Estantes convencionais e transportadores para chá da Dammann Frères

Estantes convencionais e transportadores para chá da Dammann Frères

O novo armazém está interligado à fábrica através de um transportador automático

Estantes convencionais e transportadores para chá da Dammann Frères

A marca de chá francesa Dammann Frères tem um novo armazém equipado com estantes de paletização convencional e um circuito de transportadores automáticos interligado à fábrica. O armazém tem capacidade para 11.000 paletes e o transportador tem um comprimento de 48,3 m.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Transportador
    Velocidade de transporte: 20 m/min
    Comprimento: 48,3 m
    Estantes convencionais
    Capacidade de armazenamento: 11.000 palets
    Medidas dos paletes: 800 x 1.200; 1.000 x 1.200; 1.200 x 1.200 mm
    Peso máximo dos paletes: 500 kg
    Altura das estantes: 9,5 m
  • Baixar PDF

A marca de chá francesa Dammann Frères tem um novo armazém equipado com estantes de paletização convencional e um circuito de transportadores automáticos interligado à fábrica. É um sistema de transporte muito eficaz, que garante um fluxo constante de mercadorias e minimiza as interferências com as restantes operações.

Quem é a Dammann Frères

Fundada em 1925 pelos irmãos Pierre e Robert Dammann, esta empresa tornou-se a maior marca de chá da França. A empresa introduziu tecnologia em todos os seus processos produtivos para desenvolver e ampliar seu catálogo de chás aromatizados.

Após três gerações de sucesso nos negócios, a Dammann Frères conseguiu aumentar as exportações estando presente em mais de 60 países.

Necessidades e solução

A Dammann Frères tinha um armazém de 9.000 m2 na cidade de Orgeval (perto de Paris), mas que não tinha a capacidade de armazenamento necessária para lidar com o aumento das vendas registrado nos últimos anos.

Para resolver essa situação e fortalecer seu ritmo de crescimento, a empresa mudou-se para uma nova fábrica de 30.000 m2 localizada em Dreux. O armazém é composto por três áreas diferenciadas: embalagens e caixas de papelão, produto acabado e matérias-primas.

As diferentes áreas do armazém foram equipadas com estantes de paletização convencional, uma vez que se adapta a qualquer tipo de carga, peso e volume variável.

Da mesma forma, o armazém está interligado à fábrica através de um circuito de transportadores da Mecalux.

Transportadores automáticos

O circuito de transportadores tem a função de enviar a mercadoria diária necessária do armazém para a fábrica de forma automática. Incorpora uma recirculação que redistribui os paletes com facilidade diante de qualquer eventual incidente.

É um sistema reversível, isto é, também pode devolver a mercadoria que já não for necessária para o armazém. Para evitar interferências foi estabelecido um protocolo de acordo com o qual este percurso só deve ser realizado a partir das quatro da tarde e com autorização prévia.

No início do circuito, os operadores auxiliados por empilhadeiras colocam os paletes em uma mesa hidráulica, que eleva a carga até a altura do transportador.

Quando o palete tiver chegado ao seu destino, outra mesa hidráulica se encarregará de descê-lo ao nível do solo para que os operadores possam retirá-lo do circuito.

Os transportadores são comandados pelo software de controle Galileo da Mecalux, que se encarrega de garantir o correto funcionamento do sistema e executar os movimentos no momento de levar a mercadoria para a fábrica.

Estantes convencionais

As três áreas do armazém estão equipadas com este tipo de estante. Capazes de armazenar uma grande quantidade de paletes com muitas referências diferentes, sua distribuição é distinta em cada um dos setores para que se adaptem à grande variedade de produtos disponíveis.

Esse sistema de armazenamento tem a vantagem de permitir acesso direto a todos os paletes, o que facilita as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos. O picking, nos níveis inferiores, é feito diretamente a partir dos paletes enquanto nos níveis superiores se deposita os produtos de reserva, o que permite ter à disposição a mercadoria necessária o tempo todo.

Os operadores percorrem o armazém localizando as referências de cada pedido indicado pelo software de gestão de armazéns (SGA) através de um terminal de radiofrequência.

No armazém de produtos acabados, os operadores utilizam empilhadeiras elétricas para corredores estreitos ao manusear os paletes. Essas máquinas necessitam de guias mecânicas em ambos os lados do corredor para circularem com total segurança e evitar possíveis danos acidentais às estruturas das estantes.

Benefícios para a Dammann Frères

  • Gestão logística ideal: a mercadoria é classificada e armazenada na área correspondente do armazém de acordo com suas dimensões, rotatividade e características.
  • Agilidade no transporte da mercadoria: o transportador desloca com muita rapidez a mercadoria do armazém para a fábrica, evitando interferências entre as restantes operações.
  • Alta produtividade: o acesso direto à mercadoria garante uma maior agilidade na gestão da mercadoria.
Transportador
Velocidade de transporte: 20 m/min
Comprimento: 48,3 m

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento