O novo armazém do atacadista Bartofil Distribuidora no Brasil

O novo armazém do atacadista Bartofil Distribuidora no Brasil

No armazém do atacadista Bartofil, são preparados cerca de 1.000 pedidosà/dia e 35.000 paletes são gerenciados

O novo armazém do atacadista Bartofil Distribuidora no Brasil

O atacadista Bartofil Distribuidora implementou uma de suas estratégias de negócio: expandir-se pelo nordeste do Brasil. Para enfrentar este desafio construiu um novo armazém na localidade de Feira de Santana. A Mecalux equipou o novo armazém com estantes convencionais e uma torre de preparação de pedidos de quatro andares. Essas soluções foram projetadas para facilitar a preparação de uma média de 1.000 pedidos diários.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém da Bartofil Distribuidora: Estantes convencionais
    Capacidade de armazenamento: 33.400 paletes
    Dimensões dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 1.000 kg
    Altura das estantes: 12 m
    Comprimento das estantes: 91,3 m
    Armazém da Bartofil Distribuidora: Torres de picking
    Capacidade de armazenamento: 1.744 paletes e 21.280 caixas
    Dimensões dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 1.000 kg
    Dimensões das caixas: 420 x 400/350
    Peso máx. das caixas: 10 kg
    Altura da torre de picking: 10 m
  • Baixar PDF

Empresa familiar em expansão

Francisco Bartolomeu Cordeiro, sapateiro e agricultor, precisava de outra atividade econômica para sustentar sua família numerosa. Por isso, incentivou seus filhos mais velhos a se mudarem de cidade para aprenderem o ofício de comerciantes. Alguns anos depois, em 1951, fundaram sua empresa familiar.

Em 1958 a empresa já contava com uma rede de oito lojas de venda no varejo distribuídas por toda a região de Ponte Nova (no estado de Minas Gerais). Sua estratégia consistia em comprar grandes quantidades de produtos para logo distribuí-las em todas as suas lojas. O excedente era vendido a terceiros, iniciando assim as atividades de venda por atacado.

Desde então, a Bartofil Distribuidora se tornou uma das principais empresas atacadistas do Brasil, presente em praticamente todos os estados e com uma força de trabalhol superior a 1.600 funcionários.

Bartofil Distribuidora renova sua logística

A Bartofil Distribuidora tem um centro logístico de 41.000 m2 em Ponte Nova. Tal como explica Lúcio Flávio B. Bartolomeu, seu diretor de operações, “a partir desse centro são armazenados e distribuídos os produtos de aproximadamente 500 fornecedores provenientes de vários estados do Brasil".

"No entanto, necessitávamos de outro armazém”, afirma. Porque a empresa tinha perspectivas de aumentar seu volume de negócio na região Nordeste do país. Portanto, recentemente inaugurou um centro de distribuição de 23.000 m2 no município de Feira de Santana (no estado da Bahia).

O armazém é composto por estantes de paletização convencional da Mecalux que ocupam praticamente toda a superfície disponível. Medem 12 m de altura e proporcionam uma capacidade de armazenamento para 33.400 paletes. De acordo com o diretor de operações, a escolha dessa solução se deve ao fato de “já termos estantes da Mecalux no armazém de Ponte Nova, por isso conhecemos muito bem suas vantagens e qualidade”.

Além disso, “a Mecalux cumpriu nossas exigências sobre proteção contra incêndio”, assinala. Por exemplo, foram instaladas estantes especiais para os aerossóis que evitam uma possível propagação das chamas. Estes níveis incorporam, por sua vez, um maior número de sprinklers automáticos que atuam diretamente sobre essa zona caso seja necessário.

A Mecalux também instalou uma torre de preparação de pedidos de quatro andares destinada aos pedidos com produtos de alta e média rotatividade (tipo A e B). Trata-se de dois blocos de estantes dinâmicas, entre elas há estantes de picking dinâmico capazes de armazenar até sete caixas em profundidade em cada um dos canais. Nesta área são armazenadas cerca de 21.280 caixas e 1.744 paletes.

Lúcio Flávio B. Bartolomeu – diretor de operações da Bartofil Distribuidora
Nas estantes da Mecalux podemos armazenar todos os nossos produtos paletizados de uma grande variedade de referências. Estamos satisfeitos porque são estruturas muito versáteis, que se adaptaram ao peso e tamanho dos produtos com total facilidade”.

Grande volume de trabalho

No armazém são depositadas cerca de 10.000 referências diferentes que incluem artigos automotivos, para construção, esporte, lazer, papelaria e informática”, indica Lúcio Flávio B. Bartolomeu. Portanto, nesse sentido, as estantes convencionais são as mais indicadas para armazenar uma grande variedade de produtos, pois incorporam acessórios que permitem adaptar as dimensões das localizações de acordo com a mercadoria.

O armazém da Bartofil Distribuidora destaca-se devido ao seu grande volume de trabalho. Recebe diariamente uma média de 250 paletes e expede 250 que são distribuídos, principalmente, aos clientes do estado da Bahia e da região Nordeste do Brasil. Como oferece acesso direto aos produtos, as estantes convencionais permitem introduzir e retirar os paletes com maior rapidez.

A correta distribuição da mercadoria também é essencial para facilitar o trabalho dos operadores. Os produtos de características semelhantes são agrupados em áreas específicas bastando dirigir-se a elas quando se necessitar desses artigos específicos.

Diariamente são preparados cerca de 1.000 pedidos, por isso era imprescindível ter uma área destinada para tal operação: a torre de picking. Foram colocadas estantes dinâmicas em ambos os lados da torre. A mercadoria é introduzida por uma extremidade deslizando por gravidade até o lado contrário onde fica o corredor de picking. Os operadores coletam os produtos diretamente a partir do primeiro palete (os que ficam atrás são da mesma referência sendo utilizados como reserva.

Entre os dois blocos de estantes dinâmicas há estantes de picking dinâmico. São formadas por três plataformas com roldanas e têm uma leve inclinação para que as caixas se desloquem por gravidade. A vantagem dessas soluções para o picking é que sempre haverá estoque disponível permitindo efetuar a operação.

Cada um dos quatro espaços é um setor destinado a determinados produtos. Os operadores coletam os artigos que formam cada pedido diretamente das prateleiras das estantes de picking dinâmico. Seguem o método de agrupamento de pedidos, que consiste em confeccionar vários pedidos ao mesmo tempo durante o mesmo percurso.

Benefícios para a Bartofil Distribuidora

  • Operação ágil e eficiente: o armazém da Bartofil Distribuidora em Feira de Santana foi projetado para facilitar a entrada e saída de 250 paletes diários, assim como a preparação de 1.000 pedidos/dia.
  • Maior capacidade de armazenamento: o armazém tem capacidade para 35.144 paletes e 21.280 caixas que abastecem os clientes da empresa da região Nordeste do país.
  • Aproveitamento da superfície: as estantes convencionais ocupam praticamente toda a superfície do armazém.
Armazém da Bartofil Distribuidora: Estantes convencionais
Capacidade de armazenamento: 33.400 paletes
Dimensões dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.000 kg
Altura das estantes: 12 m
Comprimento das estantes: 91,3 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento