Estantes para paletes da Mecalux nos armazéns da rede atacadista Atacadão

Estantes para paletes da Mecalux nos armazéns da rede atacadista Atacadão

O Atacadão pode armazenar mais de 42.000 paletes em seu novo armazém do Brasil

Estantes para paletes da Mecalux nos armazéns da rede atacadista Atacadão

O Atacadão é uma rede atacadista brasileira com um ritmo de expansão incessante. Atualmente tem 27 centros de distribuição por todo o país (treze deles com estantes para paletes da Mecalux) e planeja inaugurar mais centros futuramente. Um de seus últimos projetos é um novo armazém de 45.000 m2 no município de Jacareí (estado de São Paulo) com capacidade para armazenar 42.898 paletes. A empresa sempre confiou nas estantes para paletes porque proporcionam capacidade, assim como garantem um fácil manuseio das cargas: nesse caso, o recebimento de 2.800 paletes e a distribuição de outros 3.220 diariamente.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Centro de distribuição de Atacadão
    Capacidade de armazenamento: 42.898 paletes
    Dimensões dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 1.250 kg
    Altura das estantes: 9 m
    Comprimento das estantes: 36 m
  • Baixar PDF

Mais de 50 anos de sucesso

Criado em abril de 1962, o Atacadão é uma rede atacadista que oferece um catálogo de produtos muito amplo e variado para seus clientes: supermercados, drogarias, hotéis, restaurantes, padarias e pequenos comércios em geral.

A empresa, com uma equipe formada por 50 mil colaboradores, não deixou de crescer desde que foi fundada. Claudio Pierre Galvão, gerente de compras e serviços do Atacadão, afirma que: “em 2018, tínhamos 166 unidades de autosserviço e 27 centros de distribuição no Brasil. Em 2019, nosso objetivo é inaugurar 20 autosserviços e mais dois armazéns”..

O sucesso do Atacadão tem como base, desde o início, fazer uma boa gestão de todos os seus recursos e operações de seus armazéns com o propósito de entregar os pedidos aos clientes com a máxima rapidez possível. Para tal, sempre contou com a colaboração de uma empresa de ponta em soluções de armazenamento como a Mecalux. “Não só tem produtos de qualidade, como também nos oferece um atendimento personalizado para resolver nossas necessidades o tempo todo. Além disso, cumpriu os prazos previstos”, indica o gerente de compras e serviços.

De fato, a Mecalux equipou treze de seus armazéns distribuídos por todo o Brasil, todos eles com estantes para paletes porque, conforme indica Claudio Pierre Galvão, “são muito habituais em empresas de nosso setor”.

Compactação e acesso direto

Recentemente, o Atacadão construiu um armazém de 45.000 m2 no município de Jacareí (estado de São Paulo). “Precisávamos de outro armazém porque o espaço de armazenamento tinha ficado pequeno para enfrentar o volume de recebimentos e expedições de nosso negócio”, explica o gerente de compras. “Além disso, também precisávamos agilizar a distribuição dos produtos aos pontos de venda do estado de São Paulo e incentivar as vendas porta a porta”, acrescenta. Por isso tudo, solicitou a assessoria da Mecalux para implementar o projeto.

A construção do armazém aconteceu em seis etapas diferentes. O centro foi ampliando sua capacidade de armazenamento em consonância com as necessidades logísticas do Atacadão. “Temos espaço para 42.898 paletes, embora, por enquanto, depositamos cerca de 30.000 paletes”, indica Claudio Pierre Galvão.

“Recebemos diariamente 2.800 paletes e expedimos outros 3.220”, aponta Galvão. Considerando tal quantidade de trabalho, foram instaladas estantes para paletes da Mecalux que ocupam praticamente toda a superfície e facilitam a gestão da mercadoria. Em um dia normal, os operadores percorrem os corredores de armazenamento introduzindo e retirando os paletes em suas localizações correspondentes com a ajuda de empilhadeiras retráteis.

As estantes medem 9 m de altura, divididas em seis níveis, com 36 m de comprimento. Ao tratar-se de corredores tão longos, foi aberta uma passagem inferior que cruza transversalmente todas as estantes e otimiza os deslocamentos dos operadores, além de cumprir a função de saída de emergência.

Nos níveis inferiores das estantes, os operadores fazem picking com a ajuda de máquinas selecionadoras de pedidos ao nível do solo. Coletam as caixas que compõem cada pedido diretamente dos paletes e fazem seu agrupamento em outro palete que irá acompanhá-los durante o percurso.

Ao concluírem o pedido, os operadores se encarregam de transferi-lo para a área de pré-cargas no solo, localizada exatamente em frente às docas de carga. Nessa área os paletes são classificados e agrupados em função do pedido ao qual correspondem ou à rota de transporte, com a finalidade de agilizar sua carga no caminhão de distribuição.

Graças às estantes para paletes, o Atacadão obteve a máxima capacidade possível e se beneficiou das vantagens oferecidas por essa solução de armazenamento, principalmente no que se refere à capacidade, versatilidade e acessibilidade.

Claudio Pierre Galvão - Gerente de compras e serviços do Atacadão
“Estamos muito satisfeitos com as estantes da Mecalux, pois têm uma excelente qualidade e duram muito. Além disso, optamos por elas porque facilitam a realização de nossas tarefas diárias.”

Benefícios para o Atacadão

  • Sistema muito versátil: O Atacadão gerencia múltiplas referências e produtos de diferentes dimensões e características. As estantes para paletes se adaptam a essa ampla diversidade.
  • Capacidade de armazenamento: a empresa não deixa de crescer e, consequentemente, de ampliar sua capacidade de armazenamento. Com esse armazém, é possível armazenar 42.898 paletes a mais.
  • Operação ágil: são recebidos diariamente 2.800 paletes e distribuídos outros 3.220. As estantes facilitam a entrada e saída desse número tão elevado de produtos.
Centro de distribuição de Atacadão
Capacidade de armazenamento: 42.898 paletes
Dimensões dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.250 kg
Altura das estantes: 9 m
Comprimento das estantes: 36 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento