Armazém com corredores estreitos de alto desempenho da Rana Furniture

Armazém com corredores estreitos de alto desempenho da Rana Furniture

Estantes para paletes com corredores estreitos no novo armazém da Rana Furniture

Armazém com corredores estreitos de alto desempenho da Rana Furniture

O novo armazém que a Rana Furniture, empresa de móveis e artigos de decoração para a casa possui em Miami (Flórida) é composto por estantes convencionais com corredores estreitos da Interlake Mecalux. Graças a esta solução, a empresa obteve uma capacidade de armazenamento para 7.656 paletes, o que lhe permite continuar crescendo e inaugurando novos pontos de venda nos Estados Unidos.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém da Rana Furniture: Estantes convencionais
    Capacidade de armazenamento: 7.656 paletes
    Dimensões dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
    Altura das estantes: 6.7 m
    Número de níveis: 4
  • Baixar PDF

Sobre a Rana Furniture

Nascida em Miami em 2003, a Rana Furniture é uma empresa que distribui móveis e artigos de decoração para a casa das marcas mais populares do mercado. Seus móveis são fabricados nos Estados Unidos, América Latina, Canadá, China e Indonésia.

A inovação faz parte do DNA desta empresa, pois se adapta constantemente às novas necessidades dos clientes. Isso contribuiu para sua expansão, contanto que nos últimos anos passou de ter uma única loja em um shopping de Miami para abrir sete lojas ao sul da Flórida.

Necessidades da Rana Furniture

O novo armazém central da Rana Furniture, localizado ao sul da Flórida, é uma instalação crucial para o funcionamento do negócio. Sua finalidade é fornecer móveis para todos os pontos de distribuição que a empresa possui na maior brevidade possível.

A Rana Furniture solicitou a colaboração das empresas especializadas em soluções logísticas, Interlake Mecalux (IKMX) e Atlantic Rack, a fim de encontrar o sistema de armazenamento mais adequado para este centro de distribuição. Sua principal premissa era que, além da capacidade também facilitasse o manuseio manual dos produtos.

O armazém está equipado com estantes para paletes com corredores estreitos. Esse sistema aproveita a superfície do armazém para conseguir uma maior capacidade de armazenamento. Além disso, as estantes são capazes de armazenar uma grande variedade de móveis de diferentes tamanhos e volumes.

No momento de armazenar móveis, costuma ser habitual recorrer às estantes cantilever. No entanto, a Rana Furniture exigiu especificamente a instalação de estantes convencionais por razões de segurança, para prevenir e proteger o armazém contra qualquer eventualidade de incêndio.

Características do sistema de armazenamento

O armazém foi equipado com estantes de paletização convencional de 6,7 m de altura que oferecem uma capacidade total de armazenamento para 7.656 paletes.

Os produtos são classificados em função de suas características e rotatividade. Essa organização da mercadoria permitiu que a empresa agilizasse as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos.

Existem nove corredores estreitos: oito deles com 1,8 m de largura e outro de 2,4 m. Os operadores usam o sistema de faixa magnética, empilhadeiras guiadas automaticamente (AGV), para circularem pelo seu interior. Esse modelo baseia-se em um fio enterrado no solo que produz um campo magnético que a máquina detecta e usa como guia.

As máquinas (AGV) circulam centralizadas no interior dos corredores, evitando assim possíveis impactos contra a estrutura das estantes e da mercadoria.

Também foram disponibilizados cinco corredores mais largos, de 5,7 m, o que facilita que os operadores possam manobrar com rapidez. Nas estantes localizadas em ambos os lados, são depositados os móveis de maiores dimensões (por exemplo, sofás).

Como são preparados os pedidos

O armazém foi projetado para aumentar a velocidade de sua principal operação: a preparação de pedidos. São utilizadas máquinas de coleta de pedidos em altura para manusear a mercadoria e coletar os produtos que compõem cada pedido diretamente das estantes.

Essas máquinas têm uma cabine na qual se situa o operador que pode subir e descer junto à carga. Os operadores depositam as caixas nos paletes e, uma vez concluídos os pedidos, são transferidos para a área de consolidação.

Os operadores percorrem o armazém coletando as referências de cada pedido de forma manual. A distribuição correta da mercadoria evita que mais de um trabalhador esteja no mesmo corredor fazendo picking. A Rana Furniture conseguiu que o manuseio da mercadoria seja totalmente manual, reduzindo qualquer possibilidade de danificar os móveis.

Hector Rueda - Responsável pelas operações da Rana Furniture
"O novo sistema de armazenamento minimiza enormemente os eventuais danos da mercadoria e melhora a produtividade de nosso armazém. Antes um operador preparava um caminhão para expedir em um dia enquanto agora esse mesmo operador é capaz de preparar até três caminhões ao mesmo tempo".

Benefícios para a Rana Furniture

  • Alta produtividade: o desenho do armazém e a distribuição da mercadoria permitem que os operadores sejam capazes de preparar pedidos com rapidez.
  • Máxima segurança: o manuseio da mercadoria (tanto a preparação dos pedidos quanto das tarefas de armazenamento) é manual, o que evita que esta sofra qualquer tipo de dano.
  • Aproveitamento da superfície do armazém: as estantes aproveitam ao máximo a altura e a superfície do edifício. Dessa forma, se conseguiu uma maior capacidade de armazenamento sem perder o acesso direto às referências.
Armazém da Rana Furniture: Estantes convencionais
Capacidade de armazenamento: 7.656 paletes
Dimensões dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
Altura das estantes: 6.7 m
Número de níveis: 4

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento