Dois armazéns autoportantes para as bebidas sem álcool da San Benedetto

Dois armazéns autoportantes para as bebidas sem álcool da San Benedetto

Armazenamento de bebidas sem álcool em San Antonio de Requena (Valência)

Dois armazéns autoportantes para as bebidas sem álcool da San Benedetto

San Benedetto, uma das produtoras de bebidas sem álcool mais populares na Espanha, renovou sua fábrica em San Antonio de Requena (Valência) baseando-se nos novos requisitos e nas perspectivas de crescimento da empresa. A Mecalux esteve presente o tempo todo, construindo armazéns autoportantes de grande capacidade para resolver suas necessidades.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazén de San Benedetto
    Capacidade de armazenamento: 2.624 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 1.000 kg
    Altura das estantes: 11 m
    Comprimento das estantes: 50 m
    Número de canais: 164
    Profundidade dos canais: 20 m
  • Baixar PDF

 

Quem é a San Benedetto

A San Benedetto é uma empresa italiana especializada na produção de bebidas sem álcool. Seu catálogo de produtos inclui água mineral com gás e sem gás, água aromatizada com sabores, chá, bebidas com suco, isotônicas e refrigerantes.

Em 1997, a empresa instalou-se na Espanha e construiu sua fábrica na localidade de San Antonio de Requena (Valência), junto a dois mananciais: Fuente Primavera e Fuencisla. A fábrica está localizada em uma posição estratégica, com acesso direto a uma das rodovias mais importantes do país, o que lhe permite abastecer com maior rapidez seus clientes da faixa mediterrânea e do centro da Espanha.

Necessidades e solução

A San Benedetto é uma das empresas líderes na Espanha e suas bebidas estão presentes em todos os canais de venda e grandes cadeias de distribuição do país. Nos últimos anos, fez um investimento enorme para implementar a última tecnologia em todos os seus processos produtivos. Como resultado desse esforço, aumentou as vendas e reforçou sua posição no mercado.

Anualmente, fabrica mais de 1 bilhão de vasilhames e comercializa ao redor de 932 milhões de litros de bebidas sem álcool. Para enfrentar essa grande produção, assim como as perspectivas de crescimento futuro, sempre contou com a colaboração da Mecalux. Com sua assessoria, a empresa realizou projetos que melhoraram sua logística e que se ajustaram às suas necessidades a todo o momento.

Inicialmente, entre 2002 e 2003, a Mecalux construiu dois armazéns autoportantes de 9,5 m de altura com o sistema de paletização compacta drive-in e uma capacidade de armazenamento superior a 15.000 paletes.

No entanto, o espaço era insuficiente para armazenar o incessante aumento da produção. Por isso, em 2008, a San Benedetto contratou a Mecalux para construir um novo armazém autoportante de características semelhantes aos dois anteriores (embora, nesse caso, com estantes de paletização dinâmica).

Construção autoportante

Os armazéns autoportantes são uma solução que aproveitam ao máximo a superfície disponível e a altura do edifício permitindo obter uma maior capacidade de armazenamento.

São compostos por estantes que suportam seu próprio peso, da mercadoria armazenada e dos fechamentos verticais e do telhado. Por outro lado, as estantes suportam a canalização do sistema de ventilação, a iluminação e as tubulações.

Para projetar uma instalação dessas características, devem ser considerados os fatores que interagem sobre sua estrutura, tais como a força transmitida pelo vento, grau sísmico que corresponde à área onde são instaladas, assim como as normas de construção vigentes no país.

Estantes dinâmicas

As estantes dinâmicas são formadas por um conjunto de canais com uma inclinação de 4% que facilita o correto deslocamento dos paletes por gravidade a partir da parte mais alta (entrada) até a mais baixa (saída).

O bloco mede 11 m de altura, com quatro níveis e 50 m de comprimento. É formado por 164 canais de 20 m de profundidade que armazenam até 16 paletes. A capacidade total de armazenamento é de 2.624 paletes.

Essa solução agiliza a carga e descarga da mercadoria garantindo também o fluxo contínuo de produtos. As manobras dos operadores são mínimas, pois só é necessário colocar ou retirar os paletes de suas localizações correspondentes.

O corredor no qual se realiza a retirada dos paletes coincide com a área da expedição. Portanto, dessa forma é possível carregar os caminhões diretamente a partir das estantes sem necessidade de efetuar pré-cargas.

As estantes dinâmicas garantem uma perfeita rotatividade da mercadoria, aplicando o método FIFO (first in, first out), ou seja, o primeiro palete a entrar é o primeiro a sair.

Benefícios para a San Benedetto

  • Número elevado de localizações: o armazém autoportante aproveita ao máximo a superfície permitindo conseguir uma capacidade de armazenamento para 2.624 paletes.
  • Aumento da produtividade: tanto a carga quanto a descarga dos produtos é realizada com rapidez e sem interferências entre ambas as operações.
  • Perfeita rotatividade da mercadoria: as estantes possibilitam a rotatividade dos produtos através do método FIFO.
Armazén de San Benedetto
Capacidade de armazenamento: 2.624 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.000 kg
Altura das estantes: 11 m
Comprimento das estantes: 50 m
Número de canais: 164
Profundidade dos canais: 20 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento