O armazém de congelados Mooijer-Volendam com uma operação eficiente

O armazém de congelados Mooijer-Volendam com uma operação eficiente

Mooijer-Volendam instala uma solução para o armazenamento de produtos congelados

O armazém de congelados Mooijer-Volendam com uma operação eficiente

A empresa de pesca holandesa Mooijer-Volendam B.V. equipou uma de suas câmaras de congelamento com estantes sobre bases móveis Movirack da Mecalux. Esta solução aproveita ao máximo toda a superfície do armazém e proporciona capacidade de armazenamento para 4.349 paletes.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Câmara de congelamento da Mooijer-Volendam B.V.
    Capacidade de armazenamento: 4.349 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 / 1.000 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 1.000 kg
    Altura das estantes: 10 m
    Comprimento das estantes: 27 m
  • Baixar PDF

Quem é a Mooijer-Volendam B.V.?

Essa empresa holandesa se dedica à venda por atacado de uma ampla oferta de frutos do mar, peixe defumado, frutas e verduras congeladas.

Nasceu em 1988 quando os irmãos Carlo e René Mooijer se encarregaram da empresa de seus pais, dedicada à pesca e venda de camarão e frutos do mar. A nova empresa prosperou com muita rapidez quando começou a produzir camarão descascado em 1996.

Atualmente, é um dos fornecedores mais importantes do setor no país, uma vez que controla toda a cadeia de produção, desde a pesca e transformação na fábrica até o armazenamento nas câmaras de refrigeração, além de fazer a distribuição em seus próprios caminhões. Seus produtos são distribuídos por toda a Europa, principalmente, Alemanha, Áustria, Bélgica e Reino Unido.

Uma empresa em constante expansão

Desde que foi fundada, a Mooijer-Volendam B.V. não parou de crescer. Por exemplo, em 2003 a empresa fez a fusão com a Lou Snoek, uma marca de peixe fresco defumado muito popular nos Países Baixos. A partir disso, o catálogo de produtos desta marca (que incluía cavala defumada, arenque, espadilhas, salmão e angula) passaram a fazer parte da Mooijer-Volendam B.V.

“Nos últimos anos, ampliamos nossas instalações de Volendam para poder armazenar todos os produtos que distribuímos pela Europa e enfrentar o aumento das vendas”, explica René Mooijer, diretor-geral da Mooijer-Volendam B.V. Temos ali uma câmara de defumar para os produtos que devem ser submetidos a este processo.

A empresa contou com a Mecalux, por intermédio da Toyota Material Handling, para equipar o armazém de produtos acabados localizado no centro de Volendam com um sistema de armazenamento, indica René Mooijer, “duradouro e flexível”. Trata-se de uma câmara que trabalha a uma temperatura constante de -25 ºC com o propósito de manter a mercadoria em bom estado.

Compactação e acesso direto

O armazém é composto por oito estantes duplas sobre bases móveis Movirack e duas fixas. Todas elas medem 10 m de altura e 27 m de comprimento proporcionando, no total, uma capacidade de armazenamento para 4.349 paletes com um peso máximo de 1.000 kg.

Ao suprimir o número de corredores, podemos considerar que este é um sistema de armazenamento por compactação, que aproveita toda a superfície com a finalidade de oferecer a máxima capacidade de armazenamento possível. Além disso, as estantes Movirack são ideais para câmaras de congelamento como a da Mooijer-Volendam B.V., pois distribuem o frio entre um maior número de paletes.

As estantes repousam sobre bases móveis que se deslocam lateralmente quando o operador deseja abrir um corredor. Para dar ordens às estantes, conta com um controle remoto. A partir deste momento temos acesso direto a todos os produtos armazenados no corredor, o que nos permitirá depositar ou extrair os paletes com muita facilidade.

“O picking é uma das principais atividades desse armazém”, adiciona René Mooijer. Nesse armazém é possível aplicar a opção parking, que consiste em abrir mais de um corredor simultaneamente para poder trabalhar em vários deles ao mesmo tempo.

A opção parking é utilizada especialmente para fazer picking diretamente dos paletes localizados nos níveis inferiores das estantes. A vantagem desse sistema é que permite depositar nos níveis superiores os produtos de reserva impedindo, dessa forma, qualquer interrupção da operação.

Os operadores entram nos corredores correspondentes e coletam as referências que formam cada pedido diretamente dos paletes. Uma vez concluídos são enviados para a área de consolidação a fim de serem verificados e finalmente distribuídos aos seus clientes.

René Mooijer - Diretor-Geral da Mooijer-Volendam B.V.
“As estantes Movirack aproveitam toda a superfície de nosso armazém, o que nos proporciona a capacidade de armazenamento necessária para abastecer nossos clientes. Além disso, os corredores são suficientemente largos para operar dentro e, sobretudo, para fazer picking.”

Benefícios para a Mooijer-Volendam B.V.

  • Máxima capacidade de armazenamento: o sistema sobre bases móveis aproveita toda a superfície disponível gerando assim uma capacidade de armazenamento para 4.349 paletes.
  • Serviço eficiente: a operação é muito ágil. Os operadores apenas têm que emitir a ordem para abrir um corredor de trabalho e depositar ou extrair os paletes e preparar pedidos.
  • Acesso direto aos paletes: uma vez aberto um corredor de trabalho, todos os paletes da Mooijer-Volendam B.V. já podem ser facilmente acessados.
Câmara de congelamento da Mooijer-Volendam B.V.
Capacidade de armazenamento: 4.349 paletes
Dimensões dos paletes: 800 / 1.000 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.000 kg
Altura das estantes: 10 m
Comprimento das estantes: 27 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento