Pinturas Lepanto digitaliza sua logística para gerenciar mais de 2.500 referências

Pinturas Lepanto digitaliza sua logística para gerenciar mais de 2.500 referências

Pinturas Lepanto, fabricante de tintas decorativas, digitalizou seu armazém para impulsionar o picking.

Pinturas Lepanto

O fabricante de tintas decorativas Pinturas Lepanto renovou o seu armazém em Espanha com a instalação do Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux. O programa segue com precisão os produtos desde que saem das linhas de produção até serem entregues aos clientes finais.

Pinturas Lepanto: apaixonados pela pintura

Fundada em 1965, a Pinturas Lepanto é uma empresa familiar que se dedica ao fabrico e comercialização de tintas decorativas para todo o tipo de superfícies com acabamentos acetinados, brilhantes e mate. O negócio assenta em três valores: qualidade, bom serviço ao cliente e confiança. A inovação e a investigação são parte intrínseca de Pinturas Lepanto, assim como seu compromisso em desenvolver soluções eficientes e amigas do ambiente.

  • Ano de fundação: 1965
  • Equipe profissional: 40 pessoas
  • Presença internacional: Andorra, Espanha, França e Romênia
  • Área total: 9.000 m² para escritórios, laboratórios e fabrica e 4.500 m² para armazenamento

DESAFIOS

  • Garantir a rastreabilidade de milhares de latas e tambores de tinta da produção.
  • Organizar uma grande variedade de estoque de acordo com seu volume, peso, referência e nível de demanda.

SOLUÇÕES

  • Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux.
  • Estantes para paletes.
  • Estantes Drive-in.

BENEFÍCIOS

  • Controle de mais de 2.500 referências em tempo real, desde a saída da produção até a distribuição.
  • Máxima eficiência no armazenamento de tintas e agilidade na preparação e expedição de pedidos.

“Estamos em um momento de expansão do nosso negócio e com perspectivas futuras muito favoráveis. Para acelerar o ritmo de crescimento, precisamos otimizar os processos logísticos e ser mais competitivos”, explica José Ignacio Ruiz, responsável do armazém de Pinturas Lepanto em Binéfar (Espanha).

O gerenciamento eficiente da cadeia de abastecimento é uma das prioridades deste fabricante de tintas decorativas. “Dispomos mais de 2.500 referências em estoque, o que exige um controle preciso para evitar erros”, afirma Ruiz. Para acompanhar a rastreabilidade dos produtos em tempo real, Pinturas Lepanto modernizou o seu armazém com Easy WMS da Mecalux, um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) capaz de multiplicar a eficiência e a rentabilidade das operações.

A transformação do armazém de Pinturas Lepanto foi progressiva. Inicialmente, a empresa contatou a Mecalux com o objetivo de dotar seu centro logístico de dois sistemas de armazenamento onde armazenar a mercadoria que sai das linhas de produção: estantes para paletes e estantes drive-in. No entanto, a empresa queria ir mais além.

“Percebemos que, além de ampliar a capacidade de armazenamento, precisávamos melhorar os processos logísticos”, afirma o responsável do armazém. A empresa precisava de uma solução logística que controlasse todas as operações e agilizasse a preparação e distribuição dos pedidos. Easy WMS está envolvido em todas as atividades do armazém, desde o processo de recebimento da mercadoria até ao armazenamento e expedição dos pedidos para clientes em Espanha, Andorra, França e Romênia.

“Nossa logística melhorou completamente. Passamos do gerenciamento manual dos processos ao controle integral da mercadoria com o software da Mecalux”, afirma Ruiz. Antes, Pinturas Lepanto organizava sua cadeia de suprimentos com um programa de gerenciamento interno, embora não fosse pensado para gerenciar os processos logísticos. A empresa era consciente que precisava de um sistema mais avançado, focado no gerenciamento do armazém.

O Easy WMS impulsionou a logística da Pinturas Lepanto. O software foi integrado com o ERP da empresa, transferindo dados e informações essencial para gerenciar o armazém de forma mais eficiente e rentabilizar os processos. Para citar um exemplo, ao conectar os dois sistemas, o Easy WMS sabe com antecedência os produtos que vão chegar ao armazém e garante que possui os artigos necessários para atender todos os pedidos.

Os operadores se comunicam com o software da Mecalux através de terminais de radiofrequência, onde recebem instruções para processar os pedidos com rapidez e sem erros. “A interface do Easy WMS é muito intuitiva, os operadores aprenderam a trabalhar com esse sistema com muita facilidade”, comemora Ruiz.

Operações otimizadas

O Easy WMS otimizou todo o armazém, desde a forma como os produtos são organizados e distribuídos nos sistemas de armazenamento até o desenvolvimento das diferentes operações. O software ajuda a Pinturas Lepanto a oferecer um serviço de alto nível aos clientes, com entregas pontuais e sem falhas.

Recebimentos e armazenamento

Junto às linhas de produção, Mecalux instalou um bloco de estantes para paletes convencionais que atua como um buffer. Lá os produtos são armazenados temporariamente esperando para serem transferidos para a área de armazenamento.

Os operadores apenas precisam identificar cada palete através da leitura do código de barras com o terminal de radiofrequência e o Easy WMS registra-os em sua base de dados e atribui uma localização. O sistema utiliza algoritmos avançados para decidir onde colocar cada artigo considerando questões como o tipo de referência em questão, as dimensões da mercadoria ou o nível de procura.

Considerar as características da mercadoria ao atribuir uma localização é essencial para garantir operações fluidas. Por exemplo, paletes com produtos volumosos e pesados só podem ser colocados nas posições mais baixas para evitar qualquer risco de queda acidental. Da mesma forma, algumas das tintas que contêm componentes inflamáveis ou corrosivos são depositadas em área restrita, longe dos demais produtos.

A organização da mercadoria tem impacto direto nas demais operações logísticas. “Graças a uma distribuição correta dos produtos, reduzimos as distâncias que os operadores devem percorrer nas instalações, seja armazenando os artigos ou preparando os pedidos”, diz Ruiz.

Tintometria

Uma das principais operações de Pinturas Lepanto é a matização: consiste em replicar a cor específica solicitada por um cliente através de uma gama ilimitada de tonalidades. Em um bloco de estantes que funciona como buffer, a empresa deposita as tintas brancas que retornam às linhas de produção para serem transformadas na cor desejada.

Para realizar a tingimento, o ERP comunica ao Easy WMS as tintas brancas de que necessita e, depois, o software do armazém envia as instruções aos operadores para que estes localizem os artigos e os entreguem à produção. O sistema garante que eles percorram as distâncias mínimas para garantir a pontualidade na entrega da mercadoria e evitar atrasos nos processos produtivos.

Preparação e expedição de pedidos

Todos os dias, no armazém de Pinturas Lepanto, são preparados e distribuídos cerca de cem pedidos compostos entre 10 e 15 linhas cada. “Com um número de pedidos cada vez maior, queríamos minimizar qualquer hipótese de falhas”, diz o responsável do armazém.

O Easy WMS indica aos operadores a localização para onde devem se dirigir e os artigos que devem retirar das estantes. Ao preparar os pedidos, o software considera o peso e o volume da mercadoria. Os operadores pegam primeiro os barris de tinta mais pesados para que as latas pequenas possam ser colocadas em cima.

Os pedidos são preparados individualmente, um após o outro. O mesmo operador percorre o armazém recolhendo os produtos que constituem um único pedido. Em seguida, desloca a mercadoria para a área de consolidação e pré-carga.

No armazém de Pinturas Lepanto também se fazem fusões, ou seja, agrupam-se os pedidos feitos pelo mesmo cliente, por exemplo: se pedem algumas pinturas de manhã e outras à tarde. Antes de carregar o caminhão de entrega, os operadores verificam se cada pedido contém a mercadoria solicitada. “Graças ao controle e instruções do Easy WMS, nunca enviamos pedidos incompletos ou com erros”, destaca o responsável do armazém.

Alguns clientes solicitam pedidos grandes com bastante antecedência. Nestes casos, o Easy WMS ordena que a mercadoria seja agrupada em uma área específica do armazém, ao sair da produção, aguardando para ser distribuída quando todas as referências estiverem disponíveis.

Logística preparada para crescer

Pinturas Lepanto é uma empresa que, ao longo de seus mais de 50 anos de atuação, vem aprimorando os processos produtivos e logísticos para expandir o mercado. A digitalização da cadeia de suprimentos com o Easy WMS faz parte dos planos da empresa para melhor atender às demandas de seus clientes.

“Para nós, a chave era melhorar as operações do armazém, especialmente a preparação de pedidos. Com o Easy WMS da Mecalux, todos os artigos são devidamente organizados para uma operação muito mais rápida”, afirma Ruiz.

O software da Mecalux é escalável, por isso pode se adaptar às mudanças de Pinturas Lepanto, como o aumento do número de pedidos. O sistema acompanhará a empresa em seus planos para alcançar uma logística avançada e capaz de resolver as necessidades mais exigentes de qualquer cliente.

O Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS nos fornece um controle muito preciso de todos as referências. Com este sistema, podemos saber a localização exata de qualquer artigo em tempo real. Também otimizamos a preparação dos pedidos, agilizamos a distribuição da mercadoria e eliminamos qualquer possibilidade de erro.

José Ignacio RuizResponsável do armazém Pinturas Lepanto

Fale com um especialista