O Easy WMS dirige o armazém da fábrica de automóveis Renault

O Easy WMS dirige o armazém da fábrica de automóveis Renault

O SGA Easy WMS da Mecalux garante o funcionamento dos processos e operações do armazém de automóveis da Renault

plid: 2302572
classNameExpandoValue: {valueId=3804217, companyId=20157, tableId=169426, columnId=3116489, rowId=2302573, classNameId=20002, classPK=2302572, data=case}
className: case
O Easy WMS dirige o armazém da fábrica de automóveis Renault

O fabricante de automóveis Renault instalou o software de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux em seu armazém da fábrica de Sevilha (Espanha). A fábrica desta localidade realiza a montagem de caixas de câmbio e o armazém abastece as linhas de produção com os bens necessários a qualquer momento. Diariamente são enviadas à produção entre 60 e 80 paletes completos e cerca de 3.000 caixas. O SGA dirige o armazenamento da mercadoria e a preparação de pedidos, ao mesmo tempo em que garante o abastecimento ininterrupto à fábrica.

plid: 2302572
classNameExpandoValue: {valueId=3804217, companyId=20157, tableId=169426, columnId=3116489, rowId=2302573, classNameId=20002, classPK=2302572, data=case}
className: case

Da ISA à Renault

A Renault é um dos fabricantes de automóveis com maior presença internacional. Nasceu na França em 1898 e hoje em dia é uma das empresas mais comprometidas com a construção de veículos elétricos de zero emissão.

A fábrica de Sevilha iniciou suas atividades em 1938 através das Indústrias Subsidiarias de la Aviación (ISA), empresa fabricante de peças de avião. Alguns anos depois, em 1958, a ISA começou a produzir caixas de câmbio para a Renault e, após o sucesso dessa experiência, o grupo francês adquiriu a ISA.

Esta fábrica goza de uma excelente reputação tanto dentro quanto fora do grupo Renault. Abrange 30% das necessidades da empresa em âmbito mundial e exporta 80% de sua produção às fábricas do grupo na França, Reino Unido, Rússia, Turquia, Marrocos, Argentina e México, entre outras.

Funcionamento do armazém

Este centro oferece uma capacidade de armazenamento para cerca de 1.200 paletes e atualmente está sendo ampliado, o que lhe permitirá receber mais 1.000 paletes. O armazém recebe peças utilizadas na montagem das caixas de câmbio, principalmente eixos e pinhões.

Na fábrica de Sevilha produzem um milhão de caixas de câmbio por ano, que são enviadas às diferentes unidades de produção que a aliança Renault-Nissan possui em todo o mundo.

O armazém envia diariamente à fábrica peças sem efetuar nenhuma preparação prévia. Trata-se de peças que, como os eixos, não são aptas para fazer picking devido às suas dimensões.

No entanto, a maioria dos pedidos exige preparação, diariamente são preparados entre 60 e 80 pedidos. Este é o caso dos pinhões. Uma vez recebidos, os operadores depositam os itens de cada ordem de fabricação em estantes de menores dimensões que, posteriormente, são transferidos para a produção com a ajuda de veículos guiados automaticamente (AGV). A utilização destas estantes visa proporcionar a mercadoria necessária às linhas de produção e facilitar a montagem das caixas de câmbio. Cada uma delas leva os itens indispensáveis para abastecer duas ordens de fabricação (a primeira na parte da frente e a segunda na parte de trás).

Easy WMS da Mecalux

A função do Easy WMS, o SGA desenvolvido pela Mecalux Software Solutions, consiste em direcionar todos os processos que ocorrem no armazém da Renault, incluindo a entrada da mercadoria proveniente das oficinas de usinagem, o picking e o envio dos produtos às linhas de produção e/ou à expedição.

Para o desenvolvimento das diferentes operações do armazém, o Easy WMS da Mecalux está em permanente comunicação com o GPT, o ERP da Renault, assim como com o robô autômato que gerencia as linhas de montagem. Através do protocolo de comunicações Modbus TCP, o robô facilita ao SGA uma lista dos itens imprescindíveis para cada ordem de fabricação em andamento.

Em seguida o SGA transmite as ordens aos operadores. Estes dispõem de um terminal de radiofrequência para executar o picking. O sistema lhes indica a mercadoria que cada contêiner precisa e a quantidade que devem coletar, o que minimiza qualquer possibilidade de erro.

Benefícios para a Renault

  • Controle perfeito da mercadoria: o software de gestão de armazéns é capaz de saber o status do inventário em tempo real.
  • Sistema de preparação de pedidos ágil: o SGA indica aos operadores como preparar os pedidos que serão enviados às linhas de produção, eliminando assim qualquer possibilidade de cometer erros.
  • Máximo desempenho: o Easy WMS da Mecalux garante o funcionamento perfeito de todos os processos e operações do armazém.
plid: 2302572
classNameExpandoValue: {valueId=3804217, companyId=20157, tableId=169426, columnId=3116489, rowId=2302573, classNameId=20002, classPK=2302572, data=case}
className: case

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento