobrar frete aos seus clientes.

Agora somos capazes de prestar serviços inovadores. Isso nos ajudará a continuar ampliando nosso portfólio de clientes e a fidelizá-los, uma vez que conseguimos satisfazer suas necessidades”, comenta Felder.

Benefícios para a Adidas

  • Velocidade: o layout do armazém com as estantes da Interlake Mecalux permite que a Adidas atinja seu objetivo de preparar e enviar os pedidos em apenas duas horas.
  • Maior capacidade: as estantes armazenam até 16 milhões de caixas, o que se traduz em um aumento de quase 35% em sua capacidade para atender os clientes.
  • Acesso direto: os operadores do armazém podem acessar facilmente os produtos localizados nas prateleiras, acelerando assim o armazenamento e a preparação dos pedidos.
  • Segurança: a altura das estantes e o espaço de separação entre os montantes têm o tamanho necessário para garantir que os aspersores automáticos, ou fire sprinklers, funcionem com eficiência.
Armazém da Adidas
N.º de paletes: 498
N.º de caixas: 16 milhões
N.º de referências: 71.000
N.º de pedidos/dia: 150.000

Produtos neste projeto

Fale com um especialista