O armazém de congelados da Comag com uma operação eficiente

O armazém de congelados da Comag com uma operação eficiente

A Comag instala uma solução para o armazenamento de produtos congelados

O armazém de congelados da Comag com uma operação eficiente

A Comag equipou seu armazém de congelados localizado em Mondovi (Itália) com dois blocos de estantes para paletes sobre bases móveis Movirack. Este sistema garante uma capacidade de armazenamento que permite receber mais de 2.000 paletes, sem perder o acesso direto à mercadoria.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    O armazém de Comag
    Capacidade de armazenamento: 2.134 paletes
    Medidas do palete: 800 x 1.200 x 1.900 mm
    Peso máximo do palete: 1.000 kg
    Altura das estantes: 6,5 m
    Nº de estantes Movirack: 14
  • Baixar PDF

Necessidades e solução

A Comag é um operador logístico especializado em frio com sede em Mondovi, no norte da Itália. Sua câmara de congelamento trabalha a uma temperatura constante de -25 ºC, por isso, a empresa necessitava de uma solução que a ajudasse a economizar energia. Mas também precisava de um sistema de armazenamento que proporcionasse a capacidade necessária para poder depositar a mercadoria de todos os seus clientes (principalmente do setor alimentício).

Considerando estas premissas, a Mecalux forneceu dois blocos de estantes para paletes sobre bases móveis Movirack de 6,5 m de altura e 25 m de comprimento. Os operadores utilizam empilhadeiras retráteis para colocar e retirar os paletes de suas localizações correspondentes.

Características básicas das estantes sobre bases móveis

O Movirack é um sistema de armazenamento por compactação que suprime o número de corredores, mas ao mesmo tempo facilita o acesso direto às referências uma vez que o corredor de trabalho é aberto. As estantes são colocadas sobre bases móveis que se deslocam lateralmente sobre trilhos quando o operador emite a ordem com a ajuda de um rádio controle.

Este sistema é especialmente apropriado para as câmaras frigoríficas (de refrigeração ou, como neste caso, congelamento), porque consegue diminuir o consumo energético para gerar frio uma vez que o distribui entre um maior número de paletes. Dessa forma, é possível reduzir o gasto por palete.

O sistema está equipado com vários dispositivos de segurança destinados a proteger os operadores e a mercadoria armazenada. Foram instaladas barreiras externas e internas com fotocélulas que param qualquer atividade quando os operadores trabalham no interior dos corredores.

Os dois blocos de estantes dispõem de seu próprio armário de controle encarregado de dirigir e processar as diferentes ordens de movimento. Além disso, os armários embarcados e variadores de potência das estantes suavizam a partida e a frenagem para alongar a vida dos componentes mecânicos que compõem este sistema (rodas, motores, guias, etc.).

Paolo Canavese - Representante legal da Comag
«Estamos maravilhados com as estantes Movirack da Mecalux. Com estas estantes aumentamos a capacidade de armazenamento e a produtividade. Além disso, gastamos menos energia para manter a temperatura necessária de -25ºC no armazém».

 

Benefícios para a Comag

  • Maior capacidade de armazenamento: os dois blocos de estantes aproveitam ao máximo o espaço disponível para proporcionar uma capacidade de armazenamento para 2.134 paletes.
  • Agilidade nas entradas e saídas: embora seja um sistema por compactação, o sistema Movirack confere acesso direto à mercadoria, o que se traduz em uma maior rapidez na gestão da mercadoria.
  • Economia de energia: o sistema Movirack aproveita ao máximo o volume da câmara e, como consequência, o consumo de energia por palete armazenado será menor.
O armazém de Comag
Capacidade de armazenamento: 2.134 paletes
Medidas do palete: 800 x 1.200 x 1.900 mm
Peso máximo do palete: 1.000 kg
Altura das estantes: 6,5 m
Nº de estantes Movirack: 14

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento