Armazém para revestimentos cerâmicos do Grupo Pamesa em Castellón

Armazém para revestimentos cerâmicos do Grupo Pamesa em Castellón

O armazém do Grupo Pamesa permite armazenar 12.944 paletes de revestimentos cerâmicos

Armazém para revestimentos cerâmicos do Grupo Pamesa em Castellón

Grupo Pamesa, um dos maiores fabricantes de pisos cerâmicos na Espanha, inaugurou um novo armazém em seu Centro Logístico 5 no município de Onda (Castellón), onde gerencia mais de 80.000 paletes, dos quais 12.944 utilizam estantes convencionais da Mecalux. Esse sistema de armazenamento proporciona acesso direto aos produtos, agilizando a preparação de uma média de 400 a 500 linhas de picking por dia nesse centro.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém da Grupo Pamesa
    Capacidade de armazenamento: 12.944 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 1.500 kg
    Altura das estantes: 12 m
    Comprimento das estantes: 159 m
  • Baixar PDF

O novo projeto do Grupo Pamesa

Fundada em 1972, o Grupo Pamesa é uma empresa espanhola que projeta, fabrica e comercializa produtos cerâmicos que satisfazem as necessidades dos clientes, assegurando uma excelente relação qualidade, desenho e preço.

Nos últimos anos, conseguiu um grande crescimento tornando-se uma referência no setor cerâmico. Segundo Juan A. Vives López, responsável pela logística do Grupo Pamesa, “a situação de nosso grupo empresarial é perfeita e nossas perspectivas de crescimento futuro são animadoras”. Atualmente, conta com mais de 1.750 funcionários e, em 2017, seu faturamento anual atingiu a cifra de 584 milhões de euros (26% a mais em relação ao ano anterior).

Para enfrentar essa situação, recentemente, o Grupo Pamesa inaugurou o Centro Logístico 5 de 117.000 m2 em suas instalações de Onda (Castellón) onde atualmente armazena mais de 80.000 paletes. De acordo com Juan A. Vives López “esse novo projeto tem como objetivo gerenciar o aumento das vendas e, consequentemente, da produção do grupo”. Um de seus principais objetivos é “melhorar a qualidade do serviço prestado aos nossos clientes”, acrescenta.

Estantes para revestimentos cerâmicos

A Mecalux equipou o armazém com estantes convencionais de 12 m de altura, oferecendo uma capacidade de armazenamento total para 12.944 paletes com revestimentos cerâmicos. Nesse centro são armazenados aproximadamente 3.500 referências.

São recebidos por dia, em média, 1.200 paletes provenientes das diferentes fábricas do Grupo. “Além das tarefas de armazenamento, a principal operação do Centro Logístico 5 é a preparação de pedidos”, indica Juan A. Vives López.

O acesso direto torna-se imprescindível para preparar um número tão elevado de pedidos (uma média de 400 a 500 linhas de picking por dia). Além disso, também é fundamental uma boa organização da operação e dos trabalhadores nesse centro para conseguir o máximo desempenho e evitar que vários operadores coincidam no mesmo corredor (o que impediria e retardaria seu trabalho).

O picking é feito nos níveis inferiores das estantes. Os operadores percorrem os corredores coletando as referências que compõem cada pedido diretamente dos paletes. Uma vez concluído o pedido, o mesmo é transferido para a área de consolidação, onde se verifica que não haja ocorrido nenhum erro.

El picking se hace en los niveles inferiores de las estanterías. Los operarios recorren los pasillos recogiendo las referencias que conforman cada pedido directamente de los palets. Una vez que han terminado el pedido, lo trasladan hasta la zona de consolidación donde verificar que no se haya producido ningún error.

Uma das vantagens das estantes convencionais é que os produtos de reserva podem ser depositados nos níveis superiores. Dessa forma, sempre se dispõe da mercadoria necessária para fazer picking e evitar assim qualquer interrupção. Em suma, para Juan A. Vives López, “é a solução adequada para gerenciar nossos pedidos e otimizar ao máximo a capacidade de armazenamento”.

Juan A. Vives López – Responsável pela logística do Grupo Pamesa
A Mecalux é nossa fornecedora de soluções de armazenagem confiável. Temos uma longa trajetória de trabalho em conjunto, que remete ao início do nosso crescimento, uma vez que, em 1999, construímos um armazém automático de 32 m de altura até este armazém com estantes convencionais para reforçar o picking.

Benefícios para o Grupo Pamesa

  • Agilidade no picking: a distribuição do armazém foi pensada para facilitar a preparação de pedidos que inclui um total de 400 a 500 linhas diárias.
  • Aumento da capacidade de armazenamento: o Centro Logístico 5 tem capacidade para mais de 80.000 paletes (12.944 em estantes), suficiente para que o Grupo Pamesa possa enfrentar suas perspectivas de crescimento futuro.
  • Alta produtividade: o acesso direto à mercadoria garante uma maior agilidade na gestão da mercadoria e um fluxo massivo de entradas e saídas de produtos.
Armazém da Grupo Pamesa
Capacidade de armazenamento: 12.944 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.500 kg
Altura das estantes: 12 m
Comprimento das estantes: 159 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento