O armazém do operador logístico Interworld Freight nos Estados Unidos

O armazém do operador logístico Interworld Freight nos Estados Unidos

Múltiplas soluções no armazém do operador 3PL Interworld Freight em Miami (Estados Unidos)

O armazém do operador logístico Interworld Freight nos Estados Unidos

O operador logístico Interworld Freight renovou seu armazém em Miami (Estados Unidos) com estantes convencionais, push-back e uma plataforma da Interlake Mecalux. A solução implementada aproveita o espaço disponível proporcionando uma maior capacidade de armazenamento, além de garantir um controle perfeito da mercadoria.

Quem é a Interworld Freight

No armazém da Interworld Freight em Miami é possível encontrar uma ampla variedade de produtos: desde explosivos até molho shoyu. É uma empresa de logística e distribuição global que proporciona serviços de transporte aéreo e marítimo a qualquer tipo de empresa.

A Interworld Freight nasceu na Colômbia em 1992 e apenas alguns anos depois seu fundador, John Crespo, transferiu a empresa para os Estados Unidos. No início, ele se encarregava de praticamente todas as operações do armazém de 74 m2 localizado em Miami, desde tarefas de armazenamento até o carregamento dos caminhões.

Mais adiante, mudaram-se para um armazém de 930 m2 empregando oito operadores. Recentemente, inaugurou um armazém de 2.787 m2 onde emprega mais de 50 pessoas. Atualmente, a empresa gerencia ao redor de 7.000 ou 8.000 contêineres marítimos, principalmente no centro e sul dos Estados Unidos.

Preocupante falta de espaço

A empresa não dispunha de espaço suficiente para acomodar o aumento de mercadoria, chegando ao ponto de não ser possível caminhar pelo armazém. Além disso, tiveram que deixar de utilizar quatro das seis empilhadeiras retráteis disponíveis porque era impossível operá-las.

Diante dessa situação, a empresa começou a pensar em mudar-se para um armazém de maiores dimensões, tanto é que esteve a ponto de alugar um centro logístico de 5.574 m2.

No entanto, antes de fazê-lo, um distribuidor de equipamentos de movimentação convenceu-os para que tentassem otimizar o espaço de armazenamento antes de tomar qualquer decisão.

Em função disso, entrou em contato com o fornecedor de sistemas de armazenamento Atlantic Rack com a finalidade de examinar pausadamente sua instalação.

A solução: estantes da Interlake Mecalux

“O armazém era um caos, os operadores colocavam todos os produtos no solo”, comenta um dos responsáveis da Atlantic Rack. O motivo é que as estantes existentes (muito antigas e em mau estado) só podiam armazenar 100 paletes no máximo.

A Atlantic Rack analisou detalhadamente a dimensão do armazém, as operações realizadas e a rotatividade dos produtos ao longo de um dia de trabalho normal. Verificou que os produtos não permanecem armazenados durante muito tempo (no máximo, duas semanas).

Considerando isso, a Interworld Freight optou por instalar estantes para paletes da Interlake Mecalux que têm capacidade para receber 1.346 paletes, assim como estantes push-back que aumentam consideravelmente a capacidade do armazém de 35 a 38%.

A empresa também instalou corredores estreitos de 2 m para um melhor aproveitamento da superfície disponível visando conseguir uma maior capacidade de armazenamento, assim como uma plataforma de dois níveis (a superior para fazer picking e a inferior para armazenar as caixas).

Vantagens das estantes da Interlake Mecalux

Considerando a grande variedade de produtos da Interworld Freight, as estantes para paletes da Interlake Mecalux se converteram na solução mais adequada. A razão é que oferecem acesso direto à mercadoria, aproveitam o espaço disponível, facilitam o controle do estoque e evitam os golpes acidentais às cargas. De fato, desde que renovou seu armazém a empresa deixou de receber reclamações dos clientes sobre produtos em mau estado.

As estantes push-back da Interlake Mecalux também contribuíram para isso, pois é um sistema de armazenamento de alta densidade que otimiza o espaço disponível. A empresa recebe várias referências com cerca de 15 paletes idênticos, por isso esse sistema de armazenagem é o mais indicado.

A transformação do armazém da Interworld Freight foi abismal. A empresa distribui até 15 contêineres em um dia, ou seja, o triplo que antes. Antes os operadores demoravam entre três e quatro horas para preparar um único contêiner, uma vez que tinham que percorrer o armazém inteiro no momento de localizar as referências que formavam cada pedido. No entanto, agora sabem exatamente onde está situada a carga.

Diariamente, o armazém recebe vários caminhões provenientes de diferentes localizações dos Estados Unidos. Os operadores devem contar, medir e pesar os produtos. Em seguida cada artigo é identificado no Sistema de Gestão de Armazéns (SGA) da instalação e são impressas as etiquetas que são colocadas em cada palete.

Os operadores, com o auxílio de empilhadeiras trilaterais, depositam a mercadoria na localização das estantes atribuída pelo SGA. A Interworld Freight notifica os clientes que seus produtos foram armazenados, a seguir, recebe um relatório com indicações sobre como gerenciá-los nos próximos dias (o dia em que devem ser distribuídos, onde, etc.).

Diretor da Interworld Freight
“Estamos muito satisfeitos com as estantes da Interlake Mecalux porque transformaram completamente a distribuição de nosso armazém, além disso, desde sua implementação os erros foram minimizados e já não recebemos reclamações por parte dos clientes”.

Benefícios para a Interworld Freight

  • Maior capacidade de armazenamento: as soluções da Interlake Mecalux aproveitam muito bem o espaço disponível. A mercadoria já não é colocada no solo triplicando a capacidade de armazenamento inicial.
  • Redução dos erros: graças à gestão inteligente do SGA, os erros foram minimizados.
  • Agilidade nas operações: as empilhadeiras trilaterais colocam e retiram os paletes de suas localizações com muita rapidez.

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento