Estante para paletes no armazém do operador logístico Dometrans na França

Estante para paletes no armazém do operador logístico Dometrans na França

O operador logístico Dometrans renova seu centro de distribuição na França com estantes para paletes

Estante para paletes no armazém do operador logístico Dometrans na França

As estantes para paletes são uma das soluções de armazenagem mais utilizadas pelos centros de distribuição dos operadores logísticos. O motivo é evidente: essas empresas gerenciam unidades de carga de diferentes tamanhos e de inúmeros clientes e as estantes se adaptam facilmente às suas dimensões, características e rotatividades variáveis. No novo armazém da Dometrans em Templemars, ao norte da França, são gerenciados 4.060 paletes com material de embalagem proveniente de diferentes clientes.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém da Dometrans
    Capacidade de armazenamento: 4.060 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 x 1.800 / 2.500 mm
    Peso máx. dos paletes: 650 kg
    Altura das estantes: 8 m
  • Baixar PDF

Importância da logística

Com sede na cidade de Lille (no norte da França), a Dometrans é um operador logístico que presta serviço a todo o tipo de empresas, independentemente de seu setor industrial.

A cadeia de suprimentos das empresas é cada vez mais complexa, pois têm que lidar com múltiplas referências e inúmeros pedidos que devem ser entregues no menor tempo possível. As empresas estão cientes da importância que a logística desempenha em seus negócios, por isso solicitam a colaboração de empresas especializadas que se encarregam de gerenciar da forma mais eficiente possível todas as suas operações.

Os operadores logísticos armazenam a mercadoria de seus clientes, fazem seu manuseio, preparam os pedidos e logo se encarregam de distribuí-los no momento oportuno. Como trabalham com produtos tão diversificados, destinam muitos recursos a fim de melhorar suas instalações e processos para se adaptar aos requisitos de seus clientes. Por exemplo, a Dometrans renovou seu armazém de 6.072 m2 para acomodar aproximadamente 1.000 referências e, segundo indica Benoît Henno, diretor-geral da Dometrans, “também visando expandir-nos para novos mercados”.

Características do armazém

A Mecalux forneceu estantes para paletes que ocupam praticamente toda a superfície do armazém. Medem 8 m de altura e, no total, oferecem uma capacidade de armazenamento para 4.060 paletes de 800 x 1.200 mm com um peso máximo unitário de 650 kg. A solução destaca-se pela sua versatilidade. Benoît Henno ressalta que “escolhemos as estantes para paletes da Mecalux sobretudo devido à sua flexibilidade, pois podemos depositar qualquer tipo de produto”.

O estoque da Dometrans, composto principalmente por material de embalagem, é muito diversificado e inclui tanto paletes de pequenas dimensões quanto de muita altura (até 2.500 mm). Os níveis das estantes foram adaptados a tal característica, por isso, algumas localizações são maiores.

A escolha de tal modelo de estantes também se deve ao fato de que seu acesso direto aos paletes facilita seu manuseio. O armazém recebe e expede em média 500 paletes por dia (cerca de 300 são enviados pelos fornecedores e produção e 200 são enviados à fábrica e a clientes que a empresa possui em toda a França).

Ter acesso direto à mercadoria proporciona muita agilidade a todas as operações do centro porque os operadores, com o auxílio de empilhadeiras retráteis, podem depositar e retirar as cargas de suas localizações com dinamismo e, consequentemente, armazenar e distribuir os produtos reduzindo o tempo utilizado. Nesse sentido, o diretor-geral da Dometrans afirma que “os operadores se familiarizaram rapidamente com a operação e o funcionamento das estantes”.

O layout do armazém foi pensado para garantir os fluxos de movimento necessários para a empresa. Devido às grandes dimensões do armazém, foi aberta uma passagem inferior que cruza de forma transversal as estantes para facilitar o fluxo de movimentos, ao mesmo tempo que cumpre a função de saída de emergência.

Armazém adaptado às suas necessidades

Em seu novo armazém, o operador logístico pode gerenciar com eficiência as 1.000 referências de diferentes tamanhos com as quais trabalha e, ao mesmo tempo, receber e expedir uma média de 500 paletes por dia sem erros e no menor tempo possível. Tudo isso foi feito considerando as perspectivas de crescimento da empresa.

Benoît Henno – Diretor-geral da Dometrans
A escolha da Mecalux como fornecedora para equipar o armazém da Templemars se deve, fundamentalmente, ao fato de cumprir três premissas: prazos de entrega curtos, montagem rápida e eficiente das estantes e, finalmente, um preço adequado às condições do mercado.

Benefícios para a Dometrans

  • Capacidade de armazenamento: as estantes para paletes aproveitam toda a superfície disponível proporcionando uma capacidade de armazenamento para 4.060 paletes.
  • Alta produtividade: o acesso direto à mercadoria garante uma maior agilidade na gestão da mercadoria e um alto fluxo de entradas e saídas de produtos.
  • Infinidade de produtos: as estantes destacam-se por sua versatilidade para adaptar os níveis às 1.000 referências da Dometrans, com paletes de menores dimensões e de muita altura.
Armazém da Dometrans
Capacidade de armazenamento: 4.060 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 x 1.800 / 2.500 mm
Peso máx. dos paletes: 650 kg
Altura das estantes: 8 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento