Aosom, e-commerce de móveis de terraço e jardim, centraliza sua logística

Aosom, e-commerce de móveis de terraço e jardim, centraliza sua logística

A empresa de vendas online Aosom centralizou sua logística com um novo armazém e-commerce equipado com estantes resistentes a terremotos.

Aosom

Aosom, e-commerce especializado em móveis de terraço e jardim, centralizou sua logística em um único armazém em Itália. Mecalux equipou o armazém com estantes para paletes e estantes com corredores estreitos com capacidade para 80.000 paletes e acesso direto para preparar 8.000 pedidos diários.

Loja online de referência

Aosom é uma empresa líder na venda online de móveis de terraço e jardim, brinquedos, equipamentos de ginástica, artigos de decoração para o lar, lazer e também para animais de estimação. Com sede em Ningbo (China) e presença nos Estados Unidos e Canadá, a empresa está também presente em quase todos os mercados europeus (Reino Unido, Irlanda, Alemanha, França, Espanha, Itália, Portugal, Holanda, Polónia e Roménia, entre outros).

  • Ano de fundação: 2009
  • Presença internacional: Europa e América do Norte
  • Catálogo de produtos: +200.000
 

DESAFIOS

  • Preparar e enviar pedidos online em 24 horas.
  • Centralizar todas as mercadorias de 6 armazéns diferentes.
  • Instalar um sistema de armazenamento resistente a terremotos.

SOLUÇÃO

  • Estantes para paletes.

BENEFÍCIOS

  • Preparação e expedição de 8.000 pedidos online em 24 horas.
  • Logística centralizada em armazém com capacidade para 80.000 paletes.
  • Estantes preparadas para resistir a qualquer possível atividade sísmica.

 

Aosom, empresa líder na venda online de uma infinidade de artigos como móveis de terraço e jardim, entre outros, experimentou um enorme crescimento nos últimos anos, que até se destacou com a pandemia. A empresa aumentou o seu volume de negócios em 70% durante o COVID-19, um crescimento que obrigou a Aosom a centralizar a sua logística, construindo um armazém de e-commerce de 50.000 m² em Belgioioso (Itália) para reduzir custos e melhorar a eficiência.

“A principal necessidade que tínhamos era reunir em um único armazém o que anteriormente gerenciávamos em seis armazéns diferentes, sendo quatro próprios e dois subcontratados. A localização do novo centro logístico é totalmente estratégica, pois fica próximo às principais rodovias do país e com fácil acesso aos nossos escritórios em Assago”, afirma Liviu Chitu, Chefe de logística de Aosom.

Um armazém de e-commerce como o de Aosom deve ter um fulfillment ágil. Em outras palavras, todos os processos que decorrem desde o momento em que o cliente faz a sua compra até ao recebimento do seu pedido, devem ser realizados o mais rapidamente possível: tanto a armazenagem dos produtos como a preparação de pedidos, bem como o acondicionamento e distribuição da mercadoria (incluindo o gerenciamento de devoluções).

Além da agilidade, a Aosom precisava de um sistema de armazenamento robusto, versátil e resistente para poder armazenar uma grande variedade de mercadorias e, em geral, grandes dimensões, como móveis de terraço ou máquinas fitness.

Com estes constrangimentos logísticos, a gigante chinesa de e-commerce optou por dois tipos de estantes de paletização: convencional e corredor estreito. “Escolhemos as estantes para paletes com corredores estreitos para aproveitar o espaço do armazém e assim obter uma maior capacidade de armazenamento. Também instalamos estantes convencionais para armazenar as mercadorias mais volumosas”, explica Riccardo Traverso, gerente de logística da Aosom.

O último requisito que a Mecalux tinha que cumprir era referente à segurança de toda a instalação. O armazém da Aosom está localizado em uma região sísmica, então as estantes tiveram que ser projetadas para atender aos mais altos padrões de segurança. Sob este preceito, as estantes foram calculadas considerando as indicações da norma italiana NTC 2018 e da norma europeia EN 16681, portanto, são reforçadas para resistir a qualquer possível movimento sísmico que possa ocorrer na região.

Características do armazém

O novo armazém de Aosom destaca-se pela sua elevada capacidade de armazenamento: 80.000 paletes. Para reunir toda a mercadoria que a empresa tinha distribuída em seis armazéns, em apenas um, a área de superfície foi otimizada mantendo a agilidade nas operações. Como você conseguiu isso? Ao equipar a maior parte do centro logístico com estantes para paletes com os corredores mais estreitos, é possível instalar mais módulos de estantes e ganhar capacidade de armazenamento.

Os operadores utilizam empilhadeiras trilaterais para introduzir e retirar os paletes de suas localizações. Essas máquinas operam apenas dentro dos corredores, com 150 m de comprimento, de modo que não interferem nas demais operações e permitem que os operadores se concentrem na execução das tarefas de armazenamento com agilidade. Para o funcionamento de empilhadeiras trilaterais, foi colocado um fio enterrado no solo que produz um campo magnético que a máquina detecta e utiliza como guia, evitando possíveis impactos contra a estrutura das estantes e da mercadoria.

As estantes, com 11,5 m de altura, armazenam uma grande variedade de produtos de diferentes tamanhos e pesos. “Atualmente gerenciamos 4.000 referências, e ainda não estamos explorando totalmente todo o armazém”, diz o diretor de logística da Aosom.

Preparação de pedidos

“Um dos muitos benefícios que obtivemos com este novo armazém é a praticidade nas tarefas de armazenamento. A instalação de todas as estantes em um único espaço facilita muito o gerenciamento da mercadoria”, comenta o chefe de logística da Aosom.

A agilidade no armazém de e-commerce da Aosom é essencial para a empresa preparar e enviar até 8.000 pedidos por dia. O acesso direto oferecido pelas estantes para paletes é fundamental para poder imprimir essa velocidade nas operações.

Da mesma forma, o projeto de todo o armazém foi pensado para aumentar o dinamismo de sua principal operação: a preparação de pedidos. Os operadores trabalham por áreas, ou seja, são atribuídos determinados corredores para coletas as referências de cada pedido. Consequentemente, a distribuição correta da mercadoria evita que vários trabalhadores coincidam no mesmo corredor fazendo picking.

Os produtos com maior consumo encontram-se nas extremidades dos corredores, mais próximos das docas de carga, e os de menor demanda na parte central. Esta distribuição otimiza os movimentos dos operadores e equipamentos de movimentação. Devido às grandes dimensões do armazém, foi aberta uma passagem inferior que atravessa as estantes transversalmente e favorece a circulação dos operadores, enquanto atua como saída de emergência.

Por fim, ao projetar o layout do armazém, optou-se também por habilitar duas grandes áreas de carga e descarga de mercadoria. As docas de carregamento são os principais pontos de acesso no armazém de Aosom. Às segundas-feiras, dia de maior fluxo de movimentos, a empresa tem capacidade para receber e expedir cerca de 2.000 paletes. Para isso, em frente às docas, foi reservada uma área de pré-carregamento onde a mercadoria é acumulada no solo.

Armazém de e-commerce de referência

O novo armazém da Aosom em Belgioioso é um exemplo de agilidade e eficiência no setor de e-commerce. Graças às soluções de armazenamento da Mecalux, a empresa maximizou a capacidade de armazenamento, agilizou as operações e melhorou o controle de estoque.

“Nosso objetivo é ter uma base logística sólida que nos permita gerenciar todos os ciclos operacionais de forma independente. Nos últimos anos tivemos um enorme crescimento e queremos continuar assim”, conclui Riccardo Traverso, diretor de logística. O e-commerce está em plena expansão e a Aosom, como referência e líder na venda online de móveis de terraço e jardim, conta agora com uma logística preparada para enfrentar com eficiência qualquer desafio e satisfazer os seus clientes com um serviço rápido e de qualidade.

Estamos muito satisfeitos com nosso novo centro logístico porque o trabalho foi feito com profissionalismo e a montagem foi muito rápida. Escolhemos a Mecalux para equipar nosso armazém porque sabemos que é uma garantia de qualidade e segurança; algo essencial em uma grande instalação como a nossa.

Ricardo TraversoDiretor de Logística de Aosom Itália

Fale com um especialista